Projeto Pedagógico (versão 2006)

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ProjetoPedagogicoCCompMatriz2006_PROGRAD.pdf
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                    Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Computação

Curso de Ciência da Computação
Projeto Pedagógico

Maceió, Agosto de 2006

Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Computação

Curso de Ciência da Computação
Projeto Pedagógico do Curso
Colegiado do Curso:
______________________________________________
Marcus de Melo Braga – Coordenador
______________________________________________
Fábio Paraguaçu Duarte da Costa – Vice-Coordenador
______________________________________________
Alcino Dall´Igna Júnior
______________________________________________
Fábio Cunha de Albuquerque
Revisão Final 2008
______________________________________________
Luis Claudius Coradine
______________________________________________
Marcelo de Gusmão
______________________________________________
Ícaro Rafael da Silva Medeiros

Maceió, agosto de 2006

2

Sumário
Identificação do Curso............................................................................................................... 4
1. Introdução.............................................................................................................................. 5
2. Perfil do Egresso....................................................................................................................7
2.1. Características do Profissional.........................................................................................7
3. Habilidades/Competências/Atitudes...................................................................................... 8
3.1. Competências...................................................................................................................8
3.2. Áreas de Atuação............................................................................................................. 8
3.3 Habilidades......................................................................................................................10
4. Conteúdos/Matriz Curricular............................................................................................... 12
4.1. Fluxograma.................................................................................................................... 14
5. Ordenamento Curricular...................................................................................................... 17
5.1. Ementas das Disciplinas.................................................................................................20
6. Estágio Supervisionado........................................................................................................42
8. Atividades Complementares................................................................................................ 44
9. Avaliação............................................................................................................................. 46
9.1. Avaliação do Projeto Pedagógico.................................................................................. 46
9.2. Avaliação dos Docentes.................................................................................................46
9.3. Avaliação dos Discentes................................................................................................ 47
9.4. Considerações Finais da Avaliação do Aprendizado....................................................47
Anexo I – Corpo Docente........................................................................................................ 48

3

Identificação do Curso
Nome do Curso:

Ciência da Computação.

Título Ofertado:

Bacharel em Ciência da Computação.

Reconhecimento:

Portaria 1121/95 do MEC.

Turnos:
Carga Horária:

Diurno.
3560 horas.

Duração:

Mínima: 4 anos;
Máxima: 7 anos.

Vagas:

60 anuais com duas entradas semestrais de 30 alunos.

Perfil: Bacharéis em Ciência da Computação com habilitação para o exercício das profissões
da área de Informática: Engenharia de Sistemas e Computação,
Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Análise de Tecnologia da
Informação e Sistemas de Informação.
Campo de Atuação: Desenvolvimento de Software, Consultoria e Gerenciamento de
Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Banco de Dados,
Inteligência Artificial, Computação Gráfica e outras atividades
correlatas.

4

1. Introdução
O Curso de Ciência da Computação da UFAL teve seu funcionamento autorizado a
partir do segundo semestre do ano de 1987, sendo reconhecido pelo MEC em 1995, através da
Portaria nº 1121/95. O curso nasceu por uma iniciativa do Departamento de Matemática
Aplicada (MAP), que teve, posteriormente, sua denominação alterada para Departamento de
Tecnologia da Informação (TCI). Com a mudança estrutural da Universidade Federal de
Alagoas, implantada em 2006, o Departamento de Tecnologia da Informação foi
transformado em Unidade Acadêmica sob a denominação de Instituto de Computação (IC),
que passou a ser o responsável pelo referido curso.
O Curso de Ciência da Computação da UFAL, contempla as diretrizes de formação de
recursos humanos em Computação, estabelecidos pelo MEC/SESu, que especifica
características próprias de formação visando atender as necessidades da sociedade brasileira.
Os cursos de Ciência da Computação, segundo as diretrizes curriculares do MEC, têm como
objetivo a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da
área de Computação.
Os egressos desses cursos devem estar situados no estado da arte da Ciência e da
Tecnologia da Computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa,
promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos e
promovendo o desenvolvimento tecnológico do país.
Este projeto traz uma descrição do que se pretende como perfil do egresso conectado
com as principais competências e habilidades requeridas, refletindo uma matriz curricular
apropriada e condizente com tais pretensões. O projeto foi elaborado mantendo-se,
principalmente, a coerência com as Diretrizes Curriculares do MEC para o Curso de Ciência
da Computação.
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação proposto tem por objetivo a
formação teórica e prática em computação, a fim de preparar adequadamente os seus alunos
para atuar nos mais diversos setores da Informática, conseguindo acompanhar suas evoluções,
e também para ingressar em programas de Pós-Graduação e Pesquisa.
A formação do aluno abrangerá a compreensão do campo científico da computação,
buscando a sua aplicação na solução de problemas da sociedade e no desenvolvimento de
conhecimento e tecnologias que permitam a evolução da computação.
5

O curso garantirá uma formação básica, habilitando os seus alunos a ganharem
competências e poder seguir com efetividade o curso nas matérias das áreas de conhecimento
específicas da computação de acordo com o perfil desejado pelo aluno. A formação abrangerá
também o estudo dos aspectos profissionais, éticos e sociais da computação e de outras áreas
do conhecimento, como, por exemplo, matemática, física, administração, direito e outras, tal
como recomendado nas diretrizes propostas pela Comissão de Especialistas em Educação em
Computação e Informática (CEEInf) do Ministério da Educação.

6

2. Perfil do Egresso
O curso foi concebido visando prover uma formação básica e sólida que permita
capacitar o aluno para uma atuação profissional competente, habilitando-o na solução de
problemas do mundo real, por meio da construção de modelos computacionais e da sua
implementação.
Particularmente, tal formação possibilitará ao egresso as condições apropriadas para
enfrentar as freqüentes mudanças tecnológicas, caracterizadas pelo dinamismo apresentado
pela área de Ciência da Computação.

2.1. Características do Profissional
As características fundamentais deste profissional são:


Conhecimento e domínio de processos de projeto e construção de sistemas
computacionais complexos para a solução de problemas com base científica;



Capacidade de aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora,
acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções criativas nas
diferentes áreas de atuação;



Formação humanística permitindo a compreensão e atuação nas decisões da sociedade,
tornando-se cidadão consciente do seu papel social, da existência humana e do
respeito à vida e ao outro;



Formação empreendedora, possibilitando uma visão mercadológica da Tecnologia da
Informação e da dinâmica organizacional em um mercado globalizado;



senso ético e profissional, associado à responsabilidade social, com a compreensão da
causalidade e finalidade das práticas computacionais e da busca constante da
otimização do trabalho humano e do aprimoramento da sociedade.

7

3. Habilidades/Competências/Atitudes
O curso de Ciência da Computação oferece ao aluno egresso do curso uma formação
sólida com variadas competências e habilidades que lhe permitirá atuar em parceria com
diversas profissões que requerem o conhecimento da computação. Além disso, tal egresso está
preparado para conviver com as freqüentes mudanças que ocorrem no seu ambiente de
atuação, seja ele acadêmico ou mercadológico.

3.1. Competências
Com base no perfil almejado para seu egresso, o curso se propõe a desenvolver no
aluno, dentre outras, as seguintes competências:


Modelar sistemas do mundo real buscando soluções sistematizadas através dos
recursos disponíveis da área da Computação, Informática e Comunicações;



Projetar e construir modelos computacionais, com base científica, para solução de
problemas;



Projetar e implementar sistemas complexos de alta qualidade, os quais requerem
soluções computacionais complexas através de algoritmos;



Gerenciar projetos de desenvolvimento de sistemas computacionais em geral;



Prestar assessoria à tomada de decisão na área de Tecnologia da Informação (TI);



Estar capacitado a desenvolver, implantar e gerenciar sistemas de base tecnológica tais
como: redes de computadores, banco de dados, inteligência artificial, sistemas
distribuídos e computação científica;



Prosseguir os estudos em nível de pós-graduação em Ciência da Computação ou áreas
correlatas;



Dedicar-se à pesquisa visando uma carreira acadêmica/científica.

3.2. Áreas de Atuação
As competências mencionadas permitirão ao egresso atuar:


No desenvolvimento de Sistemas de Informação. Os sistemas de informação
compreendem o conjunto de hardware e software que processam, armazenam e
divulgam as informações de uma organização. O desenvolvimento destes sistemas
requer a análise dos modelos de negócios utilizados pela organização e a elaboração
8

de uma solução computacional técnica e economicamente viável. Esta formação
permite ao futuro profissional atuar em qualquer organização que utilize Tecnologia
da Informação. Nestas organizações ele pode assumir cargos e funções de Engenheiro
de Software, Analista de Sistemas, Gerentes de Projetos, Gerente de Tecnologia da
Informação, dentre várias outras.


No desenvolvimento de Software Básico e Aplicativo. Software básico e aplicativo
são denominações dadas aos programas de computadores de uso geral, não restrito a
uma única organização. São exemplos de software básico: os editores de texto,
planilhas eletrônicas, browsers, compiladores, parsers, etc. São exemplos de
aplicativos: Software para Gestão de Documentos, Workflow, etc. A formação ampla e
sólida em Programação e Engenharia de Software oferecida pelo curso permite ao
formado atuar no design, implementação e avaliação destes produtos. As ofertas de
empregos para estas competências estão nas organizações em geral, mas
especialmente em empresas da chamada "indústria de software".



Em redes de computadores. A instalação de sistemas computacionais em empresas
requer o projeto, implantação e gerência de uma rede de computadores. Esta atividade
hoje é essencial em quase todas as empresas que utilizam Tecnologia da Informação, o
que garante um amplo mercado de trabalho. A atividade permanente de gerência da
rede para garantir o seu pleno funcionamento e a segurança e integridade dos seus
componentes requer um profissional diferenciado de alta capacitação com uma boa
remuneração no mercado de trabalho.



Na solução de problemas relacionados com a interação entre usuário e sistemas. O
foco no desenvolvimento de sistemas computacionais não deve estar restrito ao
sistema em si. Ele deve ser amplo, centrado nas pessoas que irão utilizá-lo e no
contexto onde está inserido. O curso aborda os aspectos teóricos envolvidos na
interação homem-computador e nas soluções para melhorar a usabilidade e a
acessibilidade destes sistemas. Esta competência capacita o aluno formado a atuar em
empresas que produzam hardware e software ou que utilizam sistemas computacionais
na realização de suas atividades.



