SEMISH - XL Seminário Integrado de Software e Hardware

O SEMISH, principal fórum científico do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), está em sua quadragésima edição e ocorrerá em Maceió, Alagoas, de 23 a 26 de julho, juntamente com o XXXIII CSBC.

 

Este ano o Congresso da SBC versará sobre o tema “Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação”, portanto o SEMISH tem especial interesse em receber artigos ligados a esse abrangente tópico.

A rápida evolução da tecnologia está ocasionando uma mudança expressiva no ambiente urbano. Há uma crescente instrumentação de áreas urbanas com sensores interconectados por redes sem fio que fornecem diversos dados sobre o ambiente. O desenvolvimento de sistemas capazes de tirar proveito das novas tecnologias de informação e comunicação e que façam uso da massa de dados disponível, agregando-lhes significado e integrando-as de uma forma sensível ao contexto em que são produzidos, será capaz de prover novos níveis de “inteligência urbana”, viabilizando a concepção de Cidades Inteligentes (smart cities). Cidades Inteligentes é um conceito relacionado à oferta de serviços de informação e comunicação para solucionar problemas dos cidadãos em seus conglomerados urbanos. Esse conceito é uma evolução do conceito de “cidade digital”, focado na conectividade e governo eletrônico, incluindo tecnologias a serviço do cidadão e do meio ambiente. Tal conceito possibilita soluções para vários problemas como trânsito, vigilância, atendimento de emergência, monitoramento ambiental, saúde, educação e inclusão digital, bem como permite uma maior eficiência e transparência na gestão pública das cidades. Para que os objetivos das cidades inteligentes sejam alcançados, é preciso desenvolver o conceito de computação ubíqua, no qual a presença de tecnologia computacional está presente no dia-a-dia das pessoas, seja nos objetos, ambientes, ferramentas, veículos, equipamentos, quanto nas edificações. Para viabilizar plenamente o paradigma da computação ubíqua e atingir todo seu potencial de aplicabilidade na construção de cidades inteligentes, vários desafios técnicos e tecnológicos ligados a todas as áreas da computação precisam ser suplantados.

 

Convidamos a comunidade a compartilhar experiências através da submissão de artigos completos, em português ou inglês, que apresentem soluções que avancem o estado-da-arte no tema Cidades Inteligentes, assim como discutam, de forma aprofundada, direções de pesquisa futura associadas a esse tema.

 

Formato dos trabalhos

As artigos devem ter no máximo doze páginas (incluindo referências, figuras e tabelas). O formato dos artigos deve seguir o estilo dos artigos da SBC.

A submissão dos artigos será eletrônica, em formato PDF, através do sistema JEMS de submissões de artigos da SBC. O artigo submetido não deve ter sido publicado anteriormente, nem ter sido aceito ou estar em processo de avaliação simultânea por qualquer outro meio de divulgação científica.

 

Palestras

 

 

Prof. Paul Watson – University of Newcastle – UK

Titulo da Palestra: Social Inclusion through the Digital Economy

Bio: Paul Watson é Professor de Ciência da Computação e Diretor do Instituto Digital da Universidade de Newcastle, Reino Unido. Lidera uma gama de projetos que exploram e constroem soluções baseadas em computação em nuvem, incluindo o recente projeto de pesquisa denominado "Inclusão Social através da Economia Digital" (“Social Inclusion through the Digital Economy” - SIDE), que recebeu um financiamento de R$350M. O projeto SIDE está investigando como tecnologias avançadas podem ser utilizadas para melhorar as vidas de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis incluindo as pessoas mais velhas, os deficientes, e jovens marginalizados. Sua pesquisa atual está centrada em torno de uma plataforma de computação em nuvem de alto nível, denominada "e-Science Central". O Professor Watson juntou-se a Universidade de Newcastle a partir de sua experiência na indústria (ICL High Performance Systems) , onde ele projetava sistemas de banco de dados escaláveis de alto desempenho. Ele é um Chartered Engineer, membro da British Computer Society Fellow e do UK Computing Research Committee.

 

Prof. Flávio Oquendo – Université de Bretagne-Sud - France (http://www-irisa.univ-ubs.fr/Flavio.Oquendo/)

Titulo da Palestra: Sistema-de-sistemas intensivos em software: paradigma emergente e abordagem aos desafios das cidades inteligentes

Resumo:

Com o progresso da internet e o aparecimento de suas novas formas, tais como a internet de serviços e a internet de objetos, os sistemas intensivos em software evoluíram de sistemas “stand-alone” no passado para sistemas interconectados no presente para se tornarem cada vez mais sistemas-de-sistemas nesta nova década. Este é notadamente o caso de cidades inteligentes, que são intrinsecamente, por natureza, sistemas-de-sistemas.

