Sobre o CSBC

CSBC 2013: "Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação"

O termo "Cidade Inteligente" é usualmente associado ao papel da tecnologia da informação e  a comunicação que juntas podem solucionar problemas oriundos do progresso das cidades. Trânsito, vigilância, cuidado com o meio ambiente, inclusão digital, relações socio-econômicas, saúde e educação, por exemplo, são problemas emergentes nas cidades que necessitam de soluções quanto a infraestrutura de comunicação, a eficiência energética, a formação de capital humano e o monitoramento ambiental. Tais problemas necessitam de soluções inter e multidisciplinares, englobando não apenas os diversos campos da computação, mas outras disciplinas, tais como matemática, estatística, administração, educação, saúde e meio ambiente que, atuando de forma integrada, permitam que as cidades sejam interpretadas como sistemas capazes de prever e contornar suas diversidades e deficiências de forma sistemática.

O tema do CSBC 2013, "Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação", proverá reflexões sobre assuntos em sintonia com o momento atual do Brasil,  que hoje está no calendário dos grandes eventos esportivos, a exemplo da copa do mundo e olimpíadas. Grandes conglomerados urbanos juntamente com as novas demandas geradas por eventos desse porte têm a necessidade de preservação ambiental,  melhoria de transportes em massa, comunicação,  inclusão digital e educação para todos. As questões acima citadas, abrangem os cinco Grandes Desafios propostos pela SBC: o primeiro deles, "gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia  distribuídos", possibilita o acesso a informação de forma eficiente, rápida e segura a todos os indivíduos.  O segundo desafio, "a modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza", permite prover soluções para tornar os sistemas computacionais mais interativos e disponíveis para todas as classes sociais. Quando se trata dos "impactos para a área da Computação da transição do silício para as novas tecnologias", a busca por soluções visando a evolução do hardware torna-se necessária e motivadora no desenvolvimento das cidades inteligentes. As competências multidisciplinares e a diversidade sócio-econômica e cultural existentes nas cidades, justifica a relevância dos  Desafios 4, "acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento", e o Desafio 5, "desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos", no contexto do tema do evento.

O CSBC 2013 pretende discutir os rumos da pesquisa em computação quando se trata de aspectos relacionados as cidades  inteligentes, tais como comunicação, trânsito, educação, inclusão digital, segurança, saúde, energia e meio ambiente. O objetivo é estudar alternativas que venham prover recursos tecnológicos e pesquisas nas diversas áreas da computação de forma a contribuir com o crescimento organizado e o desenvolvimento sustentável das cidades.

Durante a realização do CSBC 2013, pesquisadores, cientistas, professores, profissionais, estudantes, estarão reunidos e participarão de debates, palestras, painéis e workshops, nas diversas áreas da computação, tratando o tema "Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação", em todas as suas dimensões.

Com esse tema, serão priorizados trabalhos que abordem:

• Redes sociais
  • Computação em nuvem
  • Computação ubíqua e pervasiva
  • Tecnologias verdes (green technologies)
  • Privacidade e segurança da informação
  • Aplicações inovativas no contexto de cidades inteligentes
  • Comunicação sem fio e rede de sensores inteligentes
  • Sensoriamento participativo
  • Mobilidade
  • Internet das coisas (IoT)
  • Grandes massas de dados (big data)