WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação
Programação
O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações, reuniões e debates entre docentes, discentes,coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação.
Alinhado com o tema do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC 2013, que ressalta a evolução de nossa sociedade para Cidades Inteligentes, o tema desta edição do WEI é Educação em Computação na Era de Cidades Inteligentes. O termo "Cidade Inteligente" é usualmente associado ao papel da tecnologia da informação e a comunicação que juntas podem solucionar problemas oriundos do progresso das cidades.
No contexto da Educação em Computação, é necessário discutir como preparar nossos cursos e estudantes para se inserir e participar do desenvolvimento dessa nova realidade.
Tópicos de Interesse
O WEI convida a submissão de artigos (de 6 a 10 páginas) sobre Educação em Computação (Graduação e Pós-Graduação) nas seguintes categorias:
- Artigos com Relatos de Experiência: descreve uma iniciativa, curso ou experiência de ensino que possa ser reproduzido;
- Artigos de Pesquisa: apresentam pesquisa a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudos de caso, métodos qualitativos, quasi-experimentos e afins) que apoiam sua investigação e seus resultados.
- Artigos Filosóficos: apresentam argumentação para direcionamento ou ideia a ser considerado em currículos, cursos específicos ou na área em geral.
- Artigos sobre Ferramentas e Técnicas: apresentam ferramentas, técnicas ou processos para apoiar o ensino de Computação.
Em todas as categorias, os artigos devem apresentar trabalhos originais, incluindo a revisão de trabalhos relacionados que ajudem a contextualizar a presente submissão. Dentro das quatro categorias, convida-se submissões que versem sobre qualquer uma das disciplinas relacionadas aos cursos de Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Engenharia de Software, Cursos Superiores de Tecnologia) para Graduação ou Pós-Graduação.
Os artigos devem estar relacionados aos seguintes tópicos (não limitados a apenas estes):
- Atividades extra-curriculares
- Atração de talentos para a Computação
- Computação e Multidisciplinaridade
- Cursos e currículos
- Diversidade e gênero
- Educação a distância
- Educação inclusiva
- E-learning, M-learning
- Estilos de aprendizagem
- Ética
- Grandes desafios de educação em Computação
- Infraestrutura e políticas de atualização (laboratórios, bibliotecas e afins)
- Integração academia-indústria e estágios
- Metodologias de avaliação
- Metodologias de ensino e aprendizagem
- Metodologias de estudo
- Novos currículos, programas e iniciativas educacionais
- Prática profissional
- Trabalhos de conclusão de curso
Submissão, Avaliação e Apresentação dos Artigos
Os trabalhos devem ser enviados no formato PDF, respeitando o formato estabelecido pela SBC, e conter entre 6 e 10 páginas (incluindo anexos). Todos os artigos serão avaliados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa e serão julgados em termos de originalidade, relevância, qualidade técnica e apresentação.
Os artigos aceitos serão integralmente publicados nos Anais do evento e apresentados em sessões técnicas ou interativas através de pôsteres.
Datas Importantes
- Prazo final para submissão de artigos: 12 de abril de 2013 (às 23:55hs horário de Brasília)
- Notificação de aceitação: 17 de maio de 2013
- Prazo final para submissão da versão final: 31 de maio de 2013
Coordenação
- Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco, UFPE
- José Palazzo Moreira de Oliveira, UFRGS
Coordenação Local
- Mônica Ximenes, IFAL
- Alan Pedro da Silva, UFAL
Colaboradores
- Aluizio Araujo, UFPE
- Auri Vincenzi, UFG
- Marcelo Duduchi, CEETEPS
- Mirella M. Moro, UFMG
- Simone Barbosa, PUC Rio
- Simone Martins, UFF
- Tayana Conte, UFAM
Revisores
- Ana Cláudia Gomes de Oliveira, Centro Paula Souza - FATEC do Ipiranga
- Anderson Belgamo, Universidade Metodista de Piracicaba
- André de Oliveira, Universidade de São Paulo
- André Di Thommazo, Instituto Federal de São Paulo
- Anna Dolejsi, Universidade Federal Fluminense
- Antonio Rocha, IC/UFF
- Clara Amelia Oliveira, UFSC
- Cleber Correa, Escola Politecnica da Universidade de Sao Paulo
- Daniel Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
- Daniela Trevisan, Universidade Federal Fluminense
- Débora Saade, Universidade Federal Fluminense
- Draylson Souza, ICMC-USP
- Eduardo Oliveira, Centro de Informática
- Elis Hernandes, UFSCar
- Erik Antonio, Universidade Federal de São Carlos
- Eunice Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso
- Fabíola Guerra Nakamura, Universidade Federal do Amazonas
- Fatima Nunes, EACH-USP
- Fernando Sousa, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- Isabel Cafezeiro, UFF
- Isabel Rosseti, Universidade Federal Fluminense
- Joice Machado, Universidade de São Paulo-USP
- José Bokehi, Universidade Federal Fluminense
- Leandro Galvão, Federal University of Amazonas
- Leandro Oliveira, Universidade Federal de Goiás
- Luiz Leandro Fortaleza, UFAM
- Marcelo Ramos, Universidade de São Paulo
- Michele Brandao, UFMG
- Paulo Gurgel, ICMC – USP
- Paulo Queiroz, Universidade de São Paulo
- Renato Bulcão Neto, Universidade Federal de Goiás
- Thiago Gottardi, Universidade Federal de São Carlos
- Viviane Aureliano, Universidade Federal de Pernambuco
Comitê de Programa
- Adja Andrade, Universidade federal do rio Grande do Norte
- Alberto Castro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
- Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco
- Alexandre Cidral, Universidade da Região de Joinville
- Alisson Brito, Universidade Federal da Paraiba
- André Campos, UFRN
- André Raabe, Universidade do Vale do Itajaí
- Apuena Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Carmem Hara, Universidade Federal do ParanÃ
- Clovis Fernandes, ITA
- Daltro Nunes, UFRGS
- Danielle Rousy, CIn-UFPE
- Debora Paiva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
- Dilermando Piva Jr., Centro Paula Souza - UNIVESP
- Ecivaldo Matos, IFSP - Instituto Federal de São Paulo
- Edmundo Spoto, UFG - Universidade Federal de Goias
- Edson Pimentel, UFABC (Universidade Federal do ABC)
- Eduardo Spinosa, Universidade Federal do Paraná
- Elaine Oliveira, Universidade Federal do Amazonas
- Ellen Francine Barbosa, ICMC-USP
- Fatima Nunes, EACH-USP
- Ismar Frango Silveira, Universidade Cruzeiro do Sul
- Jeane Melo, Federal Rural University of Pernambuco
- José Maria David, Universidade Federal de Juiz de Fora
- Juliana Diniz, Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Juliana Diniz, Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Lúcia Giraffa, PUC-RS
- Leônidas Brandão, Universidade de São Paulo
- Marcos Borges, Universidade Estadual de Campinas
- Maria Augusta Vieira Nelson, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
- Marilia Azevedo, CEETEPS
- Mirella Moro, Universidade Federal de Minas Gerais
- Morganna Diniz, UNIRIO
- Noemi Rodriguez, PUC-Rio
- Raquel Prates, Universidade Federal de Minas Gerais
- Renata Galante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Ronaldo Correia, UNESP - Universidade Estadual Paulista
- Ronaldo Mello, Universidade Federal de Santa Catarina
- Rosana Braga, ICMC-USP
- Sandra Fabbri, UFSCar-Universidade Federal de São Carlos
- Simone Barbosa, PUC-Rio
- Simone Martins, Universidade Federal Fluminense
- Solange Rezende, USP - São Carlos
- Sonia França, Universidade Federal de Pernambuco
- Taisy Weber, UFRGS
- Tayana Conte, UFAM