Defesa de dissertação do aluno Rodrigo José Sarmento Peixoto

Título: Gungnir - uma ferramenta para geração e execução automática de testes de conformidade utilizando Autômatos Temporizados.

26/10/2010 16h01 - Atualizado em 14/04/2022 às 11h41

Local e data:

Sala de aula do Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento – MMCC Quinta-feira, 28 de outubro de 2010, às 16h.

Banca:

Leandro Dias da Silva (Instituto de Computação – Universidade Federal de Alagoas); Patrick Henrique da Silva Brito (Instituto de Computação – Universidade Federal de Alagoas); Angelo Perkusich (Departamento de Engenharia Elétrica – UFCG).

Resumo:

O objetivo neste trabalho é aumentar a confiança e a segurança no funcionamento de sistemas da automação através do uso de uma ferramenta de geração e execução automática de testes de conformidade. A ferramenta desenvolvida chama-se Gungnir e utiliza modelos formais, cujo padrão utilizado é o formalismo de Autômato Temporizado (AT). Os sistemas de controle são constituídos por Controladores Lógicos Programáveis (CLP) e normalmente são desenvolvidos nas linguagens Ladder e Function Block Diagram (FBD). A atividade da Gungnir é verificar se a implementação do sistema de controle desenvolvida na linguagem Ladder é compatível com a especificação modelada utilizando o padrão ISA 5.2. Para isso são utilizadas ferramentas de tradução de Ladder e ISA 5.2 para modelos de AT, definidos critérios de cobertura e criadas heurísticas as quais asseguraram menor custo computacional durante a execução dos testes.