Na elaboração de modelos matemáticos e algoritmos para solução de problemas. Em
muitos casos, o desenvolvimento de um sistema computacional requer o entendimento
de um problema, a elaboração de um modelo matemático e construção de um
algoritmo que possibilite a sua implementação num computador. Neste processo está a
essência da computação como ciência e é fundamental ao profissional o domínio desta
competência. Esta formação capacita o egresso a trabalhar em empresas cuja atividade
9

fim não seja a computação, mas que necessita desenvolver sistemas para as suas
necessidades específicas. São exemplos os sistemas para engenharia, sistemas
científicos, sistemas para a área do petróleo, sistemas para meteorologia, etc.


No ensino, na pesquisa e na pós-graduação na área de computação ou em áreas que
apliquem a computação. O aluno formado no curso também está preparado para atuar
no ensino, na pesquisa e ou realizar uma pós-graduação nesta área para que possa
aperfeiçoar e expandir os seus conhecimentos. Nesta atuação profissional, é possível
trabalhar em universidades ou centros de pesquisa para contribuir com novas
descobertas teóricas e tecnológicas na ciência da computação.

3.3 Habilidades
Dentre as habilidades que o aluno adquire na sua formação podemos citar:


Auto-aprendizado. Trata-se de uma característica motivada pela rápida evolução da
computação, levando o profissional dessa área a envolver-se num processo contínuo
de aprendizado, após a conclusão do seu curso. Assim sendo, é fundamental que o
aluno adquira desde cedo a capacidade de aprender a aprender. Ele precisará estar
sempre aprendendo para manter-se atualizado e competente. A habilidade em pesquisa
enseja significativa-mente o auto-aprendizado. Esta habilidade é desenvolvida ao
longo de todo o curso através de trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em diversas
disciplinas, pela participação em projetos de pesquisa e pela realização do trabalho de
conclusão de curso;



Trabalho em grupo. Um indicador importante para motivar o desenvolvimento dessa
habilidade é que o desenvolvimento de sistemas computacionais é quase sempre
realizado em equipe, com profissionais desempenhando diferentes funções. A
habilidade de trabalhar em grupo é fundamental para o profissional da computação e é
estimulada e desenvolvida durante o curso durante a realização de projetos de pesquisa
e trabalhos em disciplinas;



Criatividade. Análise de problemas e modelagem de soluções criativas com suas
conseqüentes implementações. A análise de um problema e a capacidade criativa de
elaboração de um modelo para a sua solução é uma habilidade essencial para um
profissional de computação. Esta habilidade é introduzida desde o início do curso nas
atividades de programação e é desenvolvida mais amplamente, em diversas disciplinas
e atividades curriculares.

10



Capacidade Empreendedora. Trata-se de uma habilidade importante para um
profissional, inclusive àqueles que não desejam ser empresários. Esta habilidade pode
ser desenvolvida e visa capacitar o profissional a assumir uma atitude proativa, a
desenvolver uma rede de relações e a liderar projetos em suas atividades profissionais.
Ela é introduzida no curso em dois momentos: no terceiro semestre, com a disciplina
Empreendedorismo em Informática e no penúltimo semestre com a disciplina
Introdução à Administração. Além disso, ela é desenvolvida ao longo do curso através
de atividades práticas, nas quais os alunos são estimulados a apresentar e liderar
projetos de sistemas;
Além destas habilidades, o aluno tem a oportunidade de aprimorar sua capacidade de

expressão oral e escrita, através da elaboração e apresentação de projetos em seminários e
debates, e de vários trabalhos escritos em provas dissertativas, trabalhos em grupo e relatórios
individuais durante o curso.
O aluno deve desenvolver também competência e desempenho em língua inglesa
através de apoio de disciplina de inglês instrumental e leitura de livros e artigos de
computação, escritos na língua inglesa.

11

4. Conteúdos/Matriz Curricular
O Curso de Ciência da Computação tem a duração mínima de 4 anos e a máxima de 7
anos. O seu currículo está estruturado em 8 semestres, onde os 6 primeiros destinam-se às
disciplinas de formação básica e os dois restantes às de formação específica do Bacharel em
Ciência da Computação. O curso conta com um total de 3.280 horas/aula, correspondendo a
44 disciplinas obrigatórias (2.9601 horas/aula) e um mínimo de 8 disciplinas eletivas (320
horas/aula). O conteúdo da Formação Básica em Computação é formado pelo conjunto de
disciplinas obrigatórias. Este conjunto de disciplinas obrigatórias visa garantir a competência
mínima necessária a um profissional de computação de nível superior, com os conhecimentos
básicos e alguns específicos das principais áreas da computação que o habilitam ao exercício
da profissão.
A média da carga horária do curso por semestre é de 440 horas. Este valor está de
acordo com as diretrizes curriculares de computação e informática estabelecidas pelo MEC,
que recomendam um mínimo de 400 horas por semestre.
A grade curricular apresenta, também, um segundo grupo de disciplinas destinadas à
formação profissional. Cada disciplina especializa uma ou mais competências contribuindo
para o perfil do profissional da computação. Com esse segundo grupo, totalizamos uma carga
horária de 3280 horas, ultrapassando o mínimo recomendado a um curso de bacharelado que
atualmente é de 3000 horas, de acordo com as diretrizes curriculares.
Após a integralização dos conteúdos obrigatórios, exige-se a elaboração e
apresentação de uma monografia individual (Trabalho de Conclusão de Curso – TCC) com
temática relacionada ao exercício profissional e com o apoio de um professor orientador. O
TCC é previsto como atividade obrigatória, tendo carga horária para integralização
correspondente a 80 horas.
É facultada ao aluno, a possibilidade de cursar outras disciplinas eletivas ofertadas,
bem com realizar Atividades Complementares no decorrer do curso.
As Atividades Complementares devem ter uma carga horária de no mínimo 200 horas
e podem ser realizadas através do Estágio Supervisionado, abrangendo experiências práticas
em ambiente profissional, no interior da Universidade ou fora dela, ou através de outras
atividades regulamentadas pelo CONSUNI/UFAL e por Resoluções do Colegiado de Curso.
1

Sem considerar 80 horas do Trabalho de Conclusão de Curso

12

Desta forma, a carga horária mínima total do curso será composta por: 2960 horas/aula
de disciplinas obrigatórias; 320 horas/aula de disciplinas eletivas; 80 horas de Trabalho de
Conclusão de Curso e 200 horas de atividades complementares, perfazendo um total de 3560
horas.
As horas/aula de disciplinas eletivas cursadas e/ou as atividades complementares
realizadas que ultrapassarem a carga horária total serão lançadas no histórico escolar do
aluno, somando-se à sua integralização curricular.
O Curso de Ciência da Computação não visa apenas à formação de técnicos. A sua
matriz curricular apresenta disciplinas que possibilitam ao aluno, ingressar em grupos de
ensino, pesquisa e extensão, como também o habilitam ao ingresso em programas de pósgraduação. As atividades de pesquisa e de extensão têm o suporte notadamente nas disciplinas
de Programação, Engenharia de Software, Banco de Dados, Redes de Computadores e
Inteligência Artificial. Desde o 4° semestre, o aluno poderá inserir-se nos projetos de pesquisa
e iniciação científica atualmente existentes no Instituto de Computação ou participar de
projetos externos ao Instituto.
As atividades de extensão, quer seja através da realização de cursos para a comunidade
interna e externa, quer através de ações que demandem serviços de informatização, podem ser
exercidas com a participação do alunado desde o 3° semestre letivo.
Com relação à participação dos alunos nos programas de pós-graduação, convém
ressaltar que a maioria das atividades acadêmicas do nosso Curso de Mestrado em
Modelagem Computacional de Conhecimento, tais como seminários, palestras, mini-cursos e
outros eventos, está sempre aberta para o alunado da graduação, visando estimular os que se
interessam pela carreira acadêmica. A matriz curricular atual apresenta várias disciplinas que
proporcionam um embasamento teórico matemático e computacional, visando habilitar o
aluno aos programas de pós-graduação em Ciência da Computação atualmente existentes no
país.

13

4.1. Fluxograma
Inglês
Instrumental

Programação I

Física I

Programação II

Física III

Teoria e Par. De
Linguagens de
Programação

Laboratório de
Programação

Cálculo I

Geometria
Analítica

Introdução à
Computação

Linguagens
Formais e
Autômatos

Cálculo II

Álgebra Linear

Matemática
Discreta

Programação III

Metodologia
da Pesquisa e
Trab. Cient.

Cálculo III

Circuitos Digitais

Lógica Aplicada
à Computação

Engenharia de
Software I

Teoria da
Computação

Cálculo IV

Organização e
Arquitetura de
Computadores

Probabilidade e
Estatística

Compiladores

Teoria dos
Grafos

Inteligência
Artificial I

Redes de
Computadores I

Banco de
Dados I

Sistemas
Operacionais

Análise de
Algorítmos

Engenharia de
Software II

Inteligência
Artificial II

Redes de
Computadores II

Banco de
Dados II

Métodos
Numéricos

Computação
Gráfica

Introdução ao
Direito

Introdução à
Administração

Computador,
Sociedade e
Ética

Gerencia de
Projetos

Interação
Homem Máquina

(Trabalho de
Conclusão de
Curso - TCC)

Sistemas
Distribuídos

Empreendedor.
Em Informática

O fluxograma da Matriz Curricular do Curso de Ciência da Computação mostra a
relação existente entre os diversos grupos de disciplinas existentes.
No primeiro semestre, destaca-se a importância das disciplinas que introduzem as
noções de programação de computadores e as atividades em laboratório, com o apoio da
disciplina Inglês Instrumental. Ainda no primeiro semestre o aluno inicia o estudo de
disciplinas que lhe fornecem a base matemática para o acompanhamento do curso,
notadamente a série de Cálculo e a de Álgebra que o habilitam para a pós-graduação e serão
aplicadas em Computação Gráfica.
14

