O Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) é um centro voltado à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com sólida atuação em sistemas computacionais com foco em soluções inteligentes.
Fale conoscoSomos um Centro de Pesquisa ligado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Com vasta experiência em projetos de PD&I com a indústria e academia, oferecemos soluções em áreas como Inteligência Artificial, IoT, Sistemas e Integrações e Automação e Controle. Acreditamos na colaboração e na excelência, superando as expectativas de nossos parceiros e clientes.
Nossa Missão: Pesquisar e desenvolver soluções inovadoras e de impacto que contribuam para o desenvolvimento das pessoas e das instituições.
Nossa Visão: Ser um centro de excelência na geração e aplicação do conhecimento da academia nos mais diversos setores da sociedade.
Nossos Valores: Ética e transparência, Colaboração e cordialidade, Excelência e ousadia, Geração de impacto socioeconômico e Agilidade e foco em resultado.
Atuamos em cinco áreas estratégicas para o avanço da pesquisa e inovação do país
Alguns dos cases desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY)
Sistemas e integrações para a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e Tribunal Regional Federal da 5 Região (TRF-5) com impactos de mais de 1 milhão de reais e mais de 10.000 horas poupadas dos servidores.
Aplicativo que pode ser baixado no Portal GOV.BR foi pioneiro em todo o Brasil com milhares de aglomerações cadastradas e utilização pelas autoridades policiais no combate ao COVID-19.
Plataforma para mineração de processos cadastrados no sistema SEI!. Identificação de gargalos de tempo e anomalias, análises estatísticas e informações em tempo real.
Criação de um Data Warehouse integrando bases de dados de sistemas como e-Compras, Dynamics, SMART, Orquestra etc, com mais de 200 tabelas, mais de 300 usuários e dezenas de painéis BI.
Sistema baseado em Natural Language Processing (NLP) para monitorar e avaliar o impacto de novos acórdãos, leis e regulamentos nos processos do SESI / SENAI. Redução de dezenas de horas mensais dos colaboradores.
Utilização de Blockchain para emissão e validação de certificados, transferência ágil e segura de registros acadêmicos entre unidades de ensino do SESI / SENAI e auditoria necessária por parte dos órgãos de controle.
Utilização de óculos de realidade aumentada bem como de técnicas de visão computacional e processamento de imagens para realização do controle de equipamentos através de gestos com as mãos.
Parceiros que ajudamos a transformar seus negócios
Conheça a participação dos pesquisadores do EASY na academia
No Centro de pesquisa EASY, temos diversas colaborações com dezenas de pesquisadores de mais de 10 países do mundo, com publicações e projetos de pesquisa com fomento de agências internacionais como o British Council e o H2020.
Várias pesquisas realizadas pelo Centro possuem colaborações com diversas universidades de todas as regiões do país, com fomento de agências nacionais como o CNPq e a CAPES, além de fundações de apoio à pesquisa e empresas.
Pesquisadores do EASY possuem dezenas de prêmios nacionais e internacionais. Também, participam de comitês do CNPq e CAPES, além de coordenações de eventos e comissões no âmbito da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Mais de 350 artigos publicados em conferências e periódicos nacionais e internacionais de alta qualidade. Nossas pesquisas têm impactos científicos e práticos nas áreas de Engenharia de Software, Inteligência Artificial e Automação e Controle.
Listamos alguns prêmios, publicações e citações do EASY
Pesquisador do EASY, Professor Márcio Ribeiro, foi o primeiro brasileiro a obter o prêmio internacional ACM John Vlissides Award por por excelência em pesquisa de software aplicada.
Os prêmios são frutos da Residência em Inteligência Artificial da UFAL em parceria com a Justiça Federal em Alagoas (JFAL). A Residência é realizada pelo EASY.
Pesquisador do EASY, Professor Baldoino Fonseca, recebeu o Prêmio de Distinguished Paper na maior e melhor conferência de Engenharia de Software do mundo: ICSE.
Aplicativo Aglomerações: desenvolvido no EASY, foi utilizado em todo o país para identificação de aglomerações de pessoas, ajudando a combater o avanço da COVID-19.
Professor Márcio Ribeiro tornou-se o novo coordenador da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para o ciclo 2021-2022.
Os produtos da residência universitária em Tecnologia da Informação voltados para a automação das atividades do Judiciário, resultaram num impacto econômico-financeiro de mais de R$ 1 milhão e mais de dez mil horas poupadas.
Através da instituição internacional Newton Fund, o Estado de Alagoas garantiu mais de R$ 400 mil para uma pesquisa sobre o Zika Vírus através de uma cooperação com o governo britânico.
Alunos e professores da UFAL desenvolveram protótipos como a tomada verde e um poste que funciona como energia renovavél do sol e do vento.
Em entrevista ao AL TV, o professor e pesquisador do EASY Márcio Ribeiro fala como a tecnologia pode auxiliar no controle e combate ao coronavírus.
Professor do EASY é entrevistado no maior Podcast de Engenharia de Software do Brasil, o Fronteiras da Engenharia de Software. O tema discutido foi Sistemas Altamente Configuráveis.
Artigo de pesquisadores do EASY foi premiado como "Escolha do Editor" da revista internacional Sensors da Editora MDPI. O artigo foi selecionado pelos Editores-Chefes como de grande interesse para os leitores.
Será um prazer trabalharmos juntos levando inovação para sua empresa, instituição ou organização
Fale conosco