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Informações gerais sobre o CBIE & LACLO



Sobre o CBIE:

O CBIE é um evento em nível internacional, sendo esta sua 4° Edição, congregando os primeiros eventos de Informática na Educação do Brasil (XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o XXI Workshop de Informática na Escola). Tendo sua última edição realizada em Dourados – MS, o CBIE é voltado essencialmente a discutir a pesquisa e os desafios sobre a Informática na Educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino com vistas à melhoria da qualidade educacional.


Sobre o LACLO:

O LACLO é um evento em nível internacional, sendo esta sua 10° Edição, congregando toda a comunidade Latino­Americana interessada em Tecnologias na Educação. Tendo sua última edição realizada em Manizales – Colômbia, é um evento voltado a pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias educacionais, como MOOCs (Massive Open Online Courses), Objetos de Aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos, uso de tecnologias em estratégias didáticas, entre outras.


Tema do Evento:

Ciência, Inovação e Empreendedorismo: Integração Latino-Americana pela Educação


Datas Importantes:

  • Realização do evento: 26 a 30 de Outubro de 2015
  • SBIE, WIE e LACLO
    • Submissão de Trabalhos: 31 de Maio de 2015
    • Resultado da primeira fase: 06 de Junho de 2015
    • Resultado da segunda fase: 05 de Julho de 2015
    • Versão final com Mudanças: 15 de Julho de 2015 22 de Julho de 2015 26 de Julho
    • Notificação final: 20 de Julho de 2015 27 de Julho de 2015 31 de Julho de 2015
  • Workshops e JAIE
    • Submissão de Propostas: 31 de Maio de 2015
    • Notificação de aceite: 06 de Junho de 2015
    • Submissão de artigos para o Workshop: 12 de Julho 26 de Julho 02 de Agosto de 2015
    • Notificação: 26 de Julho 09 de Agosto 17 de Agosto
    • Versão Final: 03 de Agosto 17 de Agosto 24 de Agosto
  • Concurso de Teses, Dissertações e TCCs:
    • Submissão de Trabalhos: 01 de Julho de 2015
    • Resultado dos Finalistas: 15 de Agosto de 2015 02 de Agosto de 2015
    • Data limite para envio das versões finais dos artigos: 01 de Setembro de 2015 17 de Agosto de 2015
    • Apresentação da Final: 26 e 27 de Outubro de 2015
    • Premiação dos Campeões: 28 de Outubro de 2015
  • Concurso Apps.Edu:
    • Início da submissão de Trabalhos: 01 de maio de 2015
    • Prazo final para submissão de Trabalhos: 15 de junho de 2015 30 de junho de 2015
    • Divulgação dos resultados: 01 de Agosto de 2015
    • Data limite para envio das versões finais das propostas aceitas para serem apresentadas: 01 de Setembro de 2015
    • Apresentação dos Trabalhos: 26 e 27 de Outubro de 2015
    • Premiação: 28 de Outubro de 2015


É importante observar as etapas de avaliação dos artigos submetidos ao SBIE, WIE e LACLO, onde se tem as seguintes fases:

  • Primeira Fase (somente para artigos completos): nesta etapa será verificado se o artigo contempla trabalhos relacionados, metodologia e avaliação. No formulário de submissão do JEMS haverá campos para que os autores informem em qual seção e página(s) estão os trabalhos relacionados, metodologia e análise dos resultados. É importante frisar que isto não é necessário para artigos de levantamento de literatura;
  • Segunda Fase (para artigos completos e resumidos): passada a primeira fase, haverá o processo tradicional de avaliação, onde cada artigo será revisado por dois especialistas e um terceiro avaliador poderá ser adicionado, caso haja discordância dos avaliadores. Os autores receberão um e-mail informando se o artigo foi rejeitadoou aceitação sujeita a modificações dos revisores.
  • Notificação Final: Os autores dos artigos com aprovação condicional devem enviar a versão final com outro documento explicando as modificações;


Formato de Submissões e Processo de Avaliação (SBIE, WIE e LACLO):

As submissões podem ser através de artigos completos ou artigos resumidos, que devem ser submetidos no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2305). Como o processo de revisão será anônimo, os autores devem omitir quaisquer informações que possam identifica-los no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão excluídos do processo de revisão.
Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC (pdf / doc).

Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  • Os artigos completos deverão ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • Os artigos resumidos deverão ter entre 4 (quatro) e 5 (cinco) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estarem em processo de avaliação ou edição para publicação em outro lugar;
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas um evento e apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos a mais de uma trilha serão rejeitados;
  • Na versão de submissão do artigo, não deverá constar na página de rosto nenhum tipo de identificação dos autores. Além disso, as referências a trabalhos anteriores dos autores devem ser omitidas com o objetivo de não revelar a identidade dos autores (os artigos que possuírem identificação serão rejeitados);
  • Caso o artigo (completo ou resumido) seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
  • Os artigos devem descrever trabalhos relacionados e a metodologia científica empregada no trabalho;
  • Os trabalhos devem apresentar análise dos resultados, ressaltando as contribuições tecnológicas e para o ensino/aprendizagem em relação a outros trabalhos da área;
  • Recomenda-se referenciar trabalhos publicados em edições anteriores da RBIE e/ou anais do SBIE, WIE e LACLO, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente (disponíveis em http://www.br-ie.org/, http://www.lbd.dcc.ufmg.br/bdbcomp/ e http://www.laclo.org/) ;
  • Idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol;
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente postado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas. A submissão dos artigos deve ser feita pela plataforma JEMS;
  • A seleção de trabalhos será realizada pela revisão por membros do comitê de programa do CBIE/LACLO. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade. Todas as submissões serão revisadas de acordo com os seguintes critérios: adequação ao escopo do evento, revisão bibliográfica, metodologia científica, contribuição para a área de Informática na Educação, originalidade e clareza;
  • Os artigos completos do SBIE, WIE e LACLO que não contemplarem trabalhos relacionados, metodologia científica e análise dos resultados não passarão para a segunda fase de avaliação;
  • O artigo que for aprovado será publicado nos anais do CBIE/LACLO 2015, desde que ao menos um autor efetive sua inscrição no evento.
  • Os autores dos três melhores trabalhos completos do SBIE, WIE e LACLO serão convidados a submeter versão expandida para publicação na RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação.
  • Para que o artigo seja publicado pelo menos um dos autores deve inscrever-se e pagar a inscrição no CBIE-LACLO 2015 até o dia 22 de julho no sistema ECOS da SBC.