As disciplinas de Programação formam, juntamente com as de Engenharia de Software
e a de Interação Homem-Máquina, a espinha dorsal do curso de Ciência da Computação.
No segundo semestre inicia-se o estudo da série de Física, que serve como base para o
estudo de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, juntamente com a disciplina de
Circuitos Digitais que possibilita a compreensão da Arquitetura de Computadores e,
posteriormente de seus Sistemas Operacionais. A disciplina de Matemática Discreta, a de
Lógica Aplicada à Computação e, posteriormente, a de Probabilidade e Estatística,
fundamentam os conceitos necessários às séries de Bancos de Dados e Inteligência Artificial.
Ainda no segundo semestre o aluno inicia seus estudos de Linguagens Formais e Autômatos
que precede aos estudos da Teoria da Computação e dos Grafos, aplicados posteriormente na
sua formação em Inteligência Artificial.
No terceiro semestre o aluno conclui sua formação em programação e dá início ao
estudo de disciplinas da área de Ciências Humanas, através do estudo do Empreendedorismo
que prossegue com as disciplinas Computador, Sociedade e Ética, Introdução ao Direito,
Introdução a Administração e, finalmente, Gerência de Projetos. A disciplina de Metodologia
da Pesquisa e do Trabalho Científico visa habilitá-lo para as atividades de Iniciação Científica
e para o Trabalho de Conclusão do Curso no oitavo semestre.
No quarto semestre, com a disciplina Teoria e Paradigmas de Linguagens de
Programação, o aluno dá início a uma nova série complementada no quinto semestre com a
disciplina Compiladores, que fundamenta seus estudos para a conclusão da série de
Engenharia de Software e Interação Homem-Máquina.
No quinto semestre, o aluno dá continuidade às diversas séries iniciadas em semestres
anteriores e inicia as séries de Banco de Dados, Redes de Computadores e Inteligência
Artificial.
No sexto semestre, as séries de Engenharia de Software, Redes de Computadores,
Banco de Dados e Inteligência Artificial são concluídas. Nele o aluno conclui, também, a
série iniciada com Álgebra Linear e Geometria Analítica, cursando a disciplina Computação
Gráfica. No sexto semestre o aluno inicia a série de disciplinas eletivas que o possibilitam
prosseguir e complementar seus estudos em áreas de seu interesse.
No sétimo semestre o aluno conclui as demais séries iniciadas nos períodos anteriores
e tem a oportunidade, através das disciplinas eletivas, de dar continuidade aos seus estudos
nas suas áreas de interesse selecionadas. A série de disciplinas eletivas continua até o último
15

semestre letivo.
No último semestre, o aluno tem a possibilidade de dedicar-se com afinco à realização
do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e finalizar seus estudos.
Conforme a Portaria nº 4.059 do MEC, de 10 de dezembro de 2004, o docente poderá
dedicar até 20% da carga horária de sua disciplina em atividades pedagógicas na modalidade
a distância.

16

5. Ordenamento Curricular
O Ordenamento Curricular do Curso de Ciência da Computação é formado pelas
disciplinas abaixo relacionadas por semestre:

DISCIPLINAS 1º SEMESTRE
CARGA HORÁRIA
SEMESTRE

1°

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA
SEMANAL

COMP001
COMP002
COMP003
COMP004
COMP005
COMP006

Introdução à Computação
Programação 1
Laboratório de Programação
Cálculo 1
Geometria Analítica
Inglês Instrumental
Carga Horária Total

4
4
2
4
4
4
22

SEMESTRAL

Teórica
60
60
10
60
60
60

Prática
20
20
30
20
20
20

Total
80
80
40
80
80
80
440

DISCIPLINAS 2º SEMESTRE
CARGA HORÁRIA
SEMESTRE

2°

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA
SEMANAL

COMP007
COMP008
COMP009
COMP010
COMP011
COMP012

Matemática Discreta
Programação 2
Linguagens Formais e Autômatos
Cálculo 2
Física 1
Álgebra Linear
Carga Horária Total

4
4
2
4
4
4
22

SEMESTRAL

Teórica
60
60
30
60
60
60

Prática
20
20
10
20
20
20

Total
80
80
40
80
80
80
440

DISCIPLINAS 3º SEMESTRE
CARGA HORÁRIA
SEMESTRE

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA
SEMANAL

COMP013
COMP014
COMP015
3°

Programação 3
Lógica Aplicada à Computação
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho
Científico
COMP017 Física 3
COMP018 Circuitos Digitais
COMP019 Cálculo 3
COMP016 Empreendedorismo em Informática
Carga Horária Total

SEMESTRAL

4
4
2

Teórica
60
60
30

Prática
20
20
10

Total
80
80
40

4
2
4
2

60
60
60
30

20
20
20
10

80
40
80
40

22

440

17

DISCIPLINAS 4º SEMESTRE
CARGA HORÁRIA
SEMESTRE

CÓDIGO

SEMANAL

COMP020
COMP021
COMP022
4°

NOME DA DISCIPLINA

COMP023
COMP024
COMP025

Engenharia de Software 1
Teoria da Computação
Teoria e Paradigmas de Linguagens de
Programação
Probabilidade e Estatística
Cálculo 4
Organização e Arquitetura de
Computadores
Carga Horária Total

SEMESTRAL

4
2
4

Teórica
60
30
60

Prática
20
10
20

Total
80
40
80

4
4
4

60
60
60

20
20
20

80
80
80

22

440

DISCIPLINAS 5º SEMESTRE
CARGA HORÁRIA
SEMESTRE

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA
SEMANAL

5°

COMP026
COMP027
COMP028
COMP029
COMP030
COMP031

Compiladores
Redes de Computadores I
Sistemas Operacionais
Banco de Dados I
Inteligência Artificial I
Teoria dos Grafos
Carga Horária Total

4
4
4
4
4
2
22

SEMESTRAL

Teórica
60
60
60
60
60
30

Prática
20
20
20
20
20
10

Total
80
80
80
80
80
40
440

DISCIPLINAS 6º SEMESTRE
CARGA HORÁRIA
SEMESTRE

6°

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA
SEMANAL

COMP032
COMP033
COMP034
COMP035
COMP036
COMP037
COMP038
-----

Engenharia de Software II
Redes de Computadores II
Banco de Dados II
Inteligência Artificial II
Computação Gráfica
Projeto e Análise de Algoritmos
Métodos Numéricos
Disciplina Eletiva
Disciplina Eletiva
Carga Horária Total

2
2
2
2
4
2
4
2
2
22

SEMESTRAL

Teórica
30
30
30
30
60
30
60
-

Prática
10
10
10
10
20
10
20
-

Total
40
40
40
40
80
40
80
40
40
440

18

DISCIPLINAS 7º SEMESTRE
CARGA HORÁRIA
SEMESTRE

CÓDIGO

7°

COMP039
COMP040
COMP041
COMP042
-------

NOME DA DISCIPLINA
SEMANAL

Sistemas Distribuídos
Introdução à Administração
Interação Homem-Máquina
Introdução ao Direito
Disciplina Eletiva
Disciplina Eletiva
Disciplina Eletiva

4
4
2
4
2
2
2

Carga Horária Total

20

SEMESTRAL

Teórica
60
60
30
60
-

Prática
20
20
10
20
-

Total
80
80
40
80
40
40
40
400

DISCIPLINAS 8º SEMESTRE
CARGA HORÁRIA
CÓDIGO

SEMESTRE

8°

NOME DA DISCIPLINA
SEMANAL

COMP043
COMP044
-------

Gerência de Projetos
Computador, Sociedade e Ética
Disciplina Eletiva
Disciplina Eletiva
Disciplina Eletiva

4
2
2
2
2

Carga Horária Total

12

SEMESTRAL

Teórica
60
30
-

Prática
20
10
-

Total
80
40
40
40
40
240

DISCIPLINAS ELETIVAS
CÓDIGO

COMP045
COMP046
COMP047
COMP048
COMP049
COMP050
COMP051
COMP052
COMP053
COMP054
COMP055
COMP056
COMP057
COMP058
COMP059
COMP060
COMP061
COMP062
COMP063

NOME DA DISCIPLINA

Métodos Formais
Tópicos em Humanidades
Tópicos em Computação Científica
Tópicos em Computação Paralela
Tópicos em Banco de Dados
Estatística Computacional
Processamento de Imagens
Tópicos em Software Básico
Tópicos em Engenharia de Software
Tópicos em Arquitetura de Computadores
Tópicos em Comunicação de Dados
Tópicos em Redes de Computadores
Tópicos em Computação Móvel e sem Fio
Programação Linear
Tópicos em Inteligência Artificial
Qualidade de Software
Tópicos Especiais em Computação
Tópicos em Modelagem Computacional do
Conhecimento
Tópicos especiais em programação

CH
SEMANAL

CH
SEMESTRAL

2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2

40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40
40

2

40

19

5.1. Ementas das Disciplinas
Código

Nome da Disciplina

COMP001 Introdução a Computação
Ementa:

CH

80

Componentes básicos de um sistema de computação. Linguagem de programação: conceituação e
classificação. Noções de software básico: sistema operacional, compilador, interpretador, montador, ligador e
carregador. Representação interna dos dados e sistema de numeração. Seminários em temas da ciência da
computação.

Bibliografia:
Setzer, V. Introdução à Computação e à Construção de Algoritmos, McGraw-Hill, São Paulo, 1991.
Forbellone, André. Lógica de Programação, Makron Books, São Paulo, 2000.
Farrer, Harry. Algoritmos Estruturados, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1989.
Código

Nome da Disciplina

COMP002 Programação 1
Ementa:

CH

80

Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos. Análise do problema. Estratégias de solução.
Representação e documentação. Programação de algoritmos usando uma linguagem de programação.
Estruturação de programas. Noções de tipos e estrutura elementares de dados. Conceito de recursão e sua
aplicação.

Bibliografia:
Evaristo, Jaime. Aprendendo a Programar – Programando na Linguagem C, Book Express, Rio de Janeiro,
2004.
Ascencio, Ana F. G. e Campos, Edilene A. V. Fundamentos de Programação de Computadores. Prentice Hall,
2002.
Forbellone, André L.V. Ebesrpacher, Henri F. Lógica de programação - a construção de algoritmos e
estruturas de dados, 2a ed. Makron Books, SP, 2000.
Mizrahi, Victorine V. Treinamento em Linguagem C. Módulo 1. McGraw Hill, 1990.
Mizrahi, Victorine V. Treinamento em Linguagem C. Módulo 2. McGraw Hill, 1990.

