O COMPUTEC aborda a área de Computação desde uma perspectiva da tecnologia e da inovação, defendendo o incremento da cooperação e da interação entre as universidades, as empresas e o diferentes níveis de governo. Esta reflexão proposta pelo COMPUTEC está inserida em um contexto nacional de forte prioridade das agencias de fomento governamentais para a área de inovação e transferência de tecnologia, estimulando a ampliação da cooperação entre as universidades, as empresas e o governo. Neste sentido, o COMPUTEC está organizado de forma a identificar e analisar desafios e oportunidades na área de inovação e desenvolvimento tecnológico, na área de Computação, no contexto da Hélice Tripla. Ao propiciar esta reflexão e discussão, com destacados representantes da academia e das empresas, pretende-se contribuir consideravelmente para o avanço da Computação no Brasil.
No COMPUTEC as ideias são apresentadas e discutidas por meio de painéis e palestras que abordam os temas propostos em diversos aspectos tais como a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, pesquisa aplicada, oportunidades e desafios e programas governamentais na área de inovação. Logo, os pronunciamentos de representantes dos setores público e privado, abordando políticas públicas, estratégias de desenvolvimento, visões de mercado e perspectivas futuras, deverão trazer à discussão temas extremamente relevantes àqueles que estão prospectando novas oportunidades e buscando preparar-se para um melhor entendimento dos desafios para os diversos atores publicos e privados envolvidos, nas áreas acadêmicas (docentes, pesquisadors e estudantes), empresarias e governamentais.
Palestras
|
09:00h - As Oportunidades de Negócio no Cenário Mobile, Demian Borba - BlackBerry
- Resumo: Vamos discutir as oportunidades presentes no cenário mobile quando se pensa em inovação. Além dos detalhes de loja de aplicativos e muitos números, vamos conversar sobre como gerenciar e trabalhar a cultura de inovação no mercado atual.
- Bio: Surfista, professor da Universidade da California San Diego (UCSD) e Developer Evangelist na BlackBerry, com foco em HTML5 e UI Design. Demian viaja o mundo conversando com developers sobre desenvolvimento, design, inovação e mercado. Antes de entrar para a BlackBerry, Demian comandou a agência interativa Action Creations na California, com clientes com Nike, 20th Century Fox, Oakley etc. Em 2012, recebeu o prêmio "Must See BlackBerry Developer Evangelist", competição global entre todos os evangelistas da BlackBerry, e venceu uma das maiores competições para developers nos Estados Unidos, o AT&T® Mobile App Hackathon em Las Vegas.
|
|
09:40h - The Making of a Web Startup Company: Challenges, Successes, and Failures, Berthier Ribeiro-Neto - UFMG & Google
- Resumo: In this talk we discuss some of the challenges in building a Web startup company based on an idea or on a prototype of technology. First, we discuss the advent of the Web and its major characteristics. Next, we discuss the notion of value and the role of the entrepreneur. At the end we provide a summary of our own experiences with building a startup company from a prototype of technology created at the university.
- Bio: Berthier Ribeiro-Neto received a B.Sc. degree in Math, a B.Sc. degree in Electrical Engineering, and an MS degree in Computer Science, all from the Federal University of Minas Gerais in Brazil, and a Ph.D. degree in Computer Science from the University of California at Los Angeles in 1995, under Dick Muntz. Since then, he has been with the Computer Science Department at the Federal University of Minas Gerais where he is an Associate Professor, currently on a part time assignment. He is also a Director of Engineering and Site Lead at the Google Research and Development Center, located in BeloHorizonte, and an ACM member. Ribeiro-Neto is a co-founder of Akwan Information Technologies, a search engine company that was sold to Google in 2005 to become the Google Research and Development Center for Latin America, located in Belo Horizonte. He is also co-author of the book Modern Information Retrieval, Addison Wesley, 1999, the best selling book in information retrieval, adopted in hundreds of universities around the world. The second edition, entitled Modern Information Retrieval---The Concepts and Technology behind Search, which was published by Pearson in 2011 and provides an ambitious review of 50 years of research in Information Retrieval, including 1,800 bibliographical references, received the 2012 ASIS&T Book of the Year award.