Contrato de Cessão de Direitos Autorais da SBC

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é o principal evento da área no Brasil. O SBIE é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias com empresários, profissionais, professores, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro, tendo sido realizada anualmente a partir de então.

Coordenador Local: Diego Dermeval (UFAL) diegodermeval@gmail.com
Coordenador de Programa: Sérgio Crespo (UFF) crespo.sergio@gmail.com
Comitê de Programa


Trilha 1: Aspectos Tecnológicos e Metodológicos em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem (plataformas, arquiteturas, dispositivos móveis, etc.).
Chair: Fabiano Dorça (UFU)

fabianodor@ufu.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Tecnologia wireless, móvel e ubíqua em sistemas para ensino/aprendizagem
  • TV Digital Interativa
  • Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias na Educação
  • Padrões de desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais para ensino/aprendizagem
  • Métodos, padrões e repositórios digitais abertos de materiais educacionais
  • Hardware e plataformas para ensino/aprendizagem
  • Redes federadas de educação à distância
  • A escola do futuro e tecnologias da sala de aula do futuro
  • Computação em nuvem e o contexto de sistemas para ensino/aprendizagem
  • Métodos e processos de desenvolvimento de software educacional
  • Ambientes, metodologias e sistemas de autoria
  • Gerência de projetos de software educacional
  • Avaliação de software educacional
  • Engenharia de software aplicada à Educação


Trilha 2: Jogos, simulação, gamificação, meta-cognição e neurociência em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem.
Chair: Crediné Silva de Menezes (UFRGS)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem
  • Realidade virtual e aumentada na Educação
  • Ambientes tridimensionais para o ensino/aprendizagem
  • Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos educativos
  • Análise da aprendizagem a partir de jogos
  • Gamificação
  • Robótica pedagógica
  • Desenvolvimento do cérebro e a aprendizagem
  • Estratégias para ensino e aprendizagem baseadas na Neurociência
  • Modelagem cognitiva e Educação


Trilha 3: Interação humano-computador, Inclusão e Acessibilidade em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem
Chair: Henrique Nou Schneider (UFS)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Design e desenvolvimento de interfaces com foco no ensino/aprendizagem
  • Adaptação e personalização de conteúdo para aprendizagem
  • Avaliação de interfaces de usuário para a aprendizagem
  • Sistemas de ensino/aprendizagem centrados no aprendiz
  • Avaliação da aprendizagem e suas interfaces com o ambiente de aprendizagem
  • Visualização de informação em sistemas para ensino/aprendizagem
  • Uso de dispositivos de hardware e software na educação especial e seus impactos
  • Ferramentas e fatores de acessibilidade em software educacional
  • Ambientes inclusivos e design universal em educação
  • Avaliação de acessibilidade em sistemas de ensino/aprendizagem
  • Diretrizes e recomendações de design para a acessibilidade de ambientes educacionais
  • Tecnologia assistiva em contextos de ensino/aprendizagem


Trilha 4: Inteligência em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem (Inteligência Artificial, Sistemas Tutores Inteligentes, Web Semântica, Mineração de Dados)
Chair: Patricia Tedesco (UFPE)

pcart@cin.ufpe.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Tutoria inteligente e scaffolding
  • Sistemas educacionais baseados em ontologias, serviços web e agentes inteligentes
  • Sistemas adaptativos e personalização de ambientes para ensino/aprendizagem
  • Sistemas de gerência de conteúdo de aprendizagem
  • Mineração de dados, texto e web na Educação
  • Representação e análise de discurso durante aprendizagem
  • Manipulando incerteza e múltiplas perspectivas em ambiente educacional
  • Recuperação da informação para apoio ao ensino/aprendizagem
  • Modelos de aprendizes, facilitadores, tarefas e processos de resolução de problemas
  • Modelagem de contextos de aprendizagem
  • Padrões tecnológicos para conteúdos, portfólios, informação de aprendiz, competências
  • Aplicações educacionais e dados ligados
  • Uso de ontologias no ensino/aprendizagem
  • Sistemas educacionais baseados em ontologias, serviços web e agentes inteligentes
  • Aspectos sociais e afetivos em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem


Trilha 5: CSCW como apoio ao Ensino/Aprendizagem
Chair: Lucia Giraffa (PUCRS)

giraffa@pucrs.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Blogs, wikis, vídeo/audio-casts na educação
  • Sistemas colaborativos para educação
  • Sistemas para coordenação de atividades de ensino/aprendizagem
  • Comunidades virtuais em educação
  • Sistemas de suporte à avaliação colaborativa do ensino/aprendizagem
  • Colaboração através de mídias e redes sociais em educação
  • Modelos de grupos e comunidades de aprendizagem
  • Sistemas de comunicação no contexto educacional
  • Classificação (tagging) colaborativa e aprendizagem
  • Interação e compartilhamento em redes sociais na educação

O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação, tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais e internacionais de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de tecnologia no espaço escolar. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e até o ano 2010 era um evento satélite do CSBC. A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o SBIE.