20

Código

Nome da Disciplina

COMP003 Laboratório de Programação
Ementa:

CH

40

Atividades práticas em uma linguagem de programação, apoiadas pelo uso de um laboratório de
microcomputadores.

Bibliografia:
Evaristo, Jaime. Aprendendo a Programar – Programando na Linguagem C, Book Express, Rio de Janeiro,
2004.
Ascencio, Ana F. G. e Campos, Edilene A. V. Fundamentos de Programação de Computadores. Prentice Hall,
2002.
Forbellone, André L.V.; Ebesrpacher, Henri F. Lógica de programação - a construção de algoritmos e
estruturas de dados, 2a.ed. Makron Books, SP, 2000.
Mizrahi, Victorine V. Treinamento em Linguagem C. Módulo 1. McGraw Hill, 1990.
Mizrahi, Victorine V. Treinamento em Linguagem C. Módulo 2. McGraw Hill, 1990.
Código

Nome da Disciplina

COMP004 Cálculo 1
Ementa:

CH

80

Funções e gráficos. Limite e continuidade. A derivada e a derivação. Valores Extremos de funções. Técnicas
de construção de gráficos. A diferencial. Integração e a integral definida.

Bibliografia:
Ávila, Geraldo. Cálculo 1, Funções de uma Variável Real, LTC, Rio de Janeiro, 2004.
Stewart, James. Cálculo 1, Thomson Learning, São Paulo, 2005.
Swokowski, Earl. Cálculo com Geometria Analítica, Makron Books, São Paulo, 1994.
Guidorizzi, Hamilton. Um Curso de Cálculo, LTC, Rio de Janeiro, 2001.
Leithold, Louis. Cálculo com Geometria Analítica, Harbra, São Paulo, 1994.
Código

Nome da Disciplina

COMP005 Geometria Analítica
Ementa:

CH

80

Geometria em Três Dimensões: Vetores. Produtos internos. Produtos vetoriais. Retas e planos. Cônicas e
quádricas. Espaços e subespaços euclidianos. Matrizes e Determinantes. Sistemas de equações lineares.

Bibliografia:
Boulos, Paulo. Vetores e Geometria Analítica: Um Tratamento Vetorial, Makron Books, São Paulo, 2005.
Reis, Genésio. Geometria Analítica, LTC, Rio de Janeiro, 1996.

21

Código

Nome da Disciplina

COMP006 Inglês Instrumental
Ementa:

CH

80

Estudo de textos específicos da área de computação visando compreensão. Aspectos gramaticais e
morfológicos pertinentes à compreensão. Desenvolvimento e ampliação das estratégias de leitura.
Conscientização do processo de leitura. Exploração de informações não-lineares, cognatos e contexto.
Seletividade do tipo de leitura (Skimming/Scanning). Levantamento de hipótese sobre texto (título e
subtítulos). Abordagem de pontos gramaticais problemáticos para leitura. Uso do dicionário como estratégiasuporte de leitura: tipos, recursos, prática.

Bibliografia:
Pinto, Dilce. Compreensão Inteligente de Textos. Grasping the Meaning. Vol 1 e 2, LTC, RJ, 1991.
Dubin, F. Reading by All Means. Addison-Wesley, USA, 1990.
Ediger, A. Reading for Meaning. Longman, USA, 1989.
Michaelis. Dicionário Inglês-Português, Melhoramentos, São Paulo, 2003.
Código

Nome da Disciplina

COMP007 Matemática Discreta
Ementa:

CH

80

Conjuntos e Funções. Construção Axiomática do Conjunto dos Números Naturais: Postulados de Peano.
Estruturas Algébricas: Anéis, Domínios de Integridade, Domínios Bem Ordenados, Construção Axiomática
do Conjunto dos Números Inteiros. Representação dos Números Inteiros: Sistemas de Numeração. Fatoração
de Números Inteiros: Máximo Divisor Comum, Números Primos. Aritmética Modular: Congruências, Anéis
Zn, Criptografia RSA. Noções da Teoria dos Grafos. Combinatória Elementar.

Bibliografia:
Evaristo, Jaime. Introdução à Álgebra Abstrata, EDUFAL, Maceió, 2002.
Albertson, M. O. Discrete Mathematic with Algorithms. Wiley & Sons, USA, 1998.
Knuth, D. E. The Art of Computer Programming, Volume 2, Addison-Wesley, USA, 1988.
Graham, R., Knuth, D. e Pataschink, O. Matemática Concreta, LTC, Rio de Janeiro, 1995.
Szwarcfiler, Jaime. L. Grafos e Algoritmos Computacionais. Campus, 1984.

22

Código

Nome da Disciplina

COMP008 Programação 2
Ementa:

CH

80

Introdução à programação orientada a objetos. Classes containers: arrays, arrays ordenados, listas e suas
variantes (alocação dinâmica). Tipos abstratos de dados: pilha, fila, fila de prioridade, árvore, grafo. Notação
de ordem de complexidade. Algoritmos de busca e ordenação.

Bibliografia:
Lafore, R. Aprenda em 24 horas – Estruturas de Dados e Algoritmos. Campus, 1999.
Kruse, Robert L. e Ryba, Alexander J. Data Structures and Program Design in C++. Prentice Hall, 1999.
Leiserson, Charles e Cormen, Thomas. Algoritmos: Teoria e Prática. Campus, Rio de Janeiro, 2002.
Código

Nome da Disciplina

COMP009 Linguagens Formais e Autômatos
Ementa:

CH

40

Alfabeto. Linguagens e operações com Linguagens. Gramáticas formais e autômatos. Tipos de Linguagens e a
Hierarquia de Chomsky. Autômatos Finitos e de Pilha. Máquinas de Turing.

Bibliografia:
Menezes, P. Linguagens Formais e Autômatos, Sagra-Luzzatto. São Paulo, 2005
Hopcroft, J. Introdução a Teoria dos Autômatos, Linguagens e Computação. Campus, 2001
Lewis, H., Papadimitriou, C. Elements of the Theory of Computation. Prentice-Hall, 1981.
Código

Nome da Disciplina

COMP010 Cálculo 2
Ementa:

CH

80

A integral indefinida. Logaritmos e exponenciais. Funções trigonométricas e funções trigonométricas
inversas. Funções hiperbólicas. Técnicas de integração. Aplicações da integração. Coordenadas polares.
Integrais impróprias. Fórmula de Taylor. Seqüências e séries infinitas.

Bibliografia:
Ávila, Geraldo. Cálculo 2, Funções de uma Variável Real, LTC, Rio de Janeiro, 2004.
Stewart, James. Cálculo 2, Thomson Learning, São Paulo, 2005.
Swokowski, Earl. Cálculo com Geometria Analítica, Makron Books, São Paulo, 1994.
Guidorizzi, Hamilton. Um Curso de Cálculo, LTC, Rio de Janeiro, 2001.
Leithold, Louis. Cálculo com Geometria Analítica, Harbra, São Paulo, 1994.

23

Código

Nome da Disciplina

COMP011 Física 1
Ementa:

CH

80

Grandezas físicas. Vetores. Cinemática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Dinâmica de um sistema
de partículas. Cinemática e dinâmica da rotação.

Bibliografia:
Halliday, Resnick. Fundamentos de Física, Volume 1, LTC, Rio de Janeiro, 2001.
Código

Nome da Disciplina

COMP012 Álgebra Linear
Ementa:

CH

80

Sistemas de Equações Lineares e Matrizes. Métodos de Gauss-Jordan. Espaços Vetoriais. Base e Dimensão.
Espaços com Produto Interno. Transformações lineares. Auto-valores e auto-vetores. Diagonalização de
operadores. Introdução à forma de Jordan. Produto interno. Tipos especiais de operadores lineares. Formas
lineares, bilineares e quadráticas. Aplicações.

Bibliografia:
Callioli, Carlos. Álgebra Linear e Aplicações, Editora Atual, São Paulo, 1990.
Steinbruch, Alfredo. Álgebra Linear , Makron Books, São Paulo, 1987.
Código

Nome da Disciplina

COMP013 Programação 3
Ementa:

CH

80

Fundamentos de abstração de dados, orientação a objetos, programação genérica e tratamento de excessões.
Fundamentos de C++, abstração, herança, polimorfismo. Aspectos avançados: classes e instâncias, sobrecarga
de operadores, templates, objetos função, iteradores.

Bibliografia:
Stroustrup, B. An Overview of the C++ Programming Language, in The Handbook of Object Technology.
CRC Press, Boca Raton, 1999.
Stroustrup, B. A Linguagem de Programação C++. 3ª ed., Bookman, Porto Alegre, 2000.
Deitel, D. C++ Como Programar. 5ª ed., Pearson, São Paulo, 2006.

24

Código

Nome da Disciplina

COMP014 Lógica Aplicada à Computação
Ementa:

CH

80

Histórico evolutivo. Fundamentos de Lógica. Lógica proposicional. Lógica de primeira ordem. Prova
Automática de Teoremas. Seminários em temas complementares.

Bibliografia:
Chang, C., Lee, R. Symbolic Logic and Mechanical Theorem Proving, Academic Press, 1973.
Van Dalen, D. Logic and Structure, Second Edition, Springer-Verlag, 1989.
Souza, J. N. Lógica para Ciência da Computação, Editora Campus, Rio de Janeiro, 2002.
Enderton, H. B. A Mathematical Introduction to Logic, Academic Press, USA, 1972.
Código

Nome da Disciplina

COMP015 Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Ementa:

CH

40

Ciência e conhecimento científico. Diferença entre ciência e tecnologia. A pesquisa científica. Teorias
científicas e a validação da pesquisa. Metodologia geral da pesquisa. Tipos de pesquisa. Métodos
e técnicas de pesquisa. Problema e problemática - aprimoramento das hipóteses. Estudos exploratórios e
referencial teórico. Elaboração de um projeto de pesquisa e de um relatório de pesquisa. Ferramentas
auxiliares.

Bibliografia:
Castro, C. M. A Prática da Pesquisa. Pearson, 2006.
Volpato, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. Cultura Acadêmica, 2007
Costa, Ana Rita. Orientações Metodológicas para Produção de Trabalhos Acadêmicos. Edufal, Maceió, 1997.
Lakatos, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. Atlas, São Paulo, 2001.

