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Sobre o CBIE:
O CBIE é um evento em nível internacional, sendo esta sua 4° Edição, congregando os primeiros eventos de Informática na Educação do Brasil (XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o XXI Workshop de Informática na Escola). Tendo sua última edição realizada em Dourados – MS, o CBIE é voltado essencialmente a discutir a pesquisa e os desafios sobre a Informática na Educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino com vistas à melhoria da qualidade educacional.
Sobre o LACLO:
O LACLO é um evento em nível internacional, sendo esta sua 10° Edição, congregando toda a comunidade LatinoAmericana interessada em Tecnologias na Educação. Tendo sua última edição realizada em Manizales – Colômbia, é um evento voltado a pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias educacionais, como MOOCs (Massive Open Online Courses), Objetos de Aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos, uso de tecnologias em estratégias didáticas, entre outras.
Tema do Evento:
Ciência, Inovação e Empreendedorismo: Integração Latino-Americana pela Educação
Datas Importantes:
É importante observar as etapas de avaliação dos artigos submetidos ao SBIE, WIE e LACLO, onde se tem as seguintes fases:
Formato de Submissões e Processo de Avaliação (SBIE, WIE e LACLO):
As submissões podem ser através de artigos completos ou artigos resumidos, que devem ser submetidos no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2305). Como o processo de revisão será anônimo, os autores devem omitir quaisquer informações que possam identifica-los no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão excluídos do processo de revisão. Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC (pdf / doc).
Alguns aspectos adicionais devem ser observados:
O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é o principal evento da área no Brasil. O SBIE é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias com empresários, profissionais, professores, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro, tendo sido realizada anualmente a partir de então.
Coordenador Local: Diego Dermeval (UFAL) diegodermeval@gmail.com
Coordenador de Programa: Sérgio Crespo (UFF) crespo.sergio@gmail.com
Comitê de Programa
Trilha 1: Aspectos Tecnológicos e Metodológicos em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem (plataformas, arquiteturas, dispositivos móveis, etc.).
Chair: Fabiano Dorça (UFU)
fabianodor@ufu.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 2: Jogos, simulação, gamificação, meta-cognição e neurociência em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem.
Chair: Crediné Silva de Menezes (UFRGS)
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 3: Interação humano-computador, Inclusão e Acessibilidade em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem
Chair: Henrique Nou Schneider (UFS)
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 4: Inteligência em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem (Inteligência Artificial, Sistemas Tutores Inteligentes, Web Semântica, Mineração de Dados)
Chair: Patricia Tedesco (UFPE)
pcart@cin.ufpe.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 5: CSCW como apoio ao Ensino/Aprendizagem
Chair: Lucia Giraffa (PUCRS)
giraffa@pucrs.br
Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação, tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais e internacionais de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de tecnologia no espaço escolar. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e até o ano 2010 era um evento satélite do CSBC. A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o SBIE.
Coordenador Local: Eraldo Ferraz (UFAL) ferraz_pe@hotmail.com
Coordenador de Programa: Crediné Silva de Menezes (UFRGS) credine@gmail.com
Comitê de Programa
Trilha 1: Relatos de Experiência de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação
Chair: Prof. Dr. Marcus Vinicius Basso de Azevedo (IM - UFRGS)Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 2: Formação de Recursos Humanos para o Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação
Chair: Prof. Dra. Roseli Zen Cerny (NUTE - UFSC)Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
Trilha 3: Impactos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Sociedade
Chair: Prof. Dr. Alberto Nogueira de Castro Junior (IComp - UFAM)Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:
O CTD-IE do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015) (Concurso de TCC, Dissertações e Teses) seleciona e premia tradicionalmente as três melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da área de Informática na Educação, concluídas (i.e., defendidas e aprovadas) no período de 16 de Julho de 2014 a 31 de Junho de 2015. Casos excepcionais, em que o candidato tenha defendido o trabalho antes de Julho de 2014, poderão ser aceitos mediante justificativas enviadas no ato da submissão a serem analisadas pelo Comitê de Programa.
Chair: Edson Pimentel (UFABC)
edson.p.pimentel@gmail.com
A avaliação será conduzida em três fases:
Ao final, a comissão organizadora do CTD-IE, coordenará internamente a consolidação das três fases e eventual discussão envolvendo os integrantes do Comitê de Programa para determinação dos trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será feito na sessão de premiação do evento, no dia 28 de Outubro (Quarta-feira).
Certificados da Premiação
Os trabalhos premiados entre os finalistas receberão certificados de “Prêmio” no qual constará explicitamente a posição atingida e a categoria. Aos demais trabalhos finalistas, caberão certificados de “Menção Honrosa” nos quais constarão apenas a categoria.
Formato de Submissão dos trabalhos para o CTD-IE
Cada trabalho submetido deverá conter os seguintes arquivos (em formato PDF):
Alguns aspectos adicionais devem ser observados em relação a submissão e eventual publicação:
Os workshops têm como meta prover a seus participantes um fórum de discussões e oportunidades para centrar esforços de reflexão sobre um tópico específico. Além disto, para estimular as discussões e alinhar os workshops com o tema do congresso, cada workshop deve produzir, como resultado de suas discussões uma ou mais recomendações sobre como os pesquisadores da área podem contribuir para Educação Inovadora e também apontar questões de pesquisa em aberto. Estes resultados serão apresentados e discutidos em plenária com todos os participantes dos workshops. Com isto, buscamos estimular a troca de ideias e experiências entre pesquisadores e interessados em promover uma Educação Inovadora.
Chair: Rafael Amorim (UFAL)
rafael.amorim82@gmail.com
As propostas de Workshops não devem exceder 4 (quatro) páginas e deverão ser submetidas em Português. Cada submissão deve indicar claramente:
As submissões devem ser feitas via JEMS. As propostas devem ser submetidas em arquivo word ou pdf, atendendo às datas divulgadas. Os coordenadores dos Workshops aceitos fornecerão página web do evento no prazo de até duas semanas após a aceitação.
Submeta seu trabalho para algum workshop. Veja as regras e datas importantes de cada evento em seus respectivos sites.
Lista de workshops aprovados:
Orientações
A Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE) tem como objetivo oferecer aos participantes do CBIE um conjunto de minicursos e material impresso para atualização científica e tecnológica na área. Com duração de 2 a 6 horas, os minicursos da JAIE são uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais em Informática na Educação se atualizarem em temas diversos com líderes da academia e da indústria na área de tecnologia educacional.
O material produzido para a JAIE será compilado no formato de um livro reunindo os textos de apoio preparados pelos autores de cada minicurso. Deste modo, pretende-se elaborar um material atualizado e de forte relevância na área de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia de forma didática e introdutória, e que ao mesmo tempo tenham o potencial de despertar o interesse de acadêmicos e empreendedores. Como resultado, cursos de graduação e pós-graduação em Informática na Educação terão um livro texto de referência para auxiliar alunos e professores a cobrir os tópicos mais relevantes da área, facilitando a disseminação do conhecimento e a consolidação das pesquisas em Computação aplicada à Educação.
Docentes, pesquisadores e profissionais interessados em submeter suas propostas devem fazê-lo conforme as instruções abaixo. Para atender aos objetivos da JAIE, as propostas com melhor classificação serão selecionadas para apresentação no formato de minicursos no evento. Propostas adicionais que também tenham sido bem avaliadas poderão ser selecionadas para publicação no livro texto da JAIE.
Critérios de Avaliação
Seguindo diretrizes da JAI – Jornada de Atualização em Informática da SBC, a seleção inicial das propostas da JAIE será realizada com base em um processo classificatório, decorrente da avaliação e discussão das propostas pelo comitê organizador. Os critérios de seleção incluirão:
Deve-se frisar que o objetivo da JAIE é introduzir áreas da computação e apresentar, discutir, vislumbrar, apontar suas aplicações em problemas educacionais como: o acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento; a seleção, adoção e uso de tecnologias na educação, e seus impactos; o design de novas tecnologias educacionais; a visão socialmente responsável da introdução e uso de tecnologias educacionais; a exploraçao de novas tecnologias e novas formas de interação no contexto educacional (e.g., dispositivos móveis, interfaces tangíveis; personalização e adaptação; tecnologias “inteligentes”); qualidade da tecnologia e da educação; ética, cultura e valores humanos em tecnologias educacionais; desafios específicos em tecnologias educacionais (e.g., personalização da aprendizagem, autoria de sistemas educacionais, evolução de sistemas educacionais, gestão de grandes volumes de dados educacionais); entre outros. Assim, tanto o texto quanto o curso não devem refletir a visão específica de um único grupo de pesquisa na área proposta.
Os textos devem apresentar uma visão geral e formativa da área escolhida e indicar com exemplos práticos como uma área da computação é aplicada para resolver um problema educacional. Além disso, é interessante também indicar como estas aplicações oferecem novos rumos para inovação na área da computação.
Os critérios de revisão dos textos incluirão:
A Comissão se reserva o direito de rejeitar automaticamente trabalhos que apresentem problemas relacionados a algum desses critérios sem a necessidade de passar por revisores externos.
Os textos finais serão aceitos somente se produzidos utilizando o editor Word da Microsoft (ou compatível). Os autores dos trabalhos aceitos devem se comprometer a incluir todo o material necessário para que a Editora possa gerar o livro corretamente.
Os autores deverão atender às críticas e sugestões do comitê e dos revisores para entregar os textos finais no prazo. Revisões adicionais poderão ser conduzidas, inclusive da própria Editora; neste caso, os autores deverão atender às críticas e às sugestões.
O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento aos pareceres dos revisores acarretará a exclusão da proposta.
Restrições
Datas Importantes
Após a submissão da versão revisada dos textos completos e a apresentação dos minicursos no CBIE, os autores trabalharão juntamente com os organizadores da JAIE para revisar os textos e preparar materiais didáticos (slides, exercícios, material complementar e etc.) para produção e edição do livro.
Formato para submissão do resumo da proposta
As propostas deverão seguir a estrutura abaixo; caso contrário correm o risco de rejeição sumária. O texto das propostas deverá ser submetido na forma de um único arquivo em formato PDF via JEMS. Os autores devem utilizar o modelo sugerido pela SBC para a submissão da proposta inicial, e podem consultar as diretrizes para elaboração de artigos para o Desafie! como um apoio adicional.
1) Primeira Página - dados de identificação (uma página)
2) Dados gerais (uma página)
3) Estrutura detalhada do texto (até 8 páginas)
4) Bibliografia
5) Material existente (opcional)
Formato de submissão do texto completo (versão final)
Os autores dos minicursos aceitos deverão utilizar o template de capítulos de livro da SBC para entregar o texto completo do minicurso. O arquivo do template está disponível em pdf e doc.
O texto deve seguir a estrutura aprovada na fase anterior, levando em consideração os comentários dos revisores. Na versão completa o texto deve conter entre 20 e 40 páginas.
Tópicos de Interesse
Os trabalhos devem mostrar a contribuição de uma área específica da computação na resolução de problemas educacionais. Os principais temas que nortearão o evento podem ser sintetizados da seguinte forma, não se restringido a eles:
Para anunciar os minicursos aceitos no site oficial do evento, o(s) autor(es) deve(m) informar:
Instruções para os autores das propostas selecionadas
Lista de minicursos aprovados, faça já sua inscrição!
1.1 O Concurso Apps.edu – CBIE/LACLO 2015 tem como propósito estimular a inovação mediante o desenvolvimento de objetos de aprendizagem e softwares para a educação bem como seu uso em práticas de ensino e aprendizagem. O concurso também visa estimular o empreendedorismo e a geração de oportunidades de negócio a partir das produtos e protótipos desenvolvidos, mediante o compartilhamento destas iniciativas junto a especialistas da academia, setor produtivo e governamental.
1.2 O concurso tem como objetivo diagnosticar problemas reais que afetam a educação na América Latina e propor ideias e soluções tecnológicas para o desenvolvimento educacional e o empreendedorismo digital. Para tal, pesquisadores, professores, representantes governamentais, empreendedores e instituições não governamentais atuarão num ecossistema de integração que alie a ciência, inovação e empreendedorismo em prol de uma educação de qualidade. Como objetivos específicos, têm-se:
1.3 O concurso destina-se para o seguinte público-alvo:
1.4 A promoção do concurso é realizada pelo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE e pela Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO), que está sendo organizado localmente pela Universidade Federal de Alagoas e Instituto Federal de Alagoas.
Em ambas as categorias (protótipo e produto) são esperados e poderão ser aceitos diferentes tipos de softwares educacionais. Exemplos de softwares educacionais que podem ser submetidos são: objetos de aprendizagem de diversos tipos, formatos e granularidades (vídeos, animações, simulações), além de plataformas educacionais, novas soluções para armazenamento e utilização de materiais didáticos, aplicativos móveis, sistemas tutores inteligentes, entre outros.
Mais detalhes sobre as submissões em cada uma das categorias no item 6
Os produtos e protótipos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
Os critérios obrigatórios precisam ser atendidos por todos os produtos e protótipos submetidos. Os demais critérios opcionais resultarão em pontuações extra para os produtos e protótipos submetidos. Recomenda-se aos participantes que o material a ser submetido busque atender ao maior número de critérios listados nesta seção, quando possível.
As submissões de Protótipos e Produtos para o Apps.edu devem ser realizadas, exclusivamente, pelo sistema JEMS. As submissões devem ser feitas até a data limite para propostas do Apps.edu (verifique as datas disponibilizadas no cronograma).
6.1 Submissões para a Categoria Protótipo
A submissão será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos: (a) artigo (obrigatório); (b) vídeo (obrigatório); e (c) Acesso ao protótipo (obrigatório).
6.2 Submissões para a Categoria Produto
A submissão será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos: (a) artigo (obrigatório); (b) vídeo (obrigatório); e (c) Acesso ao protótipo (obrigatório).
As apresentações e avaliações do concurso Apps.edu ocorrerão em duas etapas distintas. Na primeira etapa todos os participantes apresentarão seus produtos e protótipos para o público do evento e para os diferentes avaliadores em uma mostra em formato de feira de software. Após esta etapa serão selecionados os que serão apresentados para uma banca de jurados na etapa final do concurso, e onde serão eleitos os premiados. A seguir são apresentados mais detalhes sobre cada etapa.
7.1 Primeira Etapa - Mostra geral de produtos e protótipos
Os produtos e protótipos aceitos para participação no concurso deverão ser apresentados pelas respectivas equipes de autores em um espaço de visitação que será disponibilizado durante o primeiro dia do evento (26 de Outubro de 2015).
Neste ambiente, as equipes receberão visitas de participantes do CBIE/LACLO bem como dos avaliadores do concurso Apps.Edu.
7.2 Etapa final - Apresentação dos Finalistas para Banca de Jurados
Os autores dos produtos e protótipos selecionados para a etapa final deverão apresentar os mesmos para uma banca de jurados num auditório durante o evento. Para estas apresentações será permitido a presença do público presente no CBIE/LACLO.
Coordenadores:
Dr. Cristian Cechinel - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
contato@cristiancechinel.pro.br
Currículo Lattes
Dra. Juliana Cristina Braga – Universidade Federal do ABC (UFABC)
juliana.braga@ufabc.edu.br
Currículo Lattes
Esp. Thiago José Tavares Ávila - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
thiago.avila@ic.ufal.br
Currículo Lattes
O LACLO é um evento em nível internacional que estará em sua 10° Edição,
congregando toda a comunidade Latino-Americana interessada em Tecnologias
na Educação. Tendo sua última edição realizada em Manizales – Colômbia,
é um evento voltado a pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias
educacionais, como MOOCs (Massive Open Online Courses), Recursos Educacionais
Abertos, sala invertida, entre outras.
Coordenador Local: Ig Ibert Bittencourt (UFAL)ig.ibert@ic.ufal.br
Coordenador de Programa: Ismar Frango (Universidade Mackenzie) ismarfrango@gmail.com
Comitê de Programa
O Painel de Políticas e Diretrizes em Informática na Educação (PPDIE) visa combinar ensino e pesquisa com políticas e diretrizes para a Informática na Educação. Espera-se com PDIE constituir um espaço discussão e reflexão sobre políticas públicas pela melhoria da educação, incluindo aspectos como a definição, o acompanhamento, a implantação e a validação das políticas implantadas. O Tema do Painel deste ano será o tema do evento “Ciência, Inovação e Empreendedorismo: Integração Latino-Americana pela Educação”, onde esperamos reunir a especialista da América-Latina para discutir iniciativas e os próximos passos para a melhoria da qualidade da educação no âmbito continental e ao mesmo tempo iniciativas que aproximem os pilares ciência, inovação e empreendedorismo.