WIT - VII Women in Information Technology

O VII Women in Information Technology (WIT) é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Organizado na forma de palestras convidadas e painéis, o workshop estará centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentrarão na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

O objetivo principal do WIT é criar um fórum que promova estratégias para aumentar a participação de mulheres em TI no Brasil. Os temas abordados incluirão:

  • Aspectos críticos que impactam o acesso pleno das mulheres, treinamento, participação e liderança na área; 
  • Estratégias para aumentar a visibilidade, no Brasil, dos problemas relativos a gênero e TI, com a conscientização de todos os segmentos da nossa sociedade; 
  • Políticas empresariais nacionais e internacionais para fazer face a tais desafios e apresentação de histórias de sucesso.

 

Programação

 

Fórum Meninas Digitais - Evento Satélite do WIT

O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades de um programa direcionado às alunas do ensino médio/tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Também, o evento tem colaboração de multiplicadores desta proposta,  que aproveitam a oportunidade discutir projetos e parcerias, de forma  a disseminar esta ideia no território nacional.

Coordenador do Fórum Meninas Digitais

  • Cristiano Maciel, UFMT

 

Palestras

1. Marcela Guerra (Pitang)

  Titulo: "Liderando projetos de desenvolvimento de software: dificuldades e desafios para as mulheres

Resumo: Liderar um grupo de indivíduos em prol de um objetivo comum é uma tarefa árdua no dia-a-dia dos projetos de desenvolvimento de software. Quando analisamos o contexto de uma mulher exercendo o papel de líder, novos desafios surgem além dos enfrentados normalmente. O objetivo dessa sessão é apresentar a visão da palestrante sobre as principais dificuldades e desafios enfrentados pelas mulheres em um papel de liderança em projetos de desenvolvimento.

Bio: Possui experiência de aproximadamente 15 anos na área de TI, atuando em projetos de desenvolvimento de software. Na Pitang desde 2005, atuando como gerente de projetos e um dos responsáveis pela adaptação do processo de desenvolvimento da empresa ao uso de metodologias ágeis. Atualmente lidera o grupo responsável (SEPG) pela evolução deste processo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, Certificada Scrum Alliance Srum Master – CSM e Scrum Alliance Scrum Product Owner – CSPO e PMI-Agile Certified Practitioner.

2. Gisele Pinheiro Souza (Schlumberger)

Título: Mulheres em posições de gerência

Resumo: Ser gerente de projetos não é uma tarefa fácil. Várias habilidades são necessárias para um gerente, tais como saber lidar com diferenças culturais, motivar o time, organizar tarefas e saber lidar com pressão.  Na área de computação que é predominantemente masculina, ser gerente é ainda mais desafiador para as mulheres. Essa sessão versará sobre a experiência de uma mulher como líder de desenvolvimento e gerente de equipes majoritariamente masculinas.

Bio: Gisele Pinheiro Souza (Schlumberger) iniciou sua carreira como desenvolvedora de software em 2006 trabalhando em diferentes multinacionais. Em 2009 começou atuar como líder de desenvolvimento. Ingressou na Schlumberger em 2010 e desde 2011 é gerente de projeto. Graduada pela UFRGS (2006) com sanduíche de um ano na École nationale supérieure d'informatique et de mathématiques appliquées (ENSIMAG – Grenoble, França). Mestre em computação pela UFRGS (2013) na área de sistemas distribuídos.

3. Brian Zaki (Google)

Título: "Female Representation in Information Technology: Global Perspective, Challenges, and Opportunities"

Resumo: There's a well-documented shortage of women in both tech-focused careers and academic programs. In this session, we'll explore the origins, trends, and global intricacies of this shortage, as well as strategies to encourage and increase female representation. We'll also discuss the benefits of establishing and maintaining a diverse workforce.

Bio: Brian Zaki is Google's Principal Engineering Recruiter for Latin America and Engineering University Programs Manager for Brazil. He's worked for Google (in New York and Belo Horizonte) for the past 7.5 years, and possesses 16 years of technical recruiting experience. Prior to joining Google, Brian served as an independent consultant to financial services, telecommunications, and new media organizations. He received his undergraduate degree in Psychology from Binghamton University in 1997.

4. Juliana Salles (Senior Research Program Manager, Microsoft Research Connections)

Título: Mulheres em carreiras técnicas: aonde estamos e para onde vamos

Bio: Juliana Salles is Microsoft Research Connections’ senior research program manager in Brazil, where she engages with academics to identify globally critical, high-impact research projects. She is currently working on projects that use technology to enable or accelerate knowledge in such areas as tropical environments and their response to climate change, bioenergy, and biodiversity. She is also leading initiatives to attract and retain women in computing in Latin America. Juliana has a PhD in human-computer interaction and since joining Microsoft has worked as a UX researcher for several product teams, including Visual Studio, Windows Live, and Windows Live Mobile. Her interests include user research techniques and methodology and their integration with the software development process.

 

 

Fórum Meninas Digitais - “Projetos e ações para inclusão de meninas nas áreas tecnológicas: sementes férteis em discussão

Moderador

Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Secretário Regional SBC - MT)
Coordenador Nacional do Programa Meninas Digitais

Painelistas

Sílvia Amélia Bim (UTFPR - Curitiba)
 
Projeto "Emílias - Armação em bits": desenvolve ações no contexto de ensino, pesquisa e extensão envolvendo docentes e estudantes da UTFPR-Curitiba. O objetivo do projeto é dar voz às mulheres atuantes na área de computação. Além disto, atividades de divulgação da área vêm sendo realizadas em escolas públicas da capital paranaense para desmistificar a área de computação e atrair mais mulheres para os cursos de graduação.
Luciana Bolan Frigo (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Araranguá)
 
Projeto "Meninas Digitais - Regional Sul - UFSC": objetiva motivar meninas do ensino médio a seguirem carreira nas áreas que envolvam o desenvolvimento de tecnologias computacionais através da desmistificação do papel da mulher na referida área.
Algumas atividades estão sendo realizadas junto as Escolas do município de Araranguá/SC, que envolvem oficinas de informática - desenvolvimento web, de games e robótica-, projeções de vídeos e documentários nacionais e internacionais que promovam discussão e reflexão sobre o assunto. 
Rachel Carlos Duque Reis (Universidade Federal de Viçosa - UFV, campus de Rio Paranaíba)
 
Projeto "Meninas++, atraindo estudantes do sexo feminino para a área de Tecnologia da Informação": visa pesquisar as razões, junto a Universidade e sociedade, sobre o desinteresse de mulheres na área de TI e desenvolver ações com o intuito de despertar o interesse de jovens talentos do sexo feminino para cursos associados à área de Computação.

 

Coordenação Geral do Evento

  • Claudia Bauzer Medeiros, UNICAMP
  • Karin Breitman, EMC
  • Roberta de Souza Coelho, DIMAp-UFRN
  • Claudia Motta, UFRJ 

 

Coordenação Local

  • Sunny Kelma Oliveira Miranda (UFAL)
  • Eunice Palmeira (IFAL)

 

Apoio