25

Código

Nome da Disciplina

COMP016 Empreendedorismo em Informática
Ementa:

CH

40

O Empreendimento e o Empreendedor. Características do Empreendedor. Plano de Negócios Simplificado.
Teoria Visionária. Estudos de Viabilidade. Análise de Mercado. Fundamentos de Marketing. Criatividade.
Planejamento Financeiro. Fontes de financiamento, incubadoras Conceitos Básicos de Legislação
Empresarial. Depoimentos de Empreendedores. Simulação Empresarial. Análise dos Planos de Negócios.

Bibliografia:
Dolabela, Fernando. O Segredo de Luisa, Cultura, São Paulo, 1999.
Dolabela, Fernando. Oficina do Empreendedor, São Paulo, 1999.
Dornelas, J.C.A. Empreendedorismo Transformando Idéias Em Negócios- 2ª ed. Campus, 2005.
Dornelas, J.C.A. Empreendedorismo na Prática- 1ª Edição. Editora Campus, 2008.
Salim, César. Construindo Planos de Negócios, Elsevier, Rio de Janeiro, 2003.
Covey, Sthephen. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Best Seller, São Paulo, 2002.
Carlzon, Jan. A Hora da Verdade, Sextante, Rio de Janeiro, 2003.
Código

Nome da Disciplina

COMP017 Física 3
Ementa:

CH

80

Estudo introdutório da Teoria da Eletricidade e do Magnetismo.

Bibliografia:
Halliday, Resnick. Fundamentos de Física, Volume 3, LTC, Rio de Janeiro, 2001.
Código

Nome da Disciplina

COMP018 Circuitos Digitais
Ementa:

CH

40

Sistemas Numéricos e Códigos. Portas Lógicas e Álgebra Booleana. Circuitos Combinacionais e Seqüenciais.
Aritmética Binária: Operações e Circuitos. Conversão digital-analógico e analógico-digital.

Bibliografia:
Wagner, Flávio. Fundamentos de Circuitos Digitais, Sagra-Luzzatto, Porto Alegre, 2006.
Taub, Hebert. Circuitos Digitais e Microprocessadores, McGraw Hill, São Paulo, 1984.
Malvino, A. P. Eletrônica Digital: Princípios e Aplicações, McGraw-Hill, São Paulo, 1988.
Tanenbaum, A.S. Organização Estruturada de Computadores. Prentice Hall Brasil, 2007.
Stallings, William, Arquitetura e Organização de Computadores. Prentice Hall Brasil, 2002.

Código

COMP019 Cálculo 3

Nome da Disciplina

CH

80

26

Ementa:
Curvas parametrizadas. Comprimento de arco. Curvatura e Torsão. Triedro de Frenet. Funções de várias
variáveis. Limite e continuidade. Derivadas parciais. Aplicações diferenciáveis. Matriz Jacobiana. Derivadas
direcionais. Gradiente. Regra da Cadeia. Funções implícitas. Funções vetoriais. Teorema da função inversa.
Máximos e mínimos. Multiplicadores de Lagrange. Fórmula de Taylor.

Bibliografia:
Ávila, Geraldo. Cálculo 2, Funções de uma Variável Real, LTC, Rio de Janeiro, 2004.
Stewart, James. Cálculo 2, Thomson Learning, São Paulo, 2005.
Swokowski, Earl. Cálculo com Geometria Analítica, Makron Books, São Paulo, 1994.
Guidorizzi, Hamilton. Um Curso de Cálculo, LTC, Rio de Janeiro, 2001.
Leithold, Louis. Cálculo com Geometria Analítica, Harbra, São Paulo, 1994.
Código

Nome da Disciplina

COMP020 Engenharia de Software 1
Ementa:

CH

80

Fases do desenvolvimento de software. Modelos de processos de software. Requisitos de especificação de
software. Técnicas de levantamento de dados. Planejamento e projeto de software. Gerenciamento de projetos.
Modelos de sistema. Testes de software.

Bibliografia:
Sommerville, Ian. Engenharia de Software, Prentice-Hall, São Paulo, 2003.
Pressman, Roger. Engenharia de Software, McGraw-Hill, São Paulo, 2002.
Rezende, Denis. Engenharia de Software, Brasport, Rio de Janeiro, 2005.
Pfleeger, Shari. Engenharia de Software: Teoria e Prática, Prentice-Hall, São Paulo, 2004.
Filho, Wilson. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos, Padrões, LTC, São Paulo, 2003.
Código

Nome da Disciplina

COMP021 Teoria da Computação
Ementa:

CH

40

Contagem e enumerabilidade. Tese de Church-Turing . Modelos de computação. Teoria das funções
recursivas. Máquinas de Turing. Decidibilidade. Problema da parada. Reducidibilidade. Complexidade
computacional.

Bibliografia:
Sipser, M. Introduction to the Theory of Computation, PSW Publishing Company, 1997
Divério, T. A. e Menezes, P. B. Teoria da Computação, Sagra-Luzzatto, 2005.
Lewis, H., Papadimitriou, C. Elements of the Theory of Computation, Prentice-Hall, 1981.
Breinerd, W. S. Theory of Computation. John Wiley & Sons, USA, 1974.

Código

Nome da Disciplina

COMP022 Teoria e Paradigmas de Linguagens de Programação

CH

80

27

Ementa:
Fundamentos da análise de linguagens de programação. Nomes, ligação, checagem de tipos e escopos. Tipos
de dados. Expressões, atribuição e estruturas de controle. Subprogramas. Orientação a objetos. Programação
funcional e programação lógica.

Bibliografia:
Sebesta, Robert. Conceitos de Linguagens de Programação, Bookman, Porto Alegre, 2000.
Pratt, T. Programming Languages: Design and Implementation, Prentice Hall, USA, 1996.
Código

Nome da Disciplina

COMP023 Probabilidade e Estatística
Ementa:

CH

80

Análise exploratória. Probabilidade. Distribuição discreta e contínua de variáveis aleatórias. Valor esperado e
variância. Inferência estatística: estimação de parâmetros e teste de hipóteses. Tópicos especiais. Utilização de
ferramentas computacionais.

Bibliografia:
Magalhães, M.T. e Lima, A.C. Noções de Probabilidade e Estatística. 6ª ed., EDUSP, São Paulo, 2004.
Bussab, W. e Morettin, P. Estatística Básica. 5ª ed., Saraiva, São Paulo, 2004.
Yates, R.D. e Goodman, D.J. Probability and Stochastic Processes: A Friendly Introduction for Electrical and
Computer Engineers. John Wiley & Sons, New York, 2002.
Dekking, F. M.; Kraaikamp, C.; Lopuhaä, H. P. & Meester, L. E. A Modern Introduction to Probability and
Statistics: Understanding Why and How. Springer, 2005.
Magalhães, M. N. Probabilidade e Variáveis Aleatórias. IME-USP, 2004.
Verzani, J. Using R for Introductory Statistics. Chapman & Hall/CRC, 2004.
Lapponi, J.C. Estatística Usando Excel. 2ª ed., Lapponi, São Paulo, 2000.
Dalgaard, P. Introductory Statistics with R. Springer, 2002.

Código

COMP024 Cálculo 4

Nome da Disciplina

CH

80

28

Ementa:
Integrais múltiplas. Integrais de Linha. Campos vetoriais conservativos. Mudança de variáveis em integrais
múltiplas. Superfícies parametrizadas. Integrais de superfície. Teorema de Green. Teorema de Gauss.
Teorema de Stoke. Equações diferenciais de primeira e segunda ordem. Métodos elementares de solução.
Equações diferenciais lineares.

Bibliografia:
Ávila, Geraldo. Cálculo 2, Funções de uma Variável Real, LTC, Rio de Janeiro, 2004.
Stewart, James. Cálculo 2, Thomson Learning, São Paulo, 2005.
Swokowski, Earl. Cálculo com Geometria Analítica, Makron Books, São Paulo, 1994.
Guidorizzi, Hamilton. Um Curso de Cálculo, LTC, Rio de Janeiro, 2001.
Leithold, Louis. Cálculo com Geometria Analítica, Harbra, São Paulo, 1994.

Código

Nome da Disciplina

CH

COMP025 Organização e Arquitetura de Computadores
Ementa:

80

Organização básica de computadores: processador, memória, entrada-saída. Organização interna do
processador.

Hierarquia

de

memória.

Dispositivos

de

E/S.

Barramentos.

Microarquiteturas

e

microprogramação. Arquitetura do conjunto de instruções. Linguagem de máquina e de montagem.
Arquiteturas não-convencionais.

Bibliografia:
Tanenbaum, A.S. Organização Estruturada de Computadores. Prentice Hall Brasil, 2007.
Stallings, William. Arquitetura e Organização de Computadores, Prentice Hall Brasil, 2002.
Weber, Raul. Fundamentos de Arquitetura de Computadores, Sagra Luzzato, Porto Alegre, 2001.
Murdocca, Miles. Computer Organization and Architecture. Ie-Wiley, 2007.
Hennessy, John. Arquitetura de Computadores: uma Abordagem Quantitativa, Campus, Rio de Janeiro, 2003.
Código

Nome da Disciplina

COMP026 Compiladores
Ementa:

CH

80

Processadores de linguagem: compilador e interpretador. Introdução à compilação. Fases da compilação.
Ambigüidade. Relações sobre gramáticas. Análise léxica.

Análise sintática ascendente e descendente.

Ferramentas para análise léxica e sintática. Tabelas de símbolos. Análise semântica e geração de código.
Introdução à otimização de código.

Bibliografia:
Price, A. M. Implementação de Linguagens de Programação: Compiladores. Sagra Luzzato, 2001.
Aho, Sethi, Ullman. Compiladores: Princípios, Técnicas e Ferramentas. LTC, Rio de Janeiro, 1986.
Setzer, Valdemar. A Construção de um Compilador. Campus, Rio de Janeiro, 1986.
Código

COMP027 Redes de Computadores I

Nome da Disciplina

CH

80

29

Ementa:
Conceitos de redes de computadores. Comunicação de dados. Arquitetura de redes de computadores.
Protocolos de baixo nível. Protocolos de alto nível. Redes locais de computadores. Redes de longa distância.
Noções de interconexão de redes de computadores.

Bibliografia:
Kurose, James F. Redes de Computadores e a Internet:Uma Abordagem Top-down. 3ª ed., Pearson Education,
2006.
Tanembaum, Andrew. Redes de Computadores. 4a ed., Campus, Rio de Janeiro, 2003.
Peterson, Larry. Computer Networks: a Systems Approach. Morgan Kaufmann, USA, 2003.
Código

Nome da Disciplina

COMP028 Sistemas Operacionais
Ementa:

CH

80

Conceitos básicos. Evolução dos sistemas operacionais. Estrutura e funções dos sistemas operacionais.
Gerenciamento de processos. Gerência de memória. Gerenciamento de entrada/saída. Sistemas de arquivos.
Estudos de caso de sistemas operacionais.

Bibliografia:
Tanenbaum, Andrew. Sistemas Operacionais Modernos. Prentice-Hall, São Paulo, 2003.
Silberschatz, Abraham. Fundamentos de Sistemas Operacionais. LTC, Rio de Janeiro, 2004.
Deitel, C. Sistemas Operacionais. Prentice-Hall, São Paulo, 2005.
Tanenbaum, Andrew S. e Woodhull, Albert S. Operating systems: Design and Implementation. 3ª ed.,
Prentice-Hall, Upper Saddle River, 2006.

Código

Nome da Disciplina

COMP029 Banco de Dados I
Ementa:

CH

80

Métodos de acesso primário e secundário. Arquitetura de banco de dados e modelos de dados. Projeto
conceitual: modelo entidade-relacionamento. Projeto lógico.

Modelo relacional. Estudos de casos em

SGBDS. Transações, concorrência, recuperação, segurança e integridade em banco de dados. Linguagem
SQL.

Bibliografia:
Navathe, S. e Elmasri, R.E. Sistemas de Banco de Dados. Addison Wesley, Brasil, 2005.
Silberschatz, Abraham. Sistemas de Banco de Dados, Campus, Rio de Janeiro, 2006.
Date, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados, Campus, Rio de Janeiro, 2004.
Setzer, Valdemar. Banco de Dados, Edgard Blucher, São Paulo, 2005.
Heuser, C.A., Projeto de Banco de Dados. Sagra-Luzzatto, Porto Alegre, 2004.
Código

COMP030 Inteligência Artificial I

Nome da Disciplina

CH

80

30

Ementa:
Aspectos históricos e conceituação da inteligência artificial. Resolução de problemas via busca.
Representação do conhecimento e raciocínio. Sistemas especialistas. Aquisição de conhecimento e
aprendizagem automática. Raciocínio baseado em casos. Tratamento de incerteza. Seminários em temas
complementares.

Bibliografia:
Luger, George. Inteligência Artificial: Estruturas e Estratégias para a Solução. Bookman, Porto Alegre, 2004.
Russell, Stuart e Norvig, Peter. Inteligência Artificial. Campus, Rio de Janeiro, 2004.
Rich, Elaine; Knight, Kevin. Inteligência artificial. 2ª ed. Makron Books, São Paulo, 1994.
Código

Nome da Disciplina

COMP031 Teoria dos Grafos
Ementa:

CH

40

Introdução à teoria dos grafos. Noções básicas: grafos orientados, não-orientados, bipartidos. Percursos em
grafos. Casamentos. Subgrafos, hipergrafos, matróides e cliques. Árvores e árvores geradoras. Conectividade.
Problemas de caminhos. Estabilidade e número cromático. Grafos planares. Circuitos eulerianos e
hamiltonianos. Grafos sem circuitos. Redes. Fluxos em redes.

Bibliografia:
Szwarcfiter, Jayme. Grafos e Algoritmos Computacionais, Campus, Rio de Janeiro, 1984.
Netto, Paulo B. Grafos: Teoria, Modelos e Algoritmos, Edgard Blucher, São Paulo, 1996.
Código

Nome da Disciplina

COMP032 Engenharia de Software II
Ementa:

CH

40

Projeto de software. Arquitetura de Software. Desenvolvimento de software baseado no reuso. Padrões de
projeto, componente e frameworks.

Bibliografia:
Sommerville, Ian. Engenharia de Software, Prentice-Hall, São Paulo, 2003.
Pressman, Roger. Engenharia de Software, McGraw-Hill, São Paulo, 2002.
Rezende, Denis. Engenharia de Software, Brasport, Rio de Janeiro, 2005.
Pfleeger, Shari. Engenharia de Software: Teoria e Prática, Prentice-Hall, São Paulo, 2004.
Filho, Wilson. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos, Padrões, LTC, São Paulo, 2003.

Código

COMP033 Redes de Computadores II
Ementa:

Nome da Disciplina

CH

40

Redes Multimídia. Redes de Alta Velocidade. Redes sem Fio. Mobilidade. Segurança de redes.
Gerenciamento de redes.

31

Bibliografia:
Kurose, James F. Redes de Computadores e a Internet:Uma Abordagem Top-down. 3ª ed., Pearson Education,
2006.
Tanembaum, Andrew. Redes de Computadores. Campus, Rio de Janeiro, 2003.
Schiller, Jochen. Mobile Communications. Addison Wesley, USA, 2003.
Código

Nome da Disciplina

CH

COMP034 Banco de Dados II
Ementa:

40

Integração de bases de dados. Data Warehouse. Noções de banco de dados distribuído. Noções de banco de
dados orientado a objeto.

Bibliografia:
Navathe, S. e Elmasri, R.E. Sistemas de Banco de Dados. Addison Wesley, Brasil, 2005.
Silberschatz, Abraham. Sistemas de Banco de Dados, Campus, Rio de Janeiro, 2006.
Date, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados, Campus, Rio de Janeiro, 2004.
Setzer, Valdemar. Banco de Dados, Edgard Blucher, São Paulo, 2005.
Código

Nome da Disciplina

COMP035 Inteligência Artificial II
Ementa:

CH

40

Visão geral e evolução da Inteligência Artificial Distribuída (IAD). Principais abordagens da IAD. Resolução
distribuída de problemas. Agentes inteligentes. Sistemas multi-agentes. Introdução à computação neural e
evolucionária.

Bibliografia:
Rezende, S. O. Sistemas Inteligentes: Fundamentos e Aplicações. Manole, 2005.
Wooldridge, M. An Introduction to MultiAgent Systems. John Wiley & Sons, 2002.
Ferber, J. Multi-Agent Systems: An Introduction to Distributed Artificial Intelligence. Addison-Wesley, 1999.
Weiss, G. Multiagent Systems: A Modern Approach to Distributed Artificial Intelligence, MIT Press, 1999.
Luger, G. F. Inteligência Artificial: Estruturas e Estratégias para a Solução de Problemas Complexos. 4ª ed.,
Bookman, Porto Alegre, 2004.
Rich, E. e Knight, K. Inteligência Artificial. McGraw-Hill, São Paulo, 1988.
Russell, Stuart e Norvig, Peter. Inteligência Artificial. Campus, Rio de Janeiro, 2004.

Código

COMP036 Computação Gráfica
Ementa:

Nome da Disciplina

CH

80

Transformações Geométricas 2D e 3D. Modelagem. Visualização. Iluminação. Realidade virtual. Ferramentas
e Ambientes de Software.

32

Bibliografia:
Gomes, Jonas e Cruz Velho. Fundamentos da Computação Gráfica, IMPA, Rio de Janeiro, 2003.
Watt, Alan. 3D Computer Graphics, Addison Wesley, USA, 1999.
Hearn, Donald. Computer Graphics with Open GL, Pearson Education, NJ, 2004.
Borges, José Antonio. Introdução às técnicas de computação gráfica 3D. SBC, Rio de Janeiro, 1988.
Angel, Edward. Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL 3rd ed. Reading, MA:
Addison-Wesley, 2003.
Ames, A.L.; Nadeau, D.R.; Moreland, J.L. VRML 2.0 sourcebook, 2. ed. New York, Wiley, 1997.
Código

Nome da Disciplina

COMP037 Projeto e Análise de Algoritmos
Ementa:

CH

40

Projeto de Algoritmos. Recursividade. Análise de complexidade de algoritmos. Apresentação de problemas
de otimização. Programação dinâmica. Problemas NP-completos. Algoritmos especiais.

Bibliografia:
Cormen, T. H., Leiserson, C. E., Rivest, R. L., Stein, C. Introduction to Algorithms. 2ª ed., MIT Press,
Cambridge, 2001.
Cormen, Leiserson, Rivest. Algotirmos: Teoria e Prática. Campus, Rio de Janeiro, 2002.
Parberry, I. Problems on Algorithms. Prentice Hall, USA, 1995.
Szwarcfiter, J. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. LTC, Rio de Janeiro, 1994.

Código

COMP038 Métodos Numéricos I
Ementa:

Nome da Disciplina

CH

80

Aritmética computacional. Solução numérica de equações não-lineares. Solução numérica de sistemas de
equações lineares. Álgebra linear computacional. Aproximação de funções. Derivação e integração numéricas.

33

Bibliografia:
Ruggiero, Márcia. Cálculo Numérico: Aspectos Teóricos e Computacionais. Makron Books, São Paulo, 1996.
Kincaid, D. e Cheney, W. Numerical Analysis: Mathematics of Scientific Computing. Brooks-Cole, USA,
2002.
Cláudio, Dalcidio M., Marins, Jussara M. Cálculo numérico computacional: teoria e prática. Atlas, São Paulo,
2000.
Sperandio, Décio; Mendes, João Teixeira; Silva, Luiz Henry M. Cálculo Numérico: Características
Matemáticas e Computacionais dos Métodos Numéricos. Prentice Hall, 2006.
Press, William H., Teukolsky, Saul A., Vetterling, William T. e Flannery, Brian P. Numerical Recipes in C.
Cambridge University, 1996.
Código

Nome da Disciplina

COMP039 Sistemas Distribuídos
Ementa:

CH

80

Caracterização de sistemas de computação distribuída. Modelos de sistemas distribuídos. Processos em
sistemas distribuídos. Objetos distribuídos. Sincronização e coordenação. Serviços de sistemas distribuídos.
Segurança em sistemas distribuídos. Novos modelos de sistemas distribuídos. Algoritmos distribuídos.
Replicação e tolerância a falhas.

