SECOMU - Divulgada a Programação Preliminar

Obtenha as Apresentações realizadas durante o SECOMU

Dia 23/7, Terça-feira

MOOCs

Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de curso aberto através da Web que visa oferecer a um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.

O que a academia brasileira tem a dizer dos MOOCs?

José Palazzo M. de Oliveira

Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

João Carlos Teatini

Diretoria de Educação Básica Presencial, CAPES

Itana Maria Gimenes

Departamento de Informática, Universidade Estadual de Maringá, DIN/UEM

Ronaldo Mota

Institute of Education, University of London

Moderador: Mirella M. Moro

Diretora de Educação, SBC

Dia 24/7, Quarta-feira

Cidades Inteligentes

Cidades inteligentes permitem o crescimento econômico sustentável e a prosperidade para seus cidadãos. Nesse ambiente, tanto governo quanto outras entidades como ONGs devem ter o ferramental para analisar dados que levem a decisões, antecipar problemas e resolver as questões que podem gerar esses problemas de forma proativa e coordenar recursos que criam o ambiente de cidades inteligentes.

Este painel tem como objetivo discutir os desafios que cidades inteligentes criam a Ciência da Computação

Aldri Luiz dos Santos

Departamento de Informática, Universidade Federal do Paraná, DINF/UFPR

Célio Vinicius Neves de Albuquerque

Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, IC/UFF

Juliana Salles

Microsoft Research

Moderador: Antônio Alfredo Loureiro

Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Minas Gerais, DCC/UFMG

Eduardo Freire Nakamura

Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI

Dia 25/7, Quinta-feira

Políticas do MCT&I para inovação em Ciência da Computação no Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) lançou em agosto de 2012 o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior) para estimular o desenvolvimento de softwares no Brasil. Esse programa tem investimento de R$ 500 milhões até 2015 e terá como meta desenvolver a tecnologia da informação no país. Em março deste ano, o governo federal lançou o Plano Inova Empresa, que contém quatro linhas de financiamento a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação com R$ 32,9 bilhões já programados. Esse plano define sete eixos estratégicos, dentre eles TIC (computação em nuvem, mobilidade e internet; semicondutores e displays; softwares; banda larga e conteúdos digitais).

Dados esses planos, como a academia pode participar desse processo de inovação?

Virgilio Augusto Fernandes Almeida

MCT&I, Secretário de Política de Informática

Altigran Soares da Silva
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.

Lisandro Zambenedetti Granville

Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, INF/UFRGS
granville@inf.ufrgs.br

Prof. Sérgio Cavalcante

Diretor de Articulação com Empresas da SBC

Moderador: Edmundo Albuquerque de Souza e Silva

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ

Dia 26/7, Sexta-feira

Teoria da Ciência da Computação no Brasil

Dentre as diversas áreas da Ciência da Computação, possivelmente a que tem menos espaço, devido a interesses e número de pesquisadores atuantes na academia, é a de teoria. Esse fato acaba levando a um círculo vicioso já que poucos alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, acabam se interessando por trabalhar em problemas relacionados aos fundamentos teóricos da Ciência da Computação. Este painel tem como objetivo discutir ações para incentivar o trabalho na área da teoria da Ciência da Computação no Brasil.

Cláudia Linhares
Centro de Ciências, Departamento de Computação, Universidade Federal do Ceará.

Jayme Luiz Szwarcfiter

Cid Carvalho de Souza