|
|
10:10h - Contribuições da Academia no Desenvolvimento de Novos Produtos, Gisele Souza - Schlumberger
- Resumo: Em alguns momentos, a academia e a desenvolvimento de produtos parecem
elementos desconectados. Entretanto, ambos estão diretamente ligados. Essa sessão versará sobre parcerias de sucesso entre a academia e empresa.
- Bio: Gisele Pinheiro Souza (Schlumberger) iniciou sua carreira como desenvolvedora de software em 2006 trabalhando em diferentes multinacionais. Em 2009 começou atuar como líder de esenvolvimento. Ingressou na Schlumberger em 2010 e desde 2011 é gerente de projeto. Graduada pela UFRGS (2006) com anduíche de um ano na École nationale supérieure d'informatique et de mathématiques appliquées (ENSIMAG - Grenoble, França). Mestre em computação pela UFRGS (2013) na área de sistemas distribuídos.
|
|
11:00h - O Mercado de TI do ponto de vista de uma multinacional, Otavio Coelho - Microsoft
- Resumo: Qual é a visão, investimentos e preocupações de uma multinacional como a Microsoft no Brasil. Que tendências de mercado e pesquisa são importantes para a Microsoft e vale conhecer?
- Bio: Arquiteto Corporativo da equipe de Serviço de Estratégia Corporativa da Microsoft América Latina (ESS - Enterprise Strategy Services), PhD e mestre em Informática pela PUC-RJ, possui mais de 30 anos de experiência no mercado de software. Hoje, atua como consultor apoiando o planejamento de iniciativas TI e sua realização de valor junto a grandes empresas brasileiras.
|
|
11:40h - Uma visão do Centro de Pesquisa da GE no Brasil e a Internet Industrial, Marcelo Blois, GE Global Research
- Resumo: A GE é uma empresa fundada for Thomas Edison há mais de 120 anos e possui seu processo de inovação como diferencial estratégico. O Centro de Pesquisa da GE no Brasil tem como missão atacar os desafios nas áreas de Engenharia de Alta-performance e Software que os clientes locais da GE enfrentam. Uma das iniciativas estratégicas da empresa é o desenvolvimento de uma infra-estrutura de software que permita que à Industrial Internet se torne uma realidade. Nesta palestra, além da apresentação do Centro de Pesquisa da GE, serão abordados os conceitos relacionados à Industrial Internet e como a GE está trazendo inovações neste contexto.
- Bio: Marcelo Blois Ribeiro é bacharel em Ciência da computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Ciência da Computação pela PUC-Rio na área de Engenharia de Software. Atua há mais de 15 anos em pesquisa aplicada nas áreas de Engenharia de Software e Inteligência Artificial. Coordenou diferentes trabalhos de pesquisa com financiamento governamental e corporativo nos últimos 15 anos. Atuou em pesquisa aplicada com a Dell Computadores durante 10 anos antes de se juntar ao Centro de Pesquisa da GE como líder da área de Integração de Sistemas. Nesta posição objetiva desenvolver diferentes iniciativas na linha de Internet Industrial, promovendo a inovação dos produtos da GE com foco na necessidade dos clientes da América Latina.
|
|
17:00h - Leis de "incentivo" à inovação no Brasil. Mito ou realidade?, Sérgio Cavalcante - C.E.S.A.R
- Resumo: Nos últimos anos o Brasil fez vários avanços à política de inovação, incluindo a criação de leis e incentivos de forma a promover a interação universidade – empresa. Entretanto, mesmo considerando que a Lei de Inovação trouxe vários avanços à política de inovação no país, o que faz com que a pesquisa, na maioria dos casos, ainda caminhe de forma tão independente da prática? Por que ainda não conseguimos colocar em prática grande parte das idéias e políticas propostas no marco legal? Estas leis de fato incentivam ou dificultam a relação com o mercado?