Bibliografia:
Coulouris, G. Dollimore J. Distributed Systems: Concepts and Design. Addison Wesley, USA, 2005.
Tanenbaum, A. Steen M. Distributed Systems: Principles and Paradigms. Prentice Hall, USA, 2002.
Código

Nome da Disciplina

COMP040 Introdução à Administração
Ementa:

CH

80

Espírito Empreendedor, Escolha do Negócio, Conjuntura Econômica, Planejamento Estratégico, Organização
da Empresa, Marketing, Operações, Gestão de Pessoas, Motivação e Liderança, Contabilidade e Finanças para
Empreendedores, Noções de Gestão de Projetos, Planejamento e Implantação do Negócio.

Bibliografia:
Maximiniano, Antonio César. Administração para Empreendedores. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2006.
Maximiniano, A. C. Introdução à Administração. Atlas, São Paulo, 2004.
Fialho, Francisco. Empreendedorismo na Era do Conhecimento. Visual Books, Florianópolis, 2006.
Salim, César. Construindo Planos de Negócios. Elsevier, Rio de Janeiro, 2003.
Código

Nome da Disciplina

COMP041 Interação Homem-Máquina
Ementa:

CH

40

Os conceitos e fundamentos de interação e interface homem-máquina (IHM). Técnicas de concepção da
interação. Análise de tarefas. Teste de usabilidade e ferramentas de avaliação de interfaces. Persona.

34

Bibliografia:
Krug, S. Don’t Make Me Think! A Common Sense Approach to Web Usability. 2 ª ed. New Riders,
Idianapolis, 2005.
Dumas, J. S., and Redish, J. C., A Practical Guide to Usability Testing. Ed. ver., Intellect, Bristol, 1999.
Hackos, J. T., and Redish, J. C. User and Task Analysis for Interface Design. John Wiley & Sons, New York,
1998.
Pruitt, J. e Adlin, T. The Persona Lifecycle: Keeping People in Mind Throughout Product Design. Morgan
Kaufmann, San Francisco, 2006.
Código

Nome da Disciplina

COMP042 Introdução ao Direito
Ementa:

CH

80

Noções gerais de direito e de direito civil. Direito comercial – noções gerais, títulos de crédito, sociedades
comerciais. Propriedade industrial e direito autoral. Direito do trabalho – conceitos de empregado e
empregador, duração do trabalho, remuneração. Justiça do trabalho. Direito tributário – sujeitos ativo e
passivo da obrigação tributária, tributos. Direito administrativo – atos administrativos, concorrência pública.
Legislação específica.

Bibliografia:
Nader, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. Companhia Forense, Rio de Janeiro, 2006.
Machado, Hugo. Introdução ao Estudo do Direito. Atlas, São Paulo, 2004.
Coelho, Luiz. Aulas de Introdução ao Direito. Manole, São Paulo, 2004.
Groppali, Alessandro. Introdução ao Estudo do Direito. Âmbito Cultural, São Paulo, 2003.
Poletti, Ronaldo. Introdução ao Direito. Saraiva, Campo Grande, 1996.

Código

COMP043 Gerência de Projetos
Ementa:

Nome da Disciplina

CH

80

Ciclo de vida e organização de projetos. Gestão da integração. Gestão do escopo. Gestão do tempo. Gestão de
custos. Gestão de qualidade. Gestão de recursos humanos. Gestão de comunicações. Gestão de riscos. Gestão
de aquisições. Software para gestão de projetos.

35

Bibliografia:
PMI Institute, Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Project Management
Institute, Pennsylvania, EUA, 2004.
Heldman, K. Gerência de Projetos: Guia Para o Exame Oficial do PMI. Campus, São Paulo, 2005.
Prado, D. S. Gerenciamento de Projetos nas Organizações. EDGerencial, Belo Horizonte, 1999.
Dinsmore, C. Como se Tornar Um Profissional em Gerenciamento de Projetos. Qualitymark, Rio de Janeiro,
2005.
Código

Nome da Disciplina

COMP044 Computador, Sociedade e Ética
Ementa:

CH

40

A informatização e suas conseqüências econômicas. A informatização e o aspecto educacional. Efeitos
políticos. Impactos sociais. Informatização e privacidade. Informática e desenvolvimento econômico e social.
O Impacto da automação e a questão do trabalho. Inclusão digital. Questões da atualidade e considerações
sobre o futuro.

Bibliografia:
Dyson, Esther. A Nova Sociedade Digital, Campus, Rio de Janeiro, 1988.
Fernandes, Aguinaldo. Gerencia Estratégica da Tecnologia da Informação, LTC, Rio de Janeiro, 1992.
Negroponte, Nicholas. A Vida Digital, Companhia das Letras, São Paulo, 1995.
Código

Nome da Disciplina

COMP045 Métodos Formais
Ementa:

CH

40

Introdução ao desenvolvimento formal de software (motivação, ciclo de desenvolvimento, verificação versus
validação, classificação de métodos). Formalismo no desenvolvimento de software. Notações para
especificação formal. Modelagem, verificação e validação de sistemas de software. Estudos de casos.

Bibliografia:
Bjorner, D. Formal Specification and Software Development. Prentice Hall, NJ, 1982.
Clarke, Jr., Edmund M.;Model checking. Cambridge, MA : MIT Press, 1999.
Ehring, H. Fundamentals of Algebraic Specification 1: Equations and Initial Semantics. Springer-Verlag,
USA, 1985.
Ehring, H. Fundamentals of Algebraic Specification 2: Module Specification and Constraints. SpringerVerlag, 1990.
Código

Nome da Disciplina

COMP046 Tópicos em Humanidades
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Humanidades a ser adotado pelo professor responsável
pela disciplina.
Código

Nome da Disciplina

CH

36

COMP047 Tópicos em Computação Científica
Ementa:

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Computação Científica a ser adotado pelo professor
responsável pela disciplina.
Código

Nome da Disciplina

COMP048 Tópicos em Computação Paralela
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Computação Paralela a ser adotado pelo professor
responsável pela disciplina.
Código

Nome da Disciplina

COMP049 Tópicos em Bancos de Dados
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Bancos de Dados a ser adotado pelo professor
responsável pela disciplina.

Código

Nome da Disciplina

COMP050 Estatística Computacional
Ementa:

CH

40

Introdução à estatística computacional. Método de substituição. Métodos de máxima verossimilhança,
inferência bayesiana e de otimização não linear. Ensaios monte carlo. Plataformas computacionais.

Bibliografia:
Givens, G.H. and Hoeting, J.A. Computational Statistics. 4ª ed. Wiley, New York, 2006.
Gentle, J.E.; Hardle, W.; Mori, Y. (Eds). Handbook of Computional Statistics: Concepts and Methods. 1ª ed.,
Springer. New York, 2004.
Frery, A.C.; Cribari-Neto, F. Elementos de Estatística Computacional usando Plataformas de Software Livre
Gratuito, IMPA, Rio de Janeiro, 2005.
Dalgaard, P. Introductory Statistics with R, Springer, New York, 2002.
Mamdonald, J. ; Brann, J. Data Analysis and Graphics with R: an Example-based Approach, Cambridge,
2003.
Código

COMP051 Processamento de Imagens

Nome da Disciplina

CH

40
37

Ementa:
Imagens e processamento digital. Digitalização e visualização de imagens. Transferência e armazenamento de
imagens. Processamento de imagens. Análise espectral. Filtragem digital. Técnicas de restauração de imagens.
Classificação de imagens.

Bibliografia:
Barrett, H. H. & Myers, K. J. Foundations of Image Science. Wiley-Interscience, 2004.
Jain, A. K. Fundamentals of Digital Image Processing. Prentice-Hall International Editions, 1989.
Richards, J. A. & Jia, X. Remote Sensing Digital Image Analysis. Springer, 1999.
Código

Nome da Disciplina

COMP052 Tópicos em Software Básico
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Software Básico a ser adotado pelo professor
responsável pela disciplina.

Código

Nome da Disciplina

COMP053 Tópicos em Engenharia de Software
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Engenharia de Software a ser adotado pelo professor
responsável pela disciplina.
Código

Nome da Disciplina

COMP054 Tópicos em Arquitetura de Computadores
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Arquitetura de Computadores a ser adotado pelo
professor responsável pela disciplina.
Código

Nome da Disciplina

COMP055 Tópicos em Comunicação de Dados

CH

40
38

Ementa:
Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Comunicação de Dados a ser adotado pelo professor
responsável pela disciplina.
Código

Nome da Disciplina

COMP056 Tópicos em Redes de Computadores
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Redes de Computadores a ser adotado pelo professor
responsável pela disciplina.

Código

Nome da Disciplina

COMP057 Tópicos em Computação Móvel e Sem Fio
Ementa:

CH

40

Equipamentos móveis. Sistemas Operacionais para ambiente móvel. Linguagens para ambiente móvel.
Restrições e limitações em ambientes móveis. Transmissão de dados sem fio. Aplicações.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Computação Móvel e Sem Fio a ser adotado pelo
professor responsável pela disciplina.
Código

Nome da Disciplina

COMP058 Programação Linear
Ementa:

CH

40

Formulação de modelos de programação linear. Solução gráfica. Método simplex. Geometria do método
simplex. Algoritmo simplex revisado. Dualidade. Análise de sensibilidade e interpretação econômica. Fluxos
em redes.

Bibliografia:
Goldbard, M. C.; Luna, H. P. L. Otimização Combinatória e Programação Linear: Modelos e Algoritmos.
Campus, Rio de Janeiro, 2005.
Prado, Darci. Programação Linear. V. 1, EDG, Belo Horizonte, 1999.
Código

Nome da Disciplina

COMP059 Tópicos em Inteligência Artificial
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

39

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Inteligência Artificial a ser adotado pelo professor
responsável pela disciplina.

Código

Nome da Disciplina

COMP060 Qualidade de Software
Ementa:

CH

40

O histórico e o conceito de qualidade. O conceito de qualidade de software. Métricas de qualidade de
software. Normas de qualidade de software. Técnicas de garantia da qualidade de software. Teste de software:
conceitos, tipos e aplicação no contexto da qualidade. Modelos de melhoria do processo de software.
Planejamento de sistemas de qualidade de software. Padrões: ISO, SEI, CMMi, MPS-BR.