Esta nova geração de sistemas, os sistemas-de-sistemas, é caracterizada pela independência operacional e gerencial de seus sistemas constituintes (estes mesmos sistemas em si próprio), por sua distribuição geográfica, e pelo fato de que o sistema-de-sistemas em si seja sujeito a um desenvolvimento evolucionário como também seja capaz de produzir comportamentos emergentes.

A complexidade de sistemas-de-sistemas em cidades inteligentes traz assim novos desafios: a problemática, que era no passado de desenvolver sistemas “complicados”, tipicamente um objeto de engenharia, se tornou a de se desenvolver sistemas “complexos”, objeto de estudo da arquitetura.

Neste sentido, a arquitetura, do grego αρχη [arkhé] significando "principal" e τεχνη [tékhton] significando "construção", refere-se à organização fundamental de um sistema complexo em termos de seus componentes essenciais, das interconexões entre estes componentes e destes com o ambiente onde o sistema opera, assim como aos princípios que regem sua construção inicial e sua evolução posterior.

A arquitetura forma assim a espinha dorsal em torno da qual por um lado são concebidos e construídos sistemas complexos, com surgimento de comportamento emergente, e por outro lado suporta a adaptação e a evolução destes sistemas. Ela fornece a abstração e os mecanismos para a manipulação de um sistema-de-sistemas ao longo de seu ciclo de vida. De fato, uma abordagem rigorosa se concentrando na arquitetura do sistema-de-sistemas é necessária para garantir suas propriedades emergentes, cada vez mais críticas e sujeitas à evolução, como também ao imperativo de adaptá-lo ou mesmo evoluí-lo dinamicamente durante sua execução.

Esta palestra apresentará os conceitos intrínsecos à noção de sistema-de-sistemas e seu estado-da-arte em termos de uma analise sistemática da literatura. Ela desenvolverá em seguida uma abordagem dirigida pela arquitetura para se atacar aos desafios trazidos por esta classe emergente de sistemas complexos no contexto de cidades inteligentes. Esta abordagem será apresentada através de seus princípios fundamentais e de um caso concreto ilustrando a aplicação deste paradigma emergente.

 

Bio: Flávio Oquendo é Professor Titular de Computação, laureado com Premio de Excelência Científica do Ministério de Pesquisa e de Ensino Superior, na França, onde exerce como Diretor de Pesquisa no IRISA, Instituto de Pesquisa em Informática entre o CNRS, INRIA e Universidades e Escolas de Engenheiro da Bretanha (700 membros dos quais 300 Doutorandos) e como Diretor de Ensino na Escola de Engenheiro da Universidade da Bretanha Sul, parte integrante do Polo de Ensino Superior e de Pesquisa da Universidade Europeia da Bretanha (72.000 Estudantes dos quais 3.000 Doutorandos).

Engenheiro formado pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (São José dos Campos, São Paulo, Brasil), obteve Mestrado, Doutorado e Livre-Docência (HDR) em Computação pela Universidade de Grenoble, França.

Contando mais de 25 anos de experiência em pesquisa, primeiro atuou como pesquisador no Centro Emeraude de P&D em Engenharia de Software criado pelas empresas BULL, THALES e AT&T em Paris, segundo como Professor Adjunto, concursado, na Universidade de Grenoble e em seguida como Professor Titular (nomeado pelo Presidente da República Francesa, após concurso publico) na Universidade de Savoia et atualmente na Universidade da Bretanha Sul.

Implicado ativamente no Espaço Europeu de Pesquisa, participou de uma dezena de projetos europeus de pesquisa assim como a várias redes de excelência ao longo dos sete programas de P&D da Comissão Europeia, tendo atuado como Diretor Científico Europeu por cerca de dez anos neste contexto e participado do Comitê de Especificação de Normas Europeias ECMA e Internacionais ISO em Engenharia de Software.

Publicou cerca de 150 artigos em periódicos e atos de conferências internacionais. Editou seis números especiais de periódicos e tem, ao longo dos anos, sido revisor de mais de vinte periódicos internacionais.

Atuou como membro de mais de 100 Comitês de Programa de conferências internacionais, e.g. IEEE/ACM ICSE, ACM ESEC/FSE; presidiu 10 destes, dos quais os das conferências francesa, europeia e internacional IEEE/IFIP em Arquitetura de Software.

É presidente do comitê diretivo das conferências europeias em Arquitetura de Software e membro dos comitês diretivos das conferências francesas e IEEE/IFIP da área.

É igualmente Expert para a Comissão Europeia, assim como para as Agências de Fomento à Pesquisa da França, Bélgica, Países Baixos e Reino Unido.

Seus interesses de pesquisa têm foco em Arquitetura de Software no contexto de Sistemas Complexos, com ênfase atualmente em Sistemas-de-Sistemas, notadamente baseada em abordagens formais conciliando a solidez de uma fundação teórica com às exigências da prática.

 

 

Prof. Paulo Pires -  (UFRJ)

Título da Palestra: Instrumentando Cidades Inteligentes com Sistemas Físico-cibernéticos.

Resumo:

Nos grandes centros metropolitanos, projetar e construir infraestruturas que forneçam suporte eficiente para as necessidades de seus abitantes sem sacrificar sua qualidade de vida é um desafio cada vez maior. Serviços vitais, como transporte, saúde, educação e segurança pública, cada vez mais precisarão ser providos em tempo hábil e muitas vezes considerando a constante mobilidade dos seus usuários. Já é uma realidade atual a rescente instrumentação de áreas urbanas com sensores interconectados por redes sem fio, os quais são capazes de medir diversos parâmetros ambientais e urbanos, tais como a qualidade do ar, níveis de ruído, condições de tráfego, dentre outros. Redes de telefonia móveis equipadas com dispositivos GPS são potencialmente capazes de prover valiosas informações sobre padrões de mobilidade de seus usuários ou sobre a utilização do ambiente urbano e da infraestrutura de serviços públicos. O desenvolvimento de sistemas capazes de tirar proveito das novas tecnologias de informação e comunicação e que façam uso de toda essa massa de dados disponível, agregando-lhes significado, provendo interpretações, realizando inferências e integrando-as de uma forma sensível ao contexto em que são produzidos, será capaz de prover novos níveis de “inteligência urbana”, viabilizando a concepção e o projeto de Cidades Inteligentes.

O objetivo desta palestra é discutir como o paradigma de Internet das Coisas (do inglês Internet of things - IoT ) pode auxiliar na criação de um ecossistema físico-cibernético urbano, englobando infraestruturas, serviços e outros elementos presentes no cotidiano do cidadão, de forma a auxiliar na construção de cidades inteligentes.

 

Bio: Paulo Pires (DSc 2002 COPPE/UFRJ) é Professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é um dos coordenadores do laboratório Ubicomp do Programa de Pós-graduação em Informática da UFRJ, onde pesquisa e desenvolve soluções de software nas áreas de sistemas fisico-cibernéticos e sistemas distribuídos. 

 

 

 

Programação

 

Datas importantes

  • Data limite para submissão dos trabalhos: [8 de abril] 15 de abril de 2013
  • Notificação dos resultados: 20 de maio de 2013
  • Data limite para envio das versões finais: 27 de maio de 2013

  

Coordenação

  • Flávia Coimbra Delicato – UFRJ
  • Thais Vasconcelos Batista – UFRN
  • Heitor Soares Ramos Filho – UFAL (Coordenador Local)

 

Comitê de Programa

  • Aldri Luiz dos Santos - UFPR
  • Altigran Soares da Silva - UFAM
  • André Ponce de Leon F de Carvalho - ICMC-USP
  • Artur Ziviani - LNCC
  • Célio Vinicius Neves de Albuquerque – UFF
  • Clarisse Sieckenius de Souza – PUC-Rio
  • Eduardo Almeida - UFBA
  • Edmundo Madeira - UNICAMP
  • Eduardo Figueiredo - UFMG
  • Eduardo Nakamura - FUCAPI
  • Heitor Soares Ramos Filho - UFAL
  • Itana Maria de Souza Gimenes - UEM
  • José Carlos Maldonado – USP/São Carlos
  • Jó Ueyama - USP/São Carlos
  • José Gonçalves Pereira Filho - UFES
  • Lisandro Granville - UFRGS
  • Luci Pirmez - UFRJ
  • Luciana Nedel - UFRGS
  • Marcel Oliveira - UFRN
  • Marcelo Finger - USP
  • Marta Mattoso - UFRJ
  • Nelson Rosa - UFPE
  • Paulo Pires - UFRJ
  • Ricardo Massa - UFPE
  • Sérgio Soares - UFPE
  • Siang Song- USP
  • Silvana Rossetto - UFRJ
  • Vanessa Braganholo - UFF