WEI - Divulgada a Programação
Chamada: WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação
Local: Espaço WEI e Teatro Gustavo Leite
23/07 (Terça-feira)
08:30 (Teatro Gustavo Leite) – Palestra de Abertura - CS2013: A proposta internacional da IEEE-CS/ACM para cursos de Ciência da Computação (CS2013).
Ernesto Cuadros-Vargas, Universidad Católica San Pablo, Peru; Membro do Computer
Science Curricula 2013 Steering Committee
8:30 - 10:30 (Espaço WEI 1) – Fórum Pós-Graduação
10:30 – Coffee break
11:00 - 13:00 (Espaço WEI 1) – Fórum Pós-Graduação
11:00 - 13h00 (Espaço WEI 2) – Reunião Educação em Computação
Mirella M. Moro, Diretora de Educação da SBC
14:30 – 16:00 (Teatro Gustavo Leite) – PAINEL CONJUNTO SECOMU/WEI: MOOCs
-
José Palazzo M. de Oliveira, INF/UFRGS
-
João Carlos Teatini, Diretoria de Educação Básica Presencial, CAPES
-
Itana Maria Gimenes, DIN/UEM
-
Ronaldo Mota, University of London
-
Mirella M. Moro, Diretora de Educação da SBC, Moderadora
16:30 – Coffee Break
17:00 - 19:00 (Espaço WEI 1) – Fórum Pós-Graduação
17:00 – 19:00 (Foyer) – Sessão Interativa - Posters
TCN5 Desenvolvimento de um laboratório virtual de redes de computadores sensível ao contexto.
-
Gleizer Voss (UFSM)
-
Felipe Becker Nunes (UFSM)
-
Taciano Balardin de Oliveira (UFSM)
-
Roseclea Medina (UFSM)
Aplicando o Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino Aprendizagem em Cursos de Computação.
-
Anita Fernandes (UNIVALI)
Auxiliando o Ensino da Disciplina Estrutura de Dados com Uso de Simuladores Educacionais.
-
Cleyton Souza (UFCG)
-
Tiago Sousa (UFPB)
-
Edilson Silva (UNIPE)
-
Ryan Ribeiro de Azevedo (UFRPE/UFPE)
Gamificação na Disciplina de Empreendedorismo.
-
Paulyne Jucá (UFPE)
-
Germana Rolim (UFC)
Avaliando a Legibilidade de Programas de Iniciantes.
-
Eliane Araújo (UFCG)
-
Dalton Serey (UFCG)
-
Jorge César Abrantes de Figueiredo (UFCG)
Uso de Estratégias de Aprendizagem e Motivacionais pelos Alunos em Disciplinas de Programação: Um Estudo de Caso na Licenciatura em Computação.
-
Mariana Maia (UFPB)
-
Pasqueline Scaico (UFPB)
-
Flávia Souza (UFPB)
-
Henry Peixoto (UnB)
MOJO: Uma Ferramenta de Auxílio à Elaboração, Submissão e Correção de Atividades em Disciplinas de Programação.
-
José Osvaldo Chaves (Universidade Federal Rural do Semiárido)
-
Angélica Castro (Universidade Federal Rural do Semiárido)
-
Rommel Lima (UERN)
-
Marcos Vinicius Lima (UERN)
-
Karl Hansimuller Alelaf Ferreira (UERN)
Uso de Animações no Apoio ao Ensino da Disciplina de Redes de Computadores.
-
Elton Tanamati (UEM)
-
Luciana Martimiano (UEM)
Análise dos Principais Problemas que Afetam Alunos de Programação: uma investigação empírica no Estado da Paraíba.
-
Túlio Costa (UEPB)
-
Frederico Bublitz (UEPB)
Jogo Baralho das Variáveis.
-
Cassia Kahwage (UFPA)
-
Elvis Lopes de França (UFPA)
-
Roberto Nunes (UFPA)
-
Rogerio Carvalho (UFPA)
-
Deivid Souza (UFPA)
O Humor como Estratégia de Ensino na Disciplina de Análise e Projeto de Sistemas.
-
Lafayette Melo (IFPB)
Um Interpretador Gráfico de Estruturas de Dados como Ferramenta de Ensino para Computação.
-
Tiago Neves (UFPB)
-
Andrei Formiga (UFPB)
Utilização de Objetos de Aprendizagem imersos em Ambiente Virtual de Aprendizagem segundo o Marco Conceitual do Ensino para a Compreensão.
-
Luis Cesar Dias Morais (Fábrica de Conteúdos Educação)
Aplicação da Metodologia AIM-CID nos Conceitos da Disciplina Sistemas Operacionais, no Domínio de Gerenciamento de Processos.