- Bio: Ph.D. em Eletrônica pela Newcastle University (1997) – Inglaterra, Sérgio Cavalcante é, desde 2005, o CEO do C.E.S.A.R, onde também foi Presidente do Conselho durante 3 anos. Participa como membro do conselho do Porto Digital, Amcham-PE, Pitang e Joy Street. Ele também é Diretor de Articulação com Empresas da Sociedade Brasileira de Computação e foi Chefe do Departamento de Ciência da Computação do Centro de Informática da UFPE de 2001 a 2005, onde leciona desde 1989. O C.E.S.A.R é um Instituto de Inovação fundado em 1996 que já criou mais de 20 empresas e conta, atualmente, com cerca de 550 colaboradores, filiais em Recife, Curitiba e Sorocaba, e escritório de negócios em São Paulo.
|
|
17:30h - Big Data What is it, How it¹s created, Why it is important, and latest developments in Big Data research, Karin Breitnam, EMC
- Resumo: Most companies around the world have massive structured and unstructured business data about its projects, products, processes, production, and people. Today's challenge is how to transform all that into valuable insight. Big Data is a recent buzzword used to represent the collection of tools, methods, and techniques that can be employed in the manipulation of very large datasets. Despite the hip and inconsistencies around the term, there's a comprehensible set of computer science skills required of anyone that goes about calling him/herself a data scientist. In this talk we dissect, define and take a deep dive on some of the (unsurprisingly not new) required Big Data disciplines. We illustrate then with real industry (no Social Networks, sorry) examples – Telco, Health and Oil & Gas. We finalize by discussing job opportunities in industry/research.
- Bio: Dr. Karin Breitman Karin is General Manager and Vice President of EMC¹s Big Data R&D Center (BRDC) located in Rio de Janeiro. Before joining the BRDC, Dr. Karin Breitman worked as a Professor in the Informatics Department of Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio). She is the author of over 80 research papers presented at conferences and published in scientific journals, as well as the recently published books "Video Processing in the Cloud" and "Patterns, Programming and Everything", by Springer Verlag. She has received many awards and currently serves on the Board of Directors for the Brazilian Computation Society, the Practitioners Board of ACM, IFIP and IEEE. She has received research grants from public and private companies, including NASA, CNRS, IBM, Hewlett Packard and Microsoft. Her research focuses on Software Engineering and their applications to knowledge representation, Linked Data, Semantic Web and Cloud Computing.
|
|
18:10h - Technological Innovation and Development: Opportunities for Open Innovation Network, Fernando Hideo Fukuda - Agency of Estácio
- Resumo: Overview of Estácio. Estácio’s Competitive Advantages. Unique Academic Model. Strategic Planning. ADITEC Framework. Opportunities for Open Innovation Network. Open Partnerships. Global Scenario. Brazilian Scenario. Insights for Innovation. Key Areas for Innovation. Technologies for Innovation.
- Bio: Executive Director of Development and Technological Innovation Agency of Estácio. Director of Knowledge Center of Technologies of Estácio. Researcher of Estácio de Sá University. Member of the Institutional Committee for Scientific Initiation of Estácio de Sá University. Partner of Brazilian Computer Society (SBC). Doctor of Science in Computer Systems from Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE). Master of Science in Computer Systems from Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-RJ). Post Graduated in Systems Analysis from Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-RJ). Bachelor of Engineering in Electronic Systems from Rio de Janeiro State University (UERJ).
|
Coordenação do Comitê de Programa
|
Esteban Walter Gonzalez Clua - (UFF)
|
|
Leandro Melo de Sales - (UFAL)
|
Apoio