Bibliografia:
Weber, Kival. Qualidade de Software: Teoria e Prática, Makron-Books, Rio de Janeiro, 2001.
Kocianski, André. Qualidade de Software, Novatec, São Paulo, 2006.
Bartie, Alexandre. Garantia da Qualidade de Software, Campus, Rio de Janeiro, 2002.
Silva, Ivan. Qualidade em Software, Alta Books, São Paulo, 2005.
Código

Nome da Disciplina

COMP061 Tópicos Especiais em Computação
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função dos temas especiais em Computação a ser adotado pelo professor
responsável pela disciplina.
Código

Nome da Disciplina

COMP062 Tópicos em Modelagem Computacional de Conhecimento
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

40

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema sobre Modelagem Computacional do Conhecimento a ser
adotado pelo professor responsável pela disciplina.

Código

Nome da Disciplina

COMP063 Tópicos Especiais em Programação
Ementa:

CH

40

Os tópicos serão definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da
área.

Bibliografia:
A bibliografia será definida em função do tema em Programação a ser adotado pelo professor responsável
pela disciplina.

41

6. Estágio Supervisionado
O Estágio Supervisionado do Curso de Computação, não obrigatório,

tem por

objetivo, a articulação dos conhecimentos teóricos e o exercício da profissão em seu sentido
mais amplo, promovendo atividades voltadas para a formação de profissionais de computação
com conhecimento das diversas realidades do mercado, quer seja nas aplicações de caráter
científico, quer nas de cunho empresarial.
O Estágio Supervisionado de Computação é coordenado pelo Colegiado do Curso e
tem caráter optativo. Pode ser realizado ao longo do curso, após o 3° (terceiro) semestre
letivo. Durante o Estágio, os alunos deverão desenvolver atividades práticas que permitam
sedimentar os conhecimentos acumulados nas diversas disciplinas já cursadas e entrar em
contato com a realidade local, conhecendo suas dificuldades e necessidades de aprimoramento
e automação.
Os estágios supervisionados deverão ter acompanhamento de um professor do
Instituto de Computação, responsável pela evolução do aluno nas suas atividades práticas,
suprindo-lhe com a orientação e apoio necessários ao seu bom desempenho durante todo o
estágio.
O Estágio Supervisionado poderá ser remunerado ou não, e em instituições de ensino e
pesquisa ou em empresas privadas, desde que haja nelas um profissional da área de
Computação que seja responsável pelas atividades dirigidas do aluno e que possa avaliá-lo no
final do estágio.

42

7. Trabalho de Conclusão de Curso
A conclusão do curso dependerá da elaboração individual de uma monografia final,
denominada TCC – Trabalho de Conclusão do Curso, apresentada a uma banca examinadora,
sob a coordenação do Colegiado do Curso de Ciência da Computação, na forma como dispõe
a Resolução n.º 01-IC, de 10.08.2006. O TCC não constitui disciplina apesar de contar com
uma carga horária de 80 horas para a integralização curricular.
A monografia representa o trabalho de final de curso previsto no Regimento Geral da
Universidade, sendo obrigatória a sua entrega por escrito e a respectiva apresentação
individual perante uma banca examinadora formada por no mínimo 02 (dois) professores que
não participaram da orientação do trabalho.
O TCC tem como finalidade desenvolver a capacidade crítica e a produção criativa do
aluno, demonstrando os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Para tanto, além do
auxílio de um orientador o aluno contará na estrutura curricular com uma disciplina de
Metodologia da Pesquisa e Trabalho Científico no terceiro semestre do Curso, visando
auxiliá-lo na elaboração da monografia.

43

8. Atividades Complementares
As atividades complementares devem ser desenvolvidas ao longo do curso, dentro da
carga horária prevista, segundo programação individual de cada aluno. Ao final do Curso, a
Coordenação cadastrará as atividades individuais dos alunos, definindo a carga horária
correspondente a cada atividade, considerando-se, dentre outras e todas vinculadas a áreas de
interesse do curso: pesquisa, extensão, monitoria, eventos culturais, científicos e estudantis
(congressos, seminários, encontros, conferências, palestras, cursos), núcleos temáticos, temas
interdisciplinares, disciplinas extracurriculares ministradas fora do curso ou por outras
instituições, se forem compatíveis com a formação do bacharel em Computação.
A Parte Complementar do Curso de Ciência da Computação do Instituto de
Computação da UFAL com carga horária total de 200 (duzentas) horas, poderá ser composta
da seguinte forma:

Desdobramento dos Grupos de Atividades
Resolução CEPE n.º 113/95
GRUPO 1

Monitoria.

Até 100 horas por ano completo e no total.

Disciplinas isoladas, de outros cursos.

Total da carga horária da disciplina, até o total de 120 horas.
Local
5 horas por dia sem
10 horas por dia com trabalho
trabalho

GRUPO 2

Participação em eventos: seminários,
congressos,
conferências,
encontros
estudantis, cursos de atualização.

Até 50 horas por ano e até 150 horas no total.
Fora da cidade
10 horas por dia sem
20 horas por dia com trabalho.
trabalho.
Até 50 horas por ano e até 150 horas no total.

Núcleos temáticos.

GRUPO 3

GRUPO 4

Até 150 horas no total.

Atividades de extensão.

Até 100 horas por ano e 150 horas no total.

Estágios extracurriculares.

Até 100 horas por ano e 150 horas no total.

Atividades de pesquisa e iniciação científica.

Até 100 horas por ano e 150 horas no total.

Trabalhos publicados.

30 horas para cada.

Administração e representação em entidades
estudantis.
Até 50 horas por ano e 100 horas no total.
Representação em colegiados da UFAL.

Até 50 horas por ano e 100 horas no total.

As atividades devem ser pertinentes e úteis à formação do Bacharel em Ciência da
Computação e admitidas pelo Colegiado do Curso, observada a interdisciplinaridade.
Os documentos comprobatórios devem permanecer sob a guarda do aluno, em pasta
própria, depois de visados pelo Coordenador do Curso, com a respectiva computação da carga
horária.
44

Com o objetivo de auxiliar aos alunos na realização das atividades complementares, a
Coordenação do Curso, promoverá uma vez por ano, um seminário, palestra ou congresso, no
âmbito da Universidade com a parceria de outras instituições ou empresas privadas,
estimulando a diversificação das atividades dos discentes.
Será ainda fomentada a participação em pesquisa e extensão na área de computação ou
afim e realizadas de modo interligado com o ensino, visando atender à formação fundamental
e prática do bacharel em computação, com a devida valoração como atividade complementar.

45

9. Avaliação
9.1. Avaliação do Projeto Pedagógico
A avaliação permanente deste Projeto Pedagógico a ser implantado com a
presente proposta é de importância fundamental para aferir o sucesso do currículo proposto
para o Curso, como também para certificar-se da necessidade de alterações futuras que
venham aprimorar o Projeto, tendo em vista o seu caráter dinâmico e a necessidade de
adaptar-se às constantes avaliações que terá que enfrentar.
Seguindo a orientação dos Conselhos Superiores da UFAL, deverão ser
inseridos mecanismos que possibilitem uma avaliação institucional e uma avaliação do seu
desempenho acadêmico – ensino e aprendizagem – de acordo com as normas vigentes na
Instituição, possibilitando a realização de uma análise diagnóstica e formativa, durante todo o
processo de implantação do atual Projeto Pedagógico.
Tal processo de avaliação deverá utilizar estratégias e táticas que possibilitem
uma discussão ampla, visando detectar as deficiências que porventura existam.
As atividades de extensão universitária, realizadas no âmbito do Curso, em
parceria com órgãos públicos ou empresas privadas, serão também avaliadas pela sociedade,
através de instrumentos adequados, inclusive nos estágios curriculares não obrigatórios.
Também será adotado para fins de avaliação do Projeto Pedagógico do curso, o
roteiro proposto pelo INEP/MEC para as condições de ensino, através dos seguintes tópicos:
1. Organização Didático-Pedagógica: Administração Acadêmica, Projeto do Curso,
Atividades Acadêmicas articuladas ao ensino de graduação;
2. Corpo Docente: Formação Profissional, Condições de Trabalho, Atuação e
Desempenho Acadêmico e Profissional;
3. Infra-Estrutura: Instalações Gerais, Biblioteca, Instalações e Laboratórios Específicos.

9.2. Avaliação dos Docentes
A avaliação do desempenho docente será efetivada pelos alunos/disciplinas
através de formulário próprio e obedecendo aos critérios do processo de avaliação
Institucional.
46

9.3. Avaliação dos Discentes
A verificação de aprendizagem será realizada pela freqüência e pelo aproveitamento
nos estudos, os quais deverão ser atingidos conjuntamente. Essa verificação será aplicada
segundo a resolução .... que regulamenta ...

9.4. Considerações Finais da Avaliação do Aprendizado
É indispensável que a avaliação seja entendida como um processo amplo de
aprendizagem, envolvendo assim a responsabilidades do professor e a do aluno. Assim, a
avaliação aqui proposta deve-se pautar também em questões de avaliação comportamental,
avaliação humanista, avaliação cognitivista e avaliação no modelo sócio-cultural. Considerase que as pessoas aprendem de maneira diferente e em momentos diferentes.
O aluno também será avaliado nas suas atividades de Iniciação Científica,
estágios e monitorias, visando garantir um maior aproveitamento. O Colegiado acompanhará,
ainda, o desempenho dos alunos no ENAD e nas seleções para os programas de pósgraduação através do POSCOMP que é um dos principais programas de seleção de pósgraduação do país.

47

Anexo I – Corpo Docente
Doutores:
Alejandro César Frery Orgambide
Arturo Hernández Dominguez
Eliana Silva de Almeida
Evandro de Barros Costa
Fábio Paraguaçu Duarte da Costa
Glauber José Ferreira Tomaz Silva
Henrique Pacca Loureiro Luna
Luis Claudius Coradine
Márcio Nunes de Miranda
Olival de Gusmão Freitas Júnior
Roberta Vilhena Vieira Lopes

Mestres:
Alcino Dall’Igna Júnior
Ailton Cruz dos Santos
Cid Cavalcanti de Albuquerque
Fábio Cunha de Albuquerque
Heitor Soares Ramos Filho
Jaime Evaristo dos Santos
Jorge Silva Dantas
José Arnon Silva Costa
Pedro Falcão Gonçalves
Silvio Chagas da Silva
Washington Guimarães Bomfim

Especialistas:
Diniz Fireman de Araújo Filho
Fernando Bruno de Oliveira
Marcos Cavalcante Gameleira
Marcus de Melo Braga
Nilton Lopes Carnaúba
Petrúcio Antonio Medeiros Barros
48