-
Roni Guillemo Apaza Aceituno (USP)
-
Sarita Bruschi (ICMC - USP)
24/07 (Quarta-feira)
08:30 - 10:30 (Espaço WEI 1) – Sessão Técnica 1: Licenciatura e PósGraduação
Lições Aprendidas com Estágios Obrigatórios no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade X: A busca pela Formação de Educadores em Ciência da Computação.
-
Pasqueline Scaico (UFPB)
-
Thaíse Costa (UFPB)
Um Relato Histórico da Prática Docente em Disciplinas de Estágio Contado por Estudantes da Licenciatura em Computação.
-
Mychelline Henrique (UFPB)
-
Eline Macedo (UFPB)
-
Felipe Cunha (UFPB)
-
Pasqueline Scaico (UFPB)
Adequação dos Exames Nacionais ao Perfil do Egresso do Bacharelado em Sistemas de Informação: Um Estudo de Caso Frente aos Exames ENADE e POSCOMP
-
Ismar Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
-
Luis Bezerra (Universidade Cruzeiro do Sul)
-
Luciano Silva (Universidade Cruzeiro do Sul)
Efeitos do Estágio Docente na Formação do Pós-Graduando.
-
Alan Godoy (UNICAMP)
-
Eliezer da Silva (UNICAMP)
-
Rafael Carvalho Figueiredo (UNICAMP)
Discutindo a Construção do Pensamento em Pós-Graduandos: Uma Proposta de uma Disciplina de Cognição e Aplicações Computacionais para Cursos de Stricto Sensu na Área de
Computação.
-
S. Stump (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
-
Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
-
Omar Nizan (Universidade Mackenzie)
-
Everton Knihs (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
-
Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
ATIVA: Atividades Virtuais de Apoio Aplicadas ao Ensino de Programação.
-
Pasqueline Scaico (UFPB)
-
Vanessa Dantas (UFPB)
-
Felipe Cunha (UFPB)
-
Adelito Farias (UFPE)
-
Mychelline Henrique (UFPB)
-
Fernando Mateus de Oliveira (UFPB)
Mineração de Dados Educacionais no Apoio ao Processo de Tomada de Decisão do Docente.
-
Alana Morais (UFPB)
-
Joseana Fechine (UFCG)
08:30- 10:30 (Espaço WEI 2) – Sessão Técnica 2: Software e Projetode Sistemas
Avaliação do Jogo iTestLearning: Um Jogo para o Ensino de Planejamento de Testes de Software.
-
Carla Ilane Moreira Bezerra (UFC)
-
Emanuel Coutinho (UFC)
Desenvolvimento de Software Centrado no Usuário e o Empreendedorismo: Uma Experiência na Computação.
-
Alexandre Alvaro (UFSCar)
-
Luciana Zaina (UFSCar)
Gestão Ágil de Projetos com Scrum em Arranjos Produtivos Locais: Um Relato de Experiência.
-
Simone Santos (CIn-UFPE)
-
Alessandro M. Lima (FBV)
-
Felipe Furtado (CESAR)
-
Eric Cavalcanti (CESAR)
Núcleo de Práticas em Informática: Contribuindo para a Formação em Sistemas de Informação Através do Desenvolvimento de Projetos de
Software.
-
Enyo Gonçalves (UFC)
-
Carla Ilane Moreira Bezerra (UFC)
-
Camilo Almendra (UFC)
-
Andréia Lobório (UFC)
-
Davi Romero Vasconcelos (UFC)
Uma Experiência Integrada de Programação Orientada a Objetos, Estruturas de Dados e Projeto de Sistemas com PBL.
-
Roberto Bittencourt (UEFS)
-
Carlos Rodrigues (UEFS)
-
Danila Silva Cruz (UEFS)
Abstração Game: Um Jogo para Facilitar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Orientação a Objetos.
-
Rodolfo Barros (UEL)
-
Eder Diego de Oliveira (IFPR)
NeanderSIM: Simulador Gráfico de Apoio ao Ensino de Arquitetura de Computadores.
-
Matheus Ullmann (UFG)
-
Ana Carolina Inocêncio (UFG)
-
Marcelo Silva Freitas (UFG)
-
Paulo Afonso Junior (UFG)
10:30 –Coffee Break
11:00 - 13:00 (Teatro Gustavo Leite) – Fórum CNPq/CAPES
17:00 - 19:00 – Reuniões Grupos de Trabalho (Espaço WEI 1 a 6)
17:00 – 19:00 (Foyer) – Sessão Interativa – Posters
ALGbr: Uma Nova Ferramenta para Apoio ao Ensino/Aprendizagem de Lógica Computacional por Meio da Construção e Testes de Algoritmos.