Coordenador Local: Eraldo Ferraz (UFAL) ferraz_pe@hotmail.com
Coordenador de Programa: Crediné Silva de Menezes (UFRGS) credine@gmail.com
Comitê de Programa




Trilha 1: Relatos de Experiência de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação

Chair: Prof. Dr. Marcus Vinicius Basso de Azevedo (IM - UFRGS)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por TDIC
  • Integração do currículo pelas TDICs
  • Informática na escola e na sala de aula
  • Experiências com dispositivos móveis na escola
  • Informática aplicada a aprendizagem de conteúdos escolares
  • Projetos colaborativos com suporte das tecnologias
  • Experiências com redes sociais, web 2.0 e comunidades virtuais de aprendizagem


Trilha 2: Formação de Recursos Humanos para o Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação

Chair: Prof. Dra. Roseli Zen Cerny (NUTE - UFSC)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Perspectivas teóricas e estratégias sobre a formação de educadores para o uso das TDIC
  • Novos cenários de formação para a educação digital
  • Experiências com o uso das TDIC e novas abordagens de formação
  • Web 2.0, Redes sociais e comunidades online na formação docente
  • Letramento digital e desenvolvimento profissional
  • Tecnologias e plataformas de apoio à formação


Trilha 3: Impactos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Sociedade

Chair: Prof. Dr. Alberto Nogueira de Castro Junior (IComp - UFAM)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Políticas públicas para a informática na educação
  • Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a informática na educação
  • E-learning, b-learning e m-learning e respectivo impacto na sociedade
  • Informática na Educação Especial
  • Inclusão digital
  • Redes sociais, sociedade e educação
  • Alfabetização digital e letramento digital ou transletramentos
  • Software Livre na Educação
  • Novas tendências de uso das TDIC na educação

O CTD-IE do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015) (Concurso de TCC, Dissertações e Teses) seleciona e premia tradicionalmente as três melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da área de Informática na Educação, concluídas (i.e., defendidas e aprovadas) no período de 16 de Julho de 2014 a 31 de Junho de 2015. Casos excepcionais, em que o candidato tenha defendido o trabalho antes de Julho de 2014, poderão ser aceitos mediante justificativas enviadas no ato da submissão a serem analisadas pelo Comitê de Programa.
Chair: Edson Pimentel (UFABC)
edson.p.pimentel@gmail.com


A avaliação será conduzida em três fases:

  • FASE 1: Os artigos submetidos (ver detalhes abaixo) passarão por um processo de seleção, visando classificar até 6 (seis) melhores trabalhos em cada categoria (tese de doutorado, dissertação de mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação). Cada artigo será avaliado por pelo menos três especialistas. É importante ressaltar que, nesta primeira fase do processo, o que estará em julgamento não será o trabalho completo em si, mas um artigo descrevendo a visão panorâmica do trabalho. Os artigos dos trabalhos classificados nessa primeira fase estarão automaticamente aceitos para publicação nos anais do CBIE 2015 de acordo com regras estabelecidas mais abaixo.
  • FASE 2: Será realizada uma segunda avaliação, agora sobre o texto completo de cada trabalho aceito na fase anterior, também por pelo menos três especialistas. Sendo assim, além do artigo, deverá ser enviado também o texto completo do trabalho de Tese, Dissertação ou TCC (tudo via JEMS). Deve ser mantido o formato original do trabalho (ver detalhes abaixo).
  • FASE 3: Nessa fase que ocorrerá durante o evento, o autor que defendeu o trabalho de graduação, mestrado ou doutorado (e somente ele) deverá fazer a apresentação oral do trabalho, em no máximo 20 minutos, para uma banca, composta por três membros, que avaliará a qualidade da apresentação e poderá fazer perguntas ao autor. Para o caso de TCC em grupo, a apresentação poderá ser feita por apenas um dos integrantes. A não participação nessa terceira fase implica em exclusão do processo.

Ao final, a comissão organizadora do CTD-IE, coordenará internamente a consolidação das três fases e eventual discussão envolvendo os integrantes do Comitê de Programa para determinação dos trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será feito na sessão de premiação do evento, no dia 28 de Outubro (Quarta-feira).


Certificados da Premiação
Os trabalhos premiados entre os finalistas receberão certificados de “Prêmio” no qual constará explicitamente a posição atingida e a categoria. Aos demais trabalhos finalistas, caberão certificados de “Menção Honrosa” nos quais constarão apenas a categoria.


Formato de Submissão dos trabalhos para o CTD-IE
Cada trabalho submetido deverá conter os seguintes arquivos (em formato PDF):

  • Artigo;
  • Declaração indicando uma das seguintes opções:
    • Artigo Original (não publicado)
    • Artigo Publicado em outro evento
    • Artigo Submetido também para outro evento (inclusive do CBIE 2015)
  • Texto completo (TCC, Dissertação ou Tese)
  • Declaração de conclusão constando obrigatoriamente:
    • Dados do candidato, orientador, instituição, curso, título do trabalho;
    • Informação sobre a data em que defesa ocorreu e o resultado (aprovação);
    • Instituição (tanto para tese, dissertação e TCC);
    • A declaração deve ser datada e assinada pelo coordenador do curso.
  • Justificativa (somente quando conclusão estiver fora do prazo especificado)

Alguns aspectos adicionais devem ser observados em relação a submissão e eventual publicação:

  • O artigo deve ser escrito em português ou espanhol, respeitando o limite máximo de 10 (dez) páginas e o mínimo de 6 (seis) páginas.
  • O artigo deve deixar clara a contribuição do trabalho na área de IE e a originalidade do tema.
  • O artigo deve obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC.
  • A organização do artigo deve apresentar obrigatoriamente: título do trabalho, autor, instituição / departamento no qual foi aprovado, orientador e co-orientador (es) com as respectivas afiliações, resumo/abstract e texto.
  • As submissões que não estiverem finalizadas de acordo com os dados solicitados pelo JEMS e os arquivos correspondentes devidamente postados segundo as regras estabelecidas serão imediatamente rejeitadas e, portanto não participarão da FASE I.
  • O artigo que for aprovado será publicado nos anais do CBIE 2015, desde que o autor principal do trabalho defendido (TCC, dissertação ou tese) efetive sua inscrição no evento.
  • A publicação do artigo obedecerá as seguintes regras:
    • o Se o artigo for original, será publicado o artigo completo;
    • o Se o artigo não for original, ou seja, já tiver sido publicado em outro evento (inclusive do próprio CBIE), a versão a ser publicada no WCBIE será um resumo (1 página) preparada pelos autores (versão final) indicando a referência completa do evento da outra publicação;
  • Todos os arquivos solicitados deverão ser submetidos exclusivamente em formato eletrônico (PDF), por meio do sistema JEMS.

