TATU (Tecnologia Assistiva no Turismo)

O TATU é um projeto de extensão e pesquisa com sede no Laboratório TOCA (TecnOlogias em Computação Acessível) que possui caráter interdisciplinar e envolve a colaboração de pesquisadores da Faculdade de Letras e do IGDEMA. O projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo gratuito acessível às pessoas com deficiência visual ou auditiva durante a visitação de atrações turísticas alagoanas.

Para atingir esse propósito, é realizado um mapeamento das obras/pontos presentes nos espaços, utilizando as tecnologias Bluetooth, em locais fechados, com uso de beacons e GPS para locais abertos. A partir da localização dos pontos de interesse, o aplicativo fornece as correspondentes mídias com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e vídeos em LIBRAS para usuários com deficiência auditiva.

Informações gerais:

Em seu primeiro ciclo, o projeto foi direcionado aos principais monumentos da orla das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, assim como aos museus de nossa universidade (MHN e MTB). Atualmente, o aplicativo está sendo levado a outros sete museus de Maceió com o apoio da Eletrobras Chesf.

As soluções desenvolvidas no projeto TATU abordam temáticas como programação móvel, usabilidade e acessibilidade, localização indoor, língua de sinais, educação museal, entre outras. A equipe do projeto abrange professores, técnicos e alunos bolsistas e voluntários. Além das chamadas regulares para seleção de novos integrantes, os interessados podem entrar em contato diretamente com o coordenador do projeto, Prof. Fábio Coutinho, através de seu e-mail institucional. Para quem possui interesse em entrar para a equipe, é desejável algum nível de conhecimento acerca das seguintes tecnologias/ferramentas: React Native, TypeScript, PHP, NodeJS Express, Ionic, MySQL, Figma e Trello.