Compilação do OpenGL e da GLUT no Visual C++ 2008
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Inicie o VC++ pelo Menu Iniciar;
- Selecione File -> New para criar um projeto, escolha o template
Win32 Console Application (nota: não usar Win32 Project),
e dê um nome ao projeto. Na próxima janela pop-up, clique em Application Settings. Na próxima janela, escolha Empty project (deixando escolhidos os ítens Console application e Empty project),
e clique em Finish. Uma nova pasta com o nome do projeto é criada.
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Mova todos os códigos fontes (.c ou .cpp) , arquivos de cabeçalho e arquivos de dados, se houver, para a pasta do projeto. Na sub-janela da esquerda do VC++, clique com o botão direito em Source Files e selecione Add -> Existing Item para incluir estes arquivos, um por um, no projeto. Se desejar criar um novo arquivo (.c ou .cpp), selecione Add -> New Item
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Para incorporar as bibliotecas OpenGL e GLUT no projeto:
a.
Clique em Project -> [nome do projeto] Properties.
b.
Na janela da esquerda, clique em Configuration Properties para expandí-la.
No canto superior esquerdo, drop-down Configuration drop-down, selecione
All Configurations.
c.
Abaixo de Configuration Properties, selecione Linker -> Input.
d.
Na janela da direita, clique Additional Dependencies para ativar este campo. Digite
"glut32.lib opengl32.lib glu32.lib". Estes três arquivos podem ser baixados aqui.
e. Abaixo de Configuration Properties, selecione Linker -> General.
f. Na janela da direita, clique Additional Library Directories para ativar este campo. Digite a pasta onde estão localizados os arquivos de biblioteca (.lib), em especial os arquivos do opengl adicionados no passo d.
g. Abaixo de Configuration Properties, selecione C/C++ -> General.
h. Na janela da direita, clique Additional Include Directories para ativar este campo. Digite a pasta onde estão localizados os arquivos de cabeçalho (.h), em especial o arquivo glut.h. Clique OK.
i. Copie o arquivo .dll para a pasta "c:\windows\system32".
- Para compilar, clique em Build -> Build [nome do projeto]
(ou Rebuild [nome do projeto]).
Para executar, clique em Debug -> Start Without Debugging (ou Ctrl+F5).
Nota:
Todos os arquivos de código fonte que usam funções do OpenGL devem iniciar com
#include <windows.h> seguido de #include
<GL/glut.h> na segunda linha, nesta ordem. Se você usar a "stdlib.h",
inclua-a antes de #include
<GL/glut.h>, mas depois de #include
<windows.h>.