Os workshops têm como meta prover a seus participantes um fórum de discussões e oportunidades para centrar esforços de reflexão sobre um tópico específico. Além disto, para estimular as discussões e alinhar os workshops com o tema do congresso, cada workshop deve produzir, como resultado de suas discussões uma ou mais recomendações sobre como os pesquisadores da área podem contribuir para Educação Inovadora e também apontar questões de pesquisa em aberto. Estes resultados serão apresentados e discutidos em plenária com todos os participantes dos workshops. Com isto, buscamos estimular a troca de ideias e experiências entre pesquisadores e interessados em promover uma Educação Inovadora.
Chair: Rafael Amorim (UFAL)
rafael.amorim82@gmail.com


As propostas de Workshops não devem exceder 4 (quatro) páginas e deverão ser submetidas em Português. Cada submissão deve indicar claramente:

  • Título do Workshop;
  • Uma descrição sucinta da área de interesse do Workshop e de seus objetivos;
  • O nome, filiação e titulação do coordenador;
  • Uma descrição do público alvo do Workshop, indicando tamanho esperado e duração;
  • Lista de membros (nomes e e-mails) do comitê de organização;
  • Uma descrição da estratégia dos organizadores para atrair participantes para o Workshop.

As submissões devem ser feitas via JEMS. As propostas devem ser submetidas em arquivo word ou pdf, atendendo às datas divulgadas. Os coordenadores dos Workshops aceitos fornecerão página web do evento no prazo de até duas semanas após a aceitação.


Submeta seu trabalho para algum workshop. Veja as regras e datas importantes de cada evento em seus respectivos sites.

Lista de workshops aprovados:

Chairs: Ranilson Paiva (UFAL) e Roberto Pereira (UNICAMP)
ranilsonpaiva@ranilsonpaiva.com; robertop.ihc@gmail.com

Orientações

A Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE)
tem como objetivo oferecer aos participantes do CBIE um conjunto de minicursos e material impresso para atualização científica e tecnológica na área. Com duração de 2 a 6 horas, os minicursos da JAIE são uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais em Informática na Educação se atualizarem em temas diversos com líderes da academia e da indústria na área de tecnologia educacional.

O material produzido para a JAIE será compilado no formato de um livro reunindo os textos de apoio preparados pelos autores de cada minicurso. Deste modo, pretende-se elaborar um material atualizado e de forte relevância na área de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia de forma didática e introdutória, e que ao mesmo tempo tenham o potencial de despertar o interesse de acadêmicos e empreendedores. Como resultado, cursos de graduação e pós-graduação em Informática na Educação terão um livro texto de referência para auxiliar alunos e professores a cobrir os tópicos mais relevantes da área, facilitando a disseminação do conhecimento e a consolidação das pesquisas em Computação aplicada à Educação.

Docentes, pesquisadores e profissionais interessados em submeter suas propostas devem fazê-lo conforme as instruções abaixo. Para atender aos objetivos da JAIE, as propostas com melhor classificação serão selecionadas para apresentação no formato de minicursos no evento. Propostas adicionais que também tenham sido bem avaliadas poderão ser selecionadas para publicação no livro texto da JAIE.


Critérios de Avaliação
Seguindo diretrizes da JAI – Jornada de Atualização em Informática da SBC, a seleção inicial das propostas da JAIE será realizada com base em um processo classificatório, decorrente da avaliação e discussão das propostas pelo comitê organizador. Os critérios de seleção incluirão:

  • Competência demonstrada do(s) proponente(s) na área do curso;
  • Qualidade da proposta;
  • Maturidade do assunto proposto;
  • Importância e abrangência do tema proposto;
  • Curriculum vitae do(s) proponente(s);
  • Distribuição dos assuntos em várias áreas da Computação;
  • Aderência às instruções desta chamada.

Deve-se frisar que o objetivo da JAIE é introduzir áreas da computação e apresentar, discutir, vislumbrar, apontar suas aplicações em problemas educacionais como: o acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento; a seleção, adoção e uso de tecnologias na educação, e seus impactos; o design de novas tecnologias educacionais; a visão socialmente responsável da introdução e uso de tecnologias educacionais; a exploraçao de novas tecnologias e novas formas de interação no contexto educacional (e.g., dispositivos móveis, interfaces tangíveis; personalização e adaptação; tecnologias “inteligentes”); qualidade da tecnologia e da educação; ética, cultura e valores humanos em tecnologias educacionais; desafios específicos em tecnologias educacionais (e.g., personalização da aprendizagem, autoria de sistemas educacionais, evolução de sistemas educacionais, gestão de grandes volumes de dados educacionais); entre outros. Assim, tanto o texto quanto o curso não devem refletir a visão específica de um único grupo de pesquisa na área proposta.

Os textos devem apresentar uma visão geral e formativa da área escolhida e indicar com exemplos práticos como uma área da computação é aplicada para resolver um problema educacional. Além disso, é interessante também indicar como estas aplicações oferecem novos rumos para inovação na área da computação.

Os critérios de revisão dos textos incluirão:

  • Aderência à proposta do JAIE
  • Corretude técnica do texto
  • Qualidade da escrita: estilo, estrutura do texto, etc.
  • Qualidade das figuras, tabelas, equações, etc.

A Comissão se reserva o direito de rejeitar automaticamente trabalhos que apresentem problemas relacionados a algum desses critérios sem a necessidade de passar por revisores externos.

Os textos finais serão aceitos somente se produzidos utilizando o editor Word da Microsoft (ou compatível). Os autores dos trabalhos aceitos devem se comprometer a incluir todo o material necessário para que a Editora possa gerar o livro corretamente.

Os autores deverão atender às críticas e sugestões do comitê e dos revisores para entregar os textos finais no prazo. Revisões adicionais poderão ser conduzidas, inclusive da própria Editora; neste caso, os autores deverão atender às críticas e às sugestões.

O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento aos pareceres dos revisores acarretará a exclusão da proposta.

Restrições

  • Os autores das propostas aceitas deverão se comprometer a trabalhar na edição do livro até que o mesmo seja publicado.
  • Um mesmo pesquisador não poderá participar como autor ou co-autor de mais de 3 propostas.

Datas Importantes

  • 31/05/2015 - Submissão da proposta e do CV dos autores.
  • 06/06/2015 - Notificação de pré-aceitação da proposta.
  • 05/07/2015 - Data limite para submissão do texto completo.
  • 19/07/2015 - Conclusão da primeira fase de revisões pelo Comitê Editorial e notificação de aceite.
  • 26/07/2015 - Submissão da versão revisada do texto completo.
  • 26/10/2015 à 30/10/2015 - Apresentação dos minicursos.

Após a submissão da versão revisada dos textos completos e a apresentação dos minicursos no CBIE, os autores trabalharão juntamente com os organizadores da JAIE para revisar os textos e preparar materiais didáticos (slides, exercícios, material complementar e etc.) para produção e edição do livro.

Formato para submissão do resumo da proposta

As propostas deverão seguir a estrutura abaixo; caso contrário correm o risco de rejeição sumária. O texto das propostas deverá ser submetido na forma de um único arquivo em formato PDF via JEMS. Os autores devem utilizar o modelo sugerido pela SBC para a submissão da proposta inicial, e podem consultar as diretrizes para elaboração de artigos para o Desafie! como um apoio adicional.

1) Primeira Página - dados de identificação (uma página)

  • Título;
  • Autor(es) (instituição de origem, e-mail, link para o lattes e CV resumido);
  • Resumo em português de até 300 palavras.

2) Dados gerais (uma página)

  • Justificativa (responder as seguintes perguntas)
    • Qual o problema/desafio educacional abordado?
    • Como a computação contribui para resolver este problema/desafio (e.g., design de novas tecnologias; geração de conteúdo; tutoria inteligentes; avaliação automática; motivação e engajamento no ensino-aprendizado; criatividade e expressão)?
    • Como este desafio favorece o avanço da pesquisa e desenvolvimento na área de computação (e.g., novos processos, métodos e técnicas de design e avaliação de tecnologias; novos algoritmos; melhores interfaces e técnicas de interação humano-computador; etc.)?
  • Meta e objetivos educacionais: indicar quais as habilidades desenvolvidas nos leitores e participantes do minicurso.
  • Tratamento dado ao tema: exemplos de tratamento são: teórico ou prático, apanhado geral de resultados ou aprofundamento em aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades ou informação. Outros tratamentos também são aceitos.

3) Estrutura detalhada do texto (até 8 páginas)

  • O texto de cada curso constituirá um capítulo do livro e deverá conter seções e subseções;
  • Cada seção e subseção deverá ter uma descrição sucinta do seu conteúdo de maneira que seja possível avaliar o texto.

4) Bibliografia

  • Principais referências utilizadas na preparação do texto e do curso (no máximo duas página).

5) Material existente (opcional)

  • Exercícios, aplicações e outro material complementar já disponível.

Formato de submissão do texto completo (versão final)

Os autores dos minicursos aceitos deverão utilizar o template de capítulos de livro da SBC para entregar o texto completo do minicurso. O arquivo do template está disponível em pdf e doc.

O texto deve seguir a estrutura aprovada na fase anterior, levando em consideração os comentários dos revisores. Na versão completa o texto deve conter entre 20 e 40 páginas.

Tópicos de Interesse

Os trabalhos devem mostrar a contribuição de uma área específica da computação na resolução de problemas educacionais. Os principais temas que nortearão o evento podem ser sintetizados da seguinte forma, não se restringido a eles:

  • Engenharia de Software: desenvolvimento de conteúdo; métricas, métodos e processos para desenvolvimento de software educacional e objetos de aprendizagem; arquiteturas de desenvolvimento de software educacional; arcabouços e reuso de código e conteúdo; ferramentas de autoria; etc.
  • Inteligência Artificial: sistemas multiagentes aplicados na educação; ontologias educacionais; sistemas de recomendação de conteúdo; correção automática de exercícios; detecção de plágio; sistemas tutores inteligentes; algoritmos inteligentes com propósito educacional; etc.
  • Interação Humano-Computador: design, avaliação, adoção e uso de software educacional: teorias, métodos e artefatos; novas formas de interação e novas tecnologias como software educacional; interfaces inteligentes e adaptáveis; cultura, valores humanos e ética no design, adoção e uso de tecnologias na educação, e seus impactos; objetivos, impactos e utilidade de tecnologias na educação; etc.
  • Computação Afetiva: inferência de emoções, traços de personalidade e outros estados afetivos relacionados à aprendizagem em software educacional; expressão (multimodal) de emoções e outros estados afetivos por software educacional; agentes pedagógicos afetivos; modelos psicológicos de emoções; alternativas (teóricas, metodológicas e técnicas) à Computação Afetiva; Teorias, métodos, técnicas e ferramentas para a consideração da afetividade no design, avaliação, uso e impactos causados pelas tecnologias educacionais; etc.
  • Multimídia e Web: sistemas adaptativos hipermídia e sistemas de gestão da aprendizagem; Web 2.0 na educação; Web Semântica e Web Semântica Social na educação; produção, armazenamento e segmentação de vídeos educacionais; TV Digitial na educação; educação a distância; etc.
  • Sistemas Colaborativos: aprendizagem colaborativa com suporte computacional; desenvolvimento, uso, avaliação e análise de redes sociais na educação; métodos para desenvolvimento colaborativos de conteúdo educacional; desenvolvimento de software colaborativo; etc.
  • Banco de Dados: mineração de Dados educacionais, repositórios de objetos de aprendizagem; descoberta de conhecimento e busca por conteúdo educacional em banco de dados; etc.
  • Redes ou Sistemas Distribuídos: P2P na educação; redes de comunicação voltados para educação; armazenamento e recuperação distribuída de conteúdo; etc.
  • Computação Ubíqua: hardware para captação de dados educacionais; detecção de contexto de aprendizagem; ambientes de aprendizagem ubíqua; adaptação de espaços de aprendizagem; aprendizagem com dispositivos móveis; arcabouços, métodos e processos para aprendizagem ubíqua; etc.
  • Robótica: robôs na educação; métodos e práticas de ensino e aprendizagem utilizando robótica; hardware dedicado para ensino; etc.
  • Jogos: Desenvolvimento, avaliação e análise de jogos educacionais; gamificação; storytelling; jogos sérios; Jogos com propósito (Game with a Purpose); Jogos e Motivação; Uso e contribuições de jogos para fins educacionais, etc.
  • Realidade Virtual/Aumentada: desenvolvimento de hardware e software para o ensino utilizando RV/A; avaliação e análise de plataformas para RV/A no ensino; etc.
  • Acessibilidade: computação acessível na educação; software e hardware para ensino voltados para pessoas com necessidades especiais; Acessibilidade sob a perspectiva do Design Universal e da Inclusão; Investigação de abordagens e soluções que promovam o acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento; Acessibilidade como modo de reduzir barreiras, promover a inclusão e a justiça social, etc.


Para anunciar os minicursos aceitos no site oficial do evento, o(s) autor(es) deve(m) informar:

  • Título do minicurso;
  • Resumo do minicurso;
  • Nome dos ministrantes;
  • Currículo Resumido dos ministrantes, com no máximo 5 linhas;
  • Foto.

Instruções para os autores das propostas selecionadas

Lista de minicursos aprovados, faça já sua inscrição!

Lista de oficinas aprovadas:

  • Ensino por investigação com o uso de experimentos virtuais;
  • Inovação e Tecnologias para Aprendizagem no Ensino Médio Profissionalizante: Uma estratégia orientada para adolescentes no ensino médio público;
  • O uso do scratch como ferramenta pedagógica;
  • Registro de Software Educacional;
  • Tecnologias Digitais e o ensino de Matemática.

Chairs: Cristian Cechinel, Juliana Braga e Thiago Ávila
contato@cristiancechinel.pro.br; jcbraga1@gmail.com; thiago.avila@ic.ufal.br

Em 2015, a Mostra de Software de Informática na Educação (MSIE) do CBIE e o Tradicional Concurso de Objetos de Aprendizagem do LACLO serão realizados pela primeira vez em conjunto em um novo evento, o Apps.Edu!

I Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação – Apps.Edu - CBIE/LACLO 2015


1. Condições gerais e objetivos do Concurso


1.1 O Concurso Apps.edu – CBIE/LACLO 2015 tem como propósito estimular a inovação mediante o desenvolvimento de objetos de aprendizagem e softwares para a educação bem como seu uso em práticas de ensino e aprendizagem. O concurso também visa estimular o empreendedorismo e a geração de oportunidades de negócio a partir das produtos e protótipos desenvolvidos, mediante o compartilhamento destas iniciativas junto a especialistas da academia, setor produtivo e governamental.

1.2 O concurso tem como objetivo diagnosticar problemas reais que afetam a educação na América Latina e propor ideias e soluções tecnológicas para o desenvolvimento educacional e o empreendedorismo digital. Para tal, pesquisadores, professores, representantes governamentais, empreendedores e instituições não governamentais atuarão num ecossistema de integração que alie a ciência, inovação e empreendedorismo em prol de uma educação de qualidade. Como objetivos específicos, têm-se:

  • Agregar diversas áreas do conhecimento e atuação (academia, escolas, governo e empresas) em torno do diagnóstico e proposição de soluções tecnológicas para problemas reais para da Educação na América Latina;
  • Levantar problemas e oportunidades de melhoria para o desenvolvimento da educação;
  • Engajar a sociedade na priorização dos problemas e oportunidades de melhoria detectados, visando orientar o desenvolvimento das soluções;
  • Engajar pesquisadores, educadores e empreendedores para a proposição e implementação de soluções para os problemas e oportunidades de melhoria priorizados;
  • Estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento da educação;

1.3 O concurso destina-se para o seguinte público-alvo:

  • Comunidade científica, professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de computação e áreas afins de toda a América Latina.
  • Profissionais/empresas das áreas de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia na Educação.
  • Representantes do governo envolvidos com o tema, nos níveis federal, estadual e municipal.

1.4 A promoção do concurso é realizada pelo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE e pela Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO), que está sendo organizado localmente pela Universidade Federal de Alagoas e Instituto Federal de Alagoas.


2. Categorias do Concurso

  • Protótipo: Considera-se protótipo qualquer software educacional em fase de desenvolvimento que ainda não esteja sendo comercializado no momento da submissão.
  • Produto: Considera-se produto qualquer software educacional que já esteja sendo ofertado comercialmente ou distribuído e utilizado gratuitamente. Por se tratar de um concurso de estímulo ao desenvolvimento de novos negócios, para esta categoria serão aceitos apenas produtos que estejam no mercado há no máximo 03 anos.

Em ambas as categorias (protótipo e produto) são esperados e poderão ser aceitos diferentes tipos de softwares educacionais. Exemplos de softwares educacionais que podem ser submetidos são: objetos de aprendizagem de diversos tipos, formatos e granularidades (vídeos, animações, simulações), além de plataformas educacionais, novas soluções para armazenamento e utilização de materiais didáticos, aplicativos móveis, sistemas tutores inteligentes, entre outros.

Mais detalhes sobre as submissões em cada uma das categorias no item 6

3. Datas importantes:

  • Início da submissão de Trabalhos: 01 de maio de 2015
  • Prazo final para submissão de Trabalhos: 15 de junho de 2015 30 de junho de 2015
  • Divulgação dos resultados: 01 15 de Agosto de 2015
  • Data limite para envio das versões finais das propostas aceitas para serem apresentadas: 01 de Setembro de 2015
  • Apresentação dos Trabalhos: 26 e 27 de Outubro de 2015
  • Premiação: 28 de Outubro de 2015

4. Da Premiação (em breve)


5. Dos Critérios de Avaliação

Os produtos e protótipos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

  • CRITÉRIOS OBRIGATÓRIOS:
    • Clareza do artigo que descreve o protótipo (exclusivo para a avaliação dos protótipos)
    • Clareza do vídeo de demonstração
    • Confiabilidade, usabilidade, facilidade de interação do protótipo ou produto
    • Criatividade, Originalidade e Ineditismo da solução como ferramenta de apoio ao ensino
    • Capacidade de aprimoramento da educação apoiada pelas tecnologias da informação
  • CRITÉRIOS ADICIONAIS:
    • Potencial de impacto na educação e aplicação didática
    • Potencial de Inovação como Produto Comercial
    • Potencial de Impacto para o público-alvo e impacto real medido (nível de benefício que será oferecido para o público-alvo que o produto ou protótipo pretende atender)
    • Potencial de impacto social da solução
    • Utilização de dados educacionais e/ou governamentais abertos

Os critérios obrigatórios precisam ser atendidos por todos os produtos e protótipos submetidos. Os demais critérios opcionais resultarão em pontuações extra para os produtos e protótipos submetidos. Recomenda-se aos participantes que o material a ser submetido busque atender ao maior número de critérios listados nesta seção, quando possível.

6 Das Submissões

As submissões de Protótipos e Produtos para o Apps.edu devem ser realizadas, exclusivamente, pelo sistema JEMS. As submissões devem ser feitas até a data limite para propostas do Apps.edu (verifique as datas disponibilizadas no cronograma).

6.1 Submissões para a Categoria Protótipo

A submissão será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos: (a) artigo (obrigatório); (b) vídeo (obrigatório); e (c) Acesso ao protótipo (obrigatório).

  • No item “Artigo” deverá ser submetido o artigo que descreve o software, em formato PDF e seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC (adaptado para a Mostra). Obtenha o modelo aqui. Os artigos devem possuir um mínimo de 4 (quatro) e um máximo de 8 (oito) páginas. É desejável que o artigo da categoria protótipo contenha as seguintes informações: Justificativa pedagógica para o desenvolvimento do protótipo; Disciplinas ou Contexto para as quais o protótipo se destina; Público alvo do protótipo; Processo de desenvolvimento adotado; Linguagem de programação utilizada; Apresentação do protótipo (captura de telas; tipo de licença); Potencial de aplicação do protótipo em sala de aula (virtual ou não), Resultados esperados e ou alcançados pela aplicação; Considerações Finais dos autores. Quando for o caso, os autores podem também descrever o potencial do protótipo para virar um produto comercializável (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes, etc).
  • No item “Vídeo demonstrativo” submeter o arquivo compactado no formato ZIP, contendo o vídeo demonstrativo do software com duração de, no máximo, 5 minutos. Sugere-se que o formato utilizado seja MPeg (MP4) ou Theora (OGV ou OGG). Os vídeos dos finalistas serão divulgados durante o evento e em páginas web e redes sociais ligadas ao concurso Apps.edu.
  • No item “Acesso” deve ser submetido um arquivo compactado no formato ZIP, contendo o arquivo de instalação do protótipo e o arquivo “roteiro_de_instalacao.txt”. Este último deverá conter detalhes do processo e requisitos de instalação do software. Vale observar que esse item é obrigatório somente para os casos em que o protótipo necessitar de instalação. Caso o protótipo esteja disponível na Internet, no item “Acesso” deverá ser submetido o arquivo “roteiro_de_acesso.txt”, que deverá conter a URL de acesso ao sistema e maiores informações de acesso, tais como, login e senha, caso necessários.

6.2 Submissões para a Categoria Produto

A submissão será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos: (a) artigo (obrigatório); (b) vídeo (obrigatório); e (c) Acesso ao protótipo (obrigatório).

  • No item “Artigo” deverá ser submetido um white paper que descreve o software, em formato PDF. Considerando que o white paper é normalmente um documento de venda e marketing utilizado para apresentar produtos para potenciais clientes, o formato desse artigo será livre devendo possuir no mínimo 1 (uma) e no máximo 8 (oito) páginas. Os white papers não serão publicados nos anais do evento.
  • No item “Vídeo demonstrativo” submeter o arquivo compactado no formato ZIP, contendo o vídeo demonstrativo do produto com duração de, no máximo, 5 minutos. Sugere-se que formato a ser utilizado seja MPeg (MP4) ou Theora (OGV ou OGG). Os vídeos dos finalistas serão divulgados durante o evento e em páginas web e redes sociais ligadas ao concurso Apps.edu.
  • No item “Acesso” submeter o arquivo compactado no formato ZIP, contendo o arquivo de instalação do produto e o arquivo “roteiro_de_instalacao.txt”. Este último deverá conter detalhes do processo de instalação do software. Vale observar que esse item é obrigatório somente para os casos em que o software necessitar de instalação. Caso o sistema esteja disponível na Internet, no item “Acesso” deverá ser submetido o arquivo “roteiro_de_acesso.txt”, que deverá conter a URL de acesso ao produto e maiores informações de acesso, tais como, login e senha, caso necessários.

