WEI - Divulgada a Programação

Chamada: WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação

Local: Espaço WEI e Teatro Gustavo Leite

 


23/07 (Terça-feira)

 

08:30 (Teatro Gustavo Leite) – Palestra de Abertura - CS2013: A proposta internacional da IEEE-CS/ACM para cursos de Ciência da Computação (CS2013).

Ernesto Cuadros-Vargas, Universidad Católica San Pablo, Peru; Membro do Computer

Science Curricula 2013 Steering Committee

 

8:30 - 10:30 (Espaço WEI 1) – Fórum Pós-Graduação

 

10:30 – Coffee break

 

11:00 - 13:00 (Espaço WEI 1) – Fórum Pós-Graduação

 

11:00 - 13h00 (Espaço WEI 2) – Reunião Educação em Computação

Mirella M. Moro, Diretora de Educação da SBC

 

14:30 – 16:00 (Teatro Gustavo Leite) – PAINEL CONJUNTO SECOMU/WEI: MOOCs

  • José Palazzo M. de Oliveira, INF/UFRGS

  • João Carlos Teatini, Diretoria de Educação Básica Presencial, CAPES

  • Itana Maria Gimenes, DIN/UEM

  • Ronaldo Mota, University of London

  • Mirella M. Moro, Diretora de Educação da SBC, Moderadora

 

16:30 – Coffee Break

 

17:00 - 19:00 (Espaço WEI 1) – Fórum Pós-Graduação

 

17:00 – 19:00 (Foyer) – Sessão Interativa - Posters

 

TCN5 Desenvolvimento de um laboratório virtual de redes de computadores sensível ao contexto.

  • Gleizer Voss (UFSM)

  • Felipe Becker Nunes (UFSM)

  • Taciano Balardin de Oliveira (UFSM)

  • Roseclea Medina (UFSM)

 

Aplicando o Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino Aprendizagem em Cursos de Computação.

  • Anita Fernandes (UNIVALI)

 

Auxiliando o Ensino da Disciplina Estrutura de Dados com Uso de Simuladores Educacionais.

  • Cleyton Souza (UFCG)

  • Tiago Sousa (UFPB)

  • Edilson Silva (UNIPE)

  • Ryan Ribeiro de Azevedo (UFRPE/UFPE)

 

Gamificação na Disciplina de Empreendedorismo.

  • Paulyne Jucá (UFPE)

  • Germana Rolim (UFC)

 

Avaliando a Legibilidade de Programas de Iniciantes.

  • Eliane Araújo (UFCG)

  • Dalton Serey (UFCG)

  • Jorge César Abrantes de Figueiredo (UFCG)

 

Uso de Estratégias de Aprendizagem e Motivacionais pelos Alunos em Disciplinas de Programação: Um Estudo de Caso na Licenciatura em Computação.

  • Mariana Maia (UFPB)

  • Pasqueline Scaico (UFPB)

  • Flávia Souza (UFPB)

  • Henry Peixoto (UnB)

 

MOJO: Uma Ferramenta de Auxílio à Elaboração, Submissão e Correção de Atividades em Disciplinas de Programação.

  • José Osvaldo Chaves (Universidade Federal Rural do Semiárido)

  • Angélica Castro (Universidade Federal Rural do Semiárido)

  • Rommel Lima (UERN)

  • Marcos Vinicius Lima (UERN)

  • Karl Hansimuller Alelaf Ferreira (UERN)

 

Uso de Animações no Apoio ao Ensino da Disciplina de Redes de Computadores.

  • Elton Tanamati (UEM)

  • Luciana Martimiano (UEM)

 

Análise dos Principais Problemas que Afetam Alunos de Programação: uma investigação empírica no Estado da Paraíba.

  • Túlio Costa (UEPB)

  • Frederico Bublitz (UEPB)

 

Jogo Baralho das Variáveis.

  • Cassia Kahwage (UFPA)

  • Elvis Lopes de França (UFPA)

  • Roberto Nunes (UFPA)

  • Rogerio Carvalho (UFPA)

  • Deivid Souza (UFPA)

 

O Humor como Estratégia de Ensino na Disciplina de Análise e Projeto de Sistemas.

  • Lafayette Melo (IFPB)

 

Um Interpretador Gráfico de Estruturas de Dados como Ferramenta de Ensino para Computação.

  • Tiago Neves (UFPB)

  • Andrei Formiga (UFPB)

 

Utilização de Objetos de Aprendizagem imersos em Ambiente Virtual de Aprendizagem segundo o Marco Conceitual do Ensino para a Compreensão.

  • Luis Cesar Dias Morais (Fábrica de Conteúdos Educação)

 

Aplicação da Metodologia AIM-CID nos Conceitos da Disciplina Sistemas Operacionais, no Domínio de Gerenciamento de Processos.

  • Roni Guillemo Apaza Aceituno (USP)

  • Sarita Bruschi (ICMC - USP)

 


24/07 (Quarta-feira)

 

08:30 - 10:30 (Espaço WEI 1) – Sessão Técnica 1: Licenciatura e PósGraduação

 

Lições Aprendidas com Estágios Obrigatórios no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade X: A busca pela Formação de Educadores em Ciência da Computação.

  • Pasqueline Scaico (UFPB)

  • Thaíse Costa (UFPB)

 

Um Relato Histórico da Prática Docente em Disciplinas de Estágio Contado por Estudantes da Licenciatura em Computação.

  • Mychelline Henrique (UFPB)

  • Eline Macedo (UFPB)

  • Felipe Cunha (UFPB)

  • Pasqueline Scaico (UFPB)

 

Adequação dos Exames Nacionais ao Perfil do Egresso do Bacharelado em Sistemas de Informação: Um Estudo de Caso Frente aos Exames ENADE e POSCOMP

  • Ismar Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)

  • Luis Bezerra (Universidade Cruzeiro do Sul)

  • Luciano Silva (Universidade Cruzeiro do Sul)

 

Efeitos do Estágio Docente na Formação do Pós-Graduando.

  • Alan Godoy (UNICAMP)

  • Eliezer da Silva (UNICAMP)

  • Rafael Carvalho Figueiredo (UNICAMP)

 

Discutindo a Construção do Pensamento em Pós-Graduandos: Uma Proposta de uma Disciplina de Cognição e Aplicações Computacionais para Cursos de Stricto Sensu na Área de

Computação.

  • S. Stump (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

  • Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)

  • Omar Nizan (Universidade Mackenzie)

  • Everton Knihs (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

  • Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

 

ATIVA: Atividades Virtuais de Apoio Aplicadas ao Ensino de Programação.

  • Pasqueline Scaico (UFPB)

  • Vanessa Dantas (UFPB)

  • Felipe Cunha (UFPB)

  • Adelito Farias (UFPE)

  • Mychelline Henrique (UFPB)

  • Fernando Mateus de Oliveira (UFPB)

 

Mineração de Dados Educacionais no Apoio ao Processo de Tomada de Decisão do Docente.

  • Alana Morais (UFPB)

  • Joseana Fechine (UFCG)

 

08:30- 10:30 (Espaço WEI 2) – Sessão Técnica 2: Software e Projetode Sistemas

 

Avaliação do Jogo iTestLearning: Um Jogo para o Ensino de Planejamento de Testes de Software.

  • Carla Ilane Moreira Bezerra (UFC)

  • Emanuel Coutinho (UFC)

 

Desenvolvimento de Software Centrado no Usuário e o Empreendedorismo: Uma Experiência na Computação.

  • Alexandre Alvaro (UFSCar)

  • Luciana Zaina (UFSCar)

 

Gestão Ágil de Projetos com Scrum em Arranjos Produtivos Locais: Um Relato de Experiência.

  • Simone Santos (CIn-UFPE)

  • Alessandro M. Lima (FBV)

  • Felipe Furtado (CESAR)

  • Eric Cavalcanti (CESAR)

 

Núcleo de Práticas em Informática: Contribuindo para a Formação em Sistemas de Informação Através do Desenvolvimento de Projetos de

Software.

  • Enyo Gonçalves (UFC)

  • Carla Ilane Moreira Bezerra (UFC)

  • Camilo Almendra (UFC)

  • Andréia Lobório (UFC)

  • Davi Romero Vasconcelos (UFC)

 

Uma Experiência Integrada de Programação Orientada a Objetos, Estruturas de Dados e Projeto de Sistemas com PBL.

  • Roberto Bittencourt (UEFS)

  • Carlos Rodrigues (UEFS)

  • Danila Silva Cruz (UEFS)

 

Abstração Game: Um Jogo para Facilitar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Orientação a Objetos.

  • Rodolfo Barros (UEL)

  • Eder Diego de Oliveira (IFPR)

 

NeanderSIM: Simulador Gráfico de Apoio ao Ensino de Arquitetura de Computadores.

  • Matheus Ullmann (UFG)

  • Ana Carolina Inocêncio (UFG)

  • Marcelo Silva Freitas (UFG)

  • Paulo Afonso Junior (UFG)

 

10:30 –Coffee Break

 

11:00 - 13:00 (Teatro Gustavo Leite) – Fórum CNPq/CAPES

 

17:00 - 19:00 – Reuniões Grupos de Trabalho (Espaço WEI 1 a 6)

 

17:00 – 19:00 (Foyer) – Sessão Interativa – Posters

 

ALGbr: Uma Nova Ferramenta para Apoio ao Ensino/Aprendizagem de Lógica Computacional por Meio da Construção e Testes de Algoritmos.

  • Carlos J. Santos (IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO)

  • Matheus Franco (IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO)

  • Hagar C. C. Corsini (IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO)

 

Compreendendo o Processo de Codificação de um Exercício de Programação em Python.

  • Jéssika Renally Ribeiro Rodrigues (UFCG)

  • Matheus Gaudêncio (UFCG)

  • Dalton Serey (UFCG)

 

Modelagem de Funcionalidades de Sistema Hipermídia Adaptativa para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados.

  • Adelito Farias (UFPE)

  • Smith Ascari (UFPB)

  • Gilberto Sousa (UFPB)

 

Gestão de Conhecimento como Ferramenta de Apoio ao Processo Ensino-aprendizagem numa Instituição de Ensino Superior: Um Estudo de Caso na Faculdade de Imperatriz - FACIMP no Curso de

Sistemas de Informação.

  • Antonio Neres Oliveira (UFMA)

  • José Vieira Lima Junior (FACIMP)

  • Jorge Costa (FACIMP)

  • Josiano Cesar de Souza (FACIMP)

 

Uma Abordagem Integrativa para o Ensino de Algoritmos a Distância.

  • Ailton Santos (UFAL)

 

Uso de Recursos Textuais Interativos no Ensino de Disciplinas de Desenvolvimento de Software.

  • Fausto Ayres (IFPB)

  • Damires Souza (IFPB)

  • Lafayette Melo (IFPB)

  • Diego Pessoa (IFPB)

 

ATIVA: Atividades Virtuais de Apoio Aplicadas ao Ensino de Programação.

  • Pasqueline Scaico (UFPB)

  • Vanessa Dantas (UFPB)

  • Felipe Cunha (UFPB)

  • Adelito Farias (UFPE)

  • Mychelline Henrique (UFPB)

  • Fernando Mateus de Oliveira (UFPB)

 

Mineração de Dados Educacionais no Apoio ao Processo de Tomada de Decisão do Docente.

  • Alana Morais (UFPB)

  • JoseanaFechine (UFCG)

 

Abstração Game: Um Jogo Para Facilitar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Orientação a Objetos.

  • Rodolfo Barros (UEL)

  • Eder Diego de Oliveira (IFPR)

 

NeanderSIM: Simulador Gráfico de Apoio ao Ensino de Arquitetura de Computadores.

  • Matheus Ullmann (UFG)

  • Ana Carolina Inocêncio (UFG)

  • Marcelo Silva Freitas (UFG)

  • Paulo Afonso Junior (UFG)

 

Computino: Um Jogo Destinado à Aprendizagem de Números Binários para Estudantes da Educação Básica.

  • Rozelma França (UFPE/UPE)

  • W. Silva (UPE)

  • Haroldo Amaral (UPE)

 

Ensino de Algoritmos e Linguagem de Programação no Nível Médio: Um Relato de Experiência.

  • Rivanilson da Silva Rodrigues (UEPB)

  • Luiz Augusto Macedo Morais (UEPB)

  • Sormany Dantas (UEPB)

  • José Gomes Lopes Filho (UEPB)

  • Cheyenne Isidro (UFCG)

  • Pablo Suárez (FIP)

 

Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático.

  • Rozelma França (UFPE/UPE)

  • Haroldo Amaral (UPE)

 

Um Estudo Quantitativo sobre Fatores de Atração de Profissionais para a Área de Tecnologia da Informação.

  • César França (UFPE)

  • Renato de Vasconcelos Nunes (FAFICA)

 

 


25/07 (Quinta-feira)

 

08:30 - 10:30 (Espaço WEI 1) – Sessão Técnica 3: Ensino Médio e Iniciantes

 

Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada.

  • Anacilia Palmeira Vieira (UFAM)

  • Odette Mestrinho Passos (UFAM)

  • Raimundo Barreto (UFAM)

 

Utilizando o Scratch para Apoiar o Processo de Ensino-Aprendizagem de Programação para Iniciantes na EaD.

  • Viviane Aureliano (UFPE)

  • Patricia Tedesco (UFPE)

 

AESDA: Ferramenta Educacional Gráfica Extensível para Ensino de Algoritmos de Ordenação e Pesquisa com Ênfase na Análise da Eficiência de Algoritmos.

  • Murillo Silva (UFG)

  • Paulo Afonso Junior (UFG)

 

O Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Abordagem Blended Learning.

  • Tancicleide Gomes (UFRPE)

  • Jeane Melo (UFRPE)

 

Pensamento Computacional no Ensino Médio Mineiro.

  • Márcio Carvalho (UFMG)

  • Luiz Chaimowicz (UFMG)

  • Mirella Moro (UFMG)

 

Computino: Um Jogo destinado à Aprendizagem de Números Binários para estudantes da Educação Básica.

  • Rozelma França (UFPE/UPE)

  • W. Silva (UPE)

  • Haroldo Amaral (UPE)

 

Ensino de Algoritmos e Linguagem de Programação no Nível Médio: Um Relato de Experiência.

  • Rivanilson da Silva Rodrigues (UEPB)

  • Luiz Augusto Macedo Morais (UEPB)

  • Sormany Dantas (UEPB)

  • José Gomes Lopes Filho (UEPB)

  • Cheyenne Isidro (UFCG)

  • Pablo Suárez (FIP)

 

08:30 - 10:30 (Espaço WEI 2) – Sessão Técnica 4: Cursos de Tecnologia, Evasão e Outros

 

O Papel da Iniciação Científica e do Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica e Profissional na Área da Computação.

  • Clodis Boscarioli (UNIOESTE)

  • Adriana Postal (UNIOESTE)

  • Jorge Bidarra (UNIOESTE)

 

Desafios no Ensino de Computação: Um Estudo da Relação entre Perfil Psicológico de Alunos e Evasão.

  • Camila Paixão (UFAM)

  • Luiz Leandro Fortaleza (UFAM)

  • Tayana Conte (UFAM)

 

Habilidades e Competências Requeridas ao Profissional de TI: Um Olhar no Extremo Norte.

  • Ornélio Hinterholz Junior (Estácio Atual)

  • Gracieth Valenzuela (Estácio Atual)

  • Wender Silva (Estácio Atual)

  • Angelo Augusto Coelho Freire (Estácio Atual)

 

A Tutoria em uma Disciplina do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Distância: Avaliação, Problemas e Busca de Soluções.

  • Vanessa Battestin Nunes (IFES)

  • Jussara Albernaz (UFES)

  • Isaura Nobre (IFES)

 

O Curso de Tecnologia da Informação na UFRN.

  • Jair Leite (UFRN)

  • Apuena Gomes (UFRN)

  • Bruno Santana (UFRN)

  • Ivonildo Rego (UFRN)

 

Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático.

  • Rozelma França (UFPE/UPE)

  • Haroldo Amaral (UPE)

 

Um Estudo Quantitativo sobre Fatores de Atração de Profissionais para a Área de Tecnologia da Informação.

  • César França (UFPE)

  • Renato de Vasconcelos Nunes (FAFICA)

 

11:00 - 13:00 – Reuniões Grupos de Trabalho (Espaço WEI 1 a 6)

 

11:00 - 13:00 (Espaço WEI 2) – Sessão Técnica 5: Ensino e Aprendizagem de Programação

 

Ambiente Virtualizado para Ensino de Programação Paralela e Computação em Cluster.

  • David Willians Beserra (UFRPE)

  • Micael França (UFRPE)

  • Carlos Melo (UFRPE)

  • Ygor Sousa (UFRPE)

  • Samuel Carlos Romeiro Azevedo Souto (UFRPE)

  • Mariel Andrade (UFRPE)

 

Aprendizagem de Programação Através de Ambientes Lúdicos em um Curso de Engenharia de Computação: Uma Primeira Incursão.

  • Roberto Bittencourt (UEFS)

 

Arquiteturas Pedagógicas com Recursos Tecnológicos para Facilitarem a Aprendizagem de Programação.

  • Orivaldo Tavares (UFES)

  • Crediné de Menezes (UFES)

  • Rosane Aragón Nevado (UFRGS)

  • Lucineia Barbosa da Costa (UFES)

 

Ensinando Programação em Lógica por meio do Desenvolvimento de Aplicações Comerciais.

  • Carlos Lopes (UFU)

  • Alexsandro Soares (UFU)

  • Paula Souza (UFU)

  • Sérgio Peres (UFU)

 

O Papel do Hábito de Estudo no Desempenho do Aluno de Programação.

  • Eliane Araújo (UFCG)

  • Matheus Gaudêncio (UFCG)

  • Andrey Menezes (UFCG)

  • Iury Ferreira (UFCG)

  • Iara Ribeiro (UFCG)

  • Alberto Fagner (UFCG)

 

Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados para o Mapeamento do Conhecimento na Aprendizagem de Programação: Uma Estratégia Baseada na Taxonomia de Bloom.

  • Rozelma França (UFPE/UPE)

  • Haroldo Amaral (UPE)

 

17:00 - 19:00 (Teatro Gustavo Leite) – Plenária WEI


 

 

- Voltar para: WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação