Computação Gráfica Interativa
Instituto de Matemática - UFAL

Prof. Thales Vieira e Prof. Adelailson Peixoto

 

Informações Gerais

Objetivo:
  Tratar matemática e computacionalmente a modelagem e visualização de cenas a partir de primitivas geométricas, usando a linguagem C++ e a biblioteca OpenGL.
Período:
  15/03/2010 à 28/06/2010.
Horário:
  Segundas e Quartas das 15:20 às 17:00.
Local:
  Sala de Seminários do Instituto de Matemática.
Matrícula:
  Secretaria do Instituto de Matemática (procurar Silvinha no período da tarde)
Ementa:   Modelagem: pontos, retas, planos e superfícies; sistemas de coordenadas, transformações 2D e 3D.
Visualização: projeções geométricas e pipeline de visualização 3D; recorte, visibilidade, iluminação e rasterização.
Requisitos:
  Noções de Programação, Álgebra Linear e Cálculo.
Avaliação:
  Prova individual, projeto e listas de exercícios.

Material

Apostilas e Slides:

Slides das aulas 01 e 02 (15/03 e 17/03)
Apostila da aula 03 e 04 (22/03 e 24/03)
Apostila da aula 05 (29/03)
Apostila da aula 06 (31/03)
Apostila da aula 07 e 08 (05/04 e 07/04)
Apostila da aula 09 e 10 (12/04 e 14/04)
Apostila da aula 12 (26/04)
Slides da aula 13 (28/04)
Apostila da aula 14 (03/05)
Slides da aula 15 (05/05)
Slides da aula 16 (10/05)
Apostila da aula 16 (10/05)
Apostila da aula 17 (12/05)
Slides da aula 17 (12/05)
Slides da aula 19 (19/05)
Slides da aula 20 (24/05)
Slides da aula 21 (26/05)

Códigos fonte:

Esqueleto de um projeto configurado no VC++ usando GLUT (16/03)
Arquivos de código fonte da aula 04 (24/03)
Arquivo de código fonte da aula 05 (29/03)
Arquivo de código fonte da aula 06 (31/03)
Arquivos de código fonte da aula 07 (05/04)
Arquivos de código fonte da aula 09 (12/04)
Arquivos de código fonte da aula 11 (19/04)
Arquivos de código fonte da aula 12 (26/04)
Arquivo de código fonte da aula 13 (28/04)
Arquivo de código fonte da aula 15 (05/05)
Arquivo de código fonte da aula 17 (12/05)
Arquivo de código fonte da aula 19 (19/05)
Arquivos de código fonte da aula 20 (24/05)
Arquivos de código fonte da aula 21 (26/05)

Listas de Exercícios:
1a Lista(29/03)
2a Lista(07/04)
3a Lista(26/04)

Documentos:

Apostila de C++ e Programação Orientada a Objetos
Apostila de OpenGL
Manual on-line da GLUT
Manual on-line do OpenGL (Red Book)
Instruções de configuração e compilação de projetos com OpenGL e GLUT no VC++

Bibliotecas e aplicativos:

Visual C++ 2008 Express Edition
GLUT 3.7 ("glut-3.7.6-bin.zip")

Projetos

Adriano Oliveira Barboza: Sistema Solar









Augusto Ícaro Farias da Cunha: Labirinto







Rafael Henrique Santos Rocha e Marcos Paulo José de Melo Silva: Visualizador de Malhas







Referências

E. Angel, Interactive Computer Graphics – A Top-Down Approach Using OpenGL, Fifth Edition, Addison-Wesley, 2008, ISBN-10: 0321535863, ISBN-13: 978-0321535863.

D. Shreiner, OpenGL Programming Guide, The Official Guide to Learning OpenGL, Versions 3.0 and 3.1, 7th Edition, Addison-Wesley, 2009, ISBN-10: 0321552628, ISBN-13: 978-0321552624.

GOMES, J. e VELHO, L. – Fundamentos da Computação Gráfica. Série de Computação e Matemática, 2003.