7. Do Formato das Apresentações e da Avaliação do Concurso

As apresentações e avaliações do concurso Apps.edu ocorrerão em duas etapas distintas. Na primeira etapa todos os participantes apresentarão seus produtos e protótipos para o público do evento e para os diferentes avaliadores em uma mostra em formato de feira de software. Após esta etapa serão selecionados os que serão apresentados para uma banca de jurados na etapa final do concurso, e onde serão eleitos os premiados. A seguir são apresentados mais detalhes sobre cada etapa.

7.1 Primeira Etapa - Mostra geral de produtos e protótipos

Os produtos e protótipos aceitos para participação no concurso deverão ser apresentados pelas respectivas equipes de autores em um espaço de visitação que será disponibilizado durante o primeiro dia do evento (26 de Outubro de 2015).

Neste ambiente, as equipes receberão visitas de participantes do CBIE/LACLO bem como dos avaliadores do concurso Apps.Edu.

  • Ao se dirigirem para as equipes, os avaliadores se identificarão aos integrantes das mesmas. Quando os avaliadores autorizarem, a equipe deverá apresentar o funcionamento do produto ou protótipo. Durante a apresentação sugere-se que as equipes destaquem as seguintes características de seu trabalho: Contexto para o qual o trabalho se destina; Público alvo; Resultados esperados ou alcançados, e quando for o caso, descrever o seu potencial de comercialização (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes na concorrência, etc), contexto pedagógico e potencial de aplicação na educação.
  • Após a apresentação, os avaliadores poderão questionar as equipes sobre o trabalho apresentado.
  • Cada equipe receberá uma nota de 0 à 10 referente a apresentação realizada e de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos no item 5. Os trabalhos que receberem as melhores notas por categoria serão classificados para uma etapa final, que será realizada no segundo dia do evento (27 de Outubro de 2015).
  • É de responsabilidade dos autores participantes trazer notebooks e demais materiais que julgarem necessários para realizar a apresentação de seus protótipos e produtos para o público visitante desse espaço (aparelhos multimidia, folders, cartazes, entre outros).

7.2 Etapa final - Apresentação dos Finalistas para Banca de Jurados

Os autores dos produtos e protótipos selecionados para a etapa final deverão apresentar os mesmos para uma banca de jurados num auditório durante o evento. Para estas apresentações será permitido a presença do público presente no CBIE/LACLO.

  • Cada equipe fará uma breve apresentação (pitch) sobre a solução a ser desenvolvida para uma banca de jurados a serem convidados pela organização do concurso. A banca avaliadora poderá realizar uma discussão com os autores sobre a solução apresentada.
  • Sugere-se que as apresentações contemplem as seguintes características do protótipo ou produto: Contexto para o qual o trabalho se destina; Público alvo; Resultados esperados ou alcançados, e quando for o caso, descrever o seu potencial de comercialização (incluindo estudo de mercado, ferramentas comerciais existentes na concorrência, etc), contexto pedagógico e potencial de aplicação na educação.
  • Nesta etapa, as propostas serão avaliadas pelos jurados pelo desempenho da apresentação das equipes, considerando que os critérios de negócio e técnicos já foram avaliados na etapa de classificação.
  • Os jurados emitirão uma nota de 0 à 10 (zero à dez) onde será avaliado o desempenho da apresentação da equipe.

Coordenadores:

Dr. Cristian Cechinel - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
contato@cristiancechinel.pro.br
Currículo Lattes

Dra. Juliana Cristina Braga – Universidade Federal do ABC (UFABC)
juliana.braga@ufabc.edu.br
Currículo Lattes

Esp. Thiago José Tavares Ávila - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
thiago.avila@ic.ufal.br
Currículo Lattes



A comissão organizadora do Concurso Apps.edu – CBIE/LACLO 2015 torna pública a relação de trabalhos selecionados para a Mostra geral de produtos e protótipos conforme item 7.1 do regulamento do concurso.

O LACLO é um evento em nível internacional que estará em sua 10° Edição, congregando toda a comunidade Latino-Americana interessada em Tecnologias na Educação. Tendo sua última edição realizada em Manizales – Colômbia, é um evento voltado a pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias educacionais, como MOOCs (Massive Open Online Courses), Recursos Educacionais Abertos, sala invertida, entre outras.

Coordenador Local: Ig Ibert Bittencourt (UFAL)ig.ibert@ic.ufal.br
Coordenador de Programa: Ismar Frango (Universidade Mackenzie) ismarfrango@gmail.com
Comitê de Programa



O Painel de Políticas e Diretrizes em Informática na Educação (PPDIE) visa combinar ensino e pesquisa com políticas e diretrizes para a Informática na Educação. Espera-se com PDIE constituir um espaço discussão e reflexão sobre políticas públicas pela melhoria da educação, incluindo aspectos como a definição, o acompanhamento, a implantação e a validação das políticas implantadas. O Tema do Painel deste ano será o tema do evento “Ciência, Inovação e Empreendedorismo: Integração Latino-Americana pela Educação”, onde esperamos reunir a especialista da América-Latina para discutir iniciativas e os próximos passos para a melhoria da qualidade da educação no âmbito continental e ao mesmo tempo iniciativas que aproximem os pilares ciência, inovação e empreendedorismo.