-
Carlos J. Santos (IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO)
-
Matheus Franco (IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO)
-
Hagar C. C. Corsini (IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO)
Compreendendo o Processo de Codificação de um Exercício de Programação em Python.
-
Jéssika Renally Ribeiro Rodrigues (UFCG)
-
Matheus Gaudêncio (UFCG)
-
Dalton Serey (UFCG)
Modelagem de Funcionalidades de Sistema Hipermídia Adaptativa para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados.
-
Adelito Farias (UFPE)
-
Smith Ascari (UFPB)
-
Gilberto Sousa (UFPB)
Gestão de Conhecimento como Ferramenta de Apoio ao Processo Ensino-aprendizagem numa Instituição de Ensino Superior: Um Estudo de Caso na Faculdade de Imperatriz - FACIMP no Curso de
Sistemas de Informação.
-
Antonio Neres Oliveira (UFMA)
-
José Vieira Lima Junior (FACIMP)
-
Jorge Costa (FACIMP)
-
Josiano Cesar de Souza (FACIMP)
Uma Abordagem Integrativa para o Ensino de Algoritmos a Distância.
-
Ailton Santos (UFAL)
Uso de Recursos Textuais Interativos no Ensino de Disciplinas de Desenvolvimento de Software.
-
Fausto Ayres (IFPB)
-
Damires Souza (IFPB)
-
Lafayette Melo (IFPB)
-
Diego Pessoa (IFPB)
ATIVA: Atividades Virtuais de Apoio Aplicadas ao Ensino de Programação.
-
Pasqueline Scaico (UFPB)
-
Vanessa Dantas (UFPB)
-
Felipe Cunha (UFPB)
-
Adelito Farias (UFPE)
-
Mychelline Henrique (UFPB)
-
Fernando Mateus de Oliveira (UFPB)
Mineração de Dados Educacionais no Apoio ao Processo de Tomada de Decisão do Docente.
-
Alana Morais (UFPB)
-
JoseanaFechine (UFCG)
Abstração Game: Um Jogo Para Facilitar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Orientação a Objetos.
-
Rodolfo Barros (UEL)
-
Eder Diego de Oliveira (IFPR)
NeanderSIM: Simulador Gráfico de Apoio ao Ensino de Arquitetura de Computadores.
-
Matheus Ullmann (UFG)
-
Ana Carolina Inocêncio (UFG)
-
Marcelo Silva Freitas (UFG)
-
Paulo Afonso Junior (UFG)
Computino: Um Jogo Destinado à Aprendizagem de Números Binários para Estudantes da Educação Básica.
-
Rozelma França (UFPE/UPE)
-
W. Silva (UPE)
-
Haroldo Amaral (UPE)
Ensino de Algoritmos e Linguagem de Programação no Nível Médio: Um Relato de Experiência.
-
Rivanilson da Silva Rodrigues (UEPB)
-
Luiz Augusto Macedo Morais (UEPB)
-
Sormany Dantas (UEPB)
-
José Gomes Lopes Filho (UEPB)
-
Cheyenne Isidro (UFCG)
-
Pablo Suárez (FIP)
Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático.
-
Rozelma França (UFPE/UPE)
-
Haroldo Amaral (UPE)
Um Estudo Quantitativo sobre Fatores de Atração de Profissionais para a Área de Tecnologia da Informação.
-
César França (UFPE)
-
Renato de Vasconcelos Nunes (FAFICA)
25/07 (Quinta-feira)
08:30 - 10:30 (Espaço WEI 1) – Sessão Técnica 3: Ensino Médio e Iniciantes
Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada.
-
Anacilia Palmeira Vieira (UFAM)
-
Odette Mestrinho Passos (UFAM)
-
Raimundo Barreto (UFAM)
Utilizando o Scratch para Apoiar o Processo de Ensino-Aprendizagem de Programação para Iniciantes na EaD.
-
Viviane Aureliano (UFPE)
-
Patricia Tedesco (UFPE)
AESDA: Ferramenta Educacional Gráfica Extensível para Ensino de Algoritmos de Ordenação e Pesquisa com Ênfase na Análise da Eficiência de Algoritmos.
-
Murillo Silva (UFG)
-
Paulo Afonso Junior (UFG)
O Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Abordagem Blended Learning.
-
Tancicleide Gomes (UFRPE)
-
Jeane Melo (UFRPE)
Pensamento Computacional no Ensino Médio Mineiro.
-
Márcio Carvalho (UFMG)
-
Luiz Chaimowicz (UFMG)
-
Mirella Moro (UFMG)
Computino: Um Jogo destinado à Aprendizagem de Números Binários para estudantes da Educação Básica.
-
Rozelma França (UFPE/UPE)
-
W. Silva (UPE)
-
Haroldo Amaral (UPE)
Ensino de Algoritmos e Linguagem de Programação no Nível Médio: Um Relato de Experiência.
-
Rivanilson da Silva Rodrigues (UEPB)
-
Luiz Augusto Macedo Morais (UEPB)
-
Sormany Dantas (UEPB)
-
José Gomes Lopes Filho (UEPB)
-
Cheyenne Isidro (UFCG)
-
Pablo Suárez (FIP)
08:30 - 10:30 (Espaço WEI 2) – Sessão Técnica 4: Cursos de Tecnologia, Evasão e Outros
O Papel da Iniciação Científica e do Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica e Profissional na Área da Computação.
-
Clodis Boscarioli (UNIOESTE)
-
Adriana Postal (UNIOESTE)
-
Jorge Bidarra (UNIOESTE)
Desafios no Ensino de Computação: Um Estudo da Relação entre Perfil Psicológico de Alunos e Evasão.
-
Camila Paixão (UFAM)
-
Luiz Leandro Fortaleza (UFAM)
-
Tayana Conte (UFAM)
Habilidades e Competências Requeridas ao Profissional de TI: Um Olhar no Extremo Norte.
-
Ornélio Hinterholz Junior (Estácio Atual)
-
Gracieth Valenzuela (Estácio Atual)
-
Wender Silva (Estácio Atual)
-
Angelo Augusto Coelho Freire (Estácio Atual)
A Tutoria em uma Disciplina do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Distância: Avaliação, Problemas e Busca de Soluções.
-
Vanessa Battestin Nunes (IFES)
-
Jussara Albernaz (UFES)
-
Isaura Nobre (IFES)
O Curso de Tecnologia da Informação na UFRN.
-
Jair Leite (UFRN)
-
Apuena Gomes (UFRN)
-
Bruno Santana (UFRN)
-
Ivonildo Rego (UFRN)
Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático.
-
Rozelma França (UFPE/UPE)
-
Haroldo Amaral (UPE)
Um Estudo Quantitativo sobre Fatores de Atração de Profissionais para a Área de Tecnologia da Informação.
-
César França (UFPE)
-
Renato de Vasconcelos Nunes (FAFICA)
11:00 - 13:00 – Reuniões Grupos de Trabalho (Espaço WEI 1 a 6)
11:00 - 13:00 (Espaço WEI 2) – Sessão Técnica 5: Ensino e Aprendizagem de Programação
Ambiente Virtualizado para Ensino de Programação Paralela e Computação em Cluster.
-
David Willians Beserra (UFRPE)
-
Micael França (UFRPE)
-
Carlos Melo (UFRPE)
-
Ygor Sousa (UFRPE)
-
Samuel Carlos Romeiro Azevedo Souto (UFRPE)
-
Mariel Andrade (UFRPE)
Aprendizagem de Programação Através de Ambientes Lúdicos em um Curso de Engenharia de Computação: Uma Primeira Incursão.
-
Roberto Bittencourt (UEFS)
Arquiteturas Pedagógicas com Recursos Tecnológicos para Facilitarem a Aprendizagem de Programação.
-
Orivaldo Tavares (UFES)
-
Crediné de Menezes (UFES)
-
Rosane Aragón Nevado (UFRGS)
-
Lucineia Barbosa da Costa (UFES)
Ensinando Programação em Lógica por meio do Desenvolvimento de Aplicações Comerciais.
-
Carlos Lopes (UFU)
-
Alexsandro Soares (UFU)
-
Paula Souza (UFU)
-
Sérgio Peres (UFU)
O Papel do Hábito de Estudo no Desempenho do Aluno de Programação.
-
Eliane Araújo (UFCG)
-
Matheus Gaudêncio (UFCG)
-
Andrey Menezes (UFCG)
-
Iury Ferreira (UFCG)
-
Iara Ribeiro (UFCG)
-
Alberto Fagner (UFCG)
Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados para o Mapeamento do Conhecimento na Aprendizagem de Programação: Uma Estratégia Baseada na Taxonomia de Bloom.
-
Rozelma França (UFPE/UPE)
-
Haroldo Amaral (UPE)
17:00 - 19:00 (Teatro Gustavo Leite) – Plenária WEI
- Voltar para: WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação