Oficina discute a importância dos Dados Abertos na Internet

Evento incentivou a divulgação de dados governamentais em formato aberto

15/12/2010 12h47 - Atualizado em 14/04/2022 às 11h41

Laís Pita e Renée Le Campion

A oficina “Inovação, Dados Abertos e co-participação em desafios de interesse público”, realizada na tarde desta terça-feira (14), no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentou à comunidade acadêmica a importância da política de Dados Abertos no contexto de inovação na web.

A iniciativa, que está inserida no programa de inclusão digital Alagoas no Mapa, é da Secretaria de Estado de Planejamento e do Orçamento (Seplan) e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec). O evento foi voltado para acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Ciências Sociais, Geografia, Ciência da Informação e outros.

Na oficina, o consultor do Laboratório de Cultura Digital de São Paulo, Pedro Belasco, apresentou aos participantes o portal Dados Abertos, que vai disponibilizar dados públicos na Internet em formato bruto e aberto. O processamento desses dados será realizado automaticamente por um computador, de modo a permitir sua reutilização em outras aplicações feitas pela sociedade.

“Estamos, inicialmente, fazendo um trabalho de conscientização, atentando para a relevância de disponibilizar dados de interesse público como forma de fortalecer o processo democrático. Depois, criaremos um site que funcionará como um banco de dados em formato aberto”, afirmou o consultor.

O coordenador de Monitoramento de Projetos da Seplan, Thiago Ávila, destacou a importância de realizar uma atividade deste tipo com professores e alunos da Universidade. “É exatamente na academia que são desenvolvidos os principais projetos de inovação. Com a participação da Ufal, temos a expectativa de gerar excelentes resultados para a sociedade como um todo”, declarou.

Na semana passada, a Seplan e o Itec promoveram a mesma oficina para técnicos de órgãos do Estado, com foco na inclusão digital, no governo eletrônico e na gestão da informação e do conhecimento.

Neste sábado – Consultores do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital vão promover, junto à Seplan e Itec, uma atividade prática no próximo sábado (18), onde jornalistas, ativistas da web, desenvolvedores e técnicos se reunirão para implementar pequenos projetos baseados em Dados Abertos. O encontro será realizado na Rua Engenheiro Mario de Gusmão, nº 1135, no bairro da Ponta Verde. Mais informações através do telefone: (82